FELIZ DIA DOS PROFESSORES (AS)!...
O VENDEDOR DE NÚMEROS E LETRAS...
certa vez um vendedor diferente chegara em uma cidade desconhecida para vender números e letras.
Utilizando-se de um retângulo (quadro magnético) e um cilindro (marcador para
quadro branco), expôs tais mercadorias, que, a muitos não tinha sentido algum,
a outros o menor valor, a outroutros causavam ânsias, ódios e negligências,
permanecendo robustos de arrogância e ignorância (ausência do conhecimento).
Porém, àqueles que as apreciavam e buscavam assimilar, entender e compreender,
o porquê dessa joia rara existir e emitir infinitos brilhos e reflexos com
aspectos concretos e abstratos, científico e filosófico, conheciam seu
fundamento... pedra essa, sustentada pelos quatro pilares da sabedoria milenar:
Adição, diferença, quociente e produto, pilares esses, responsáveis pela
construção e sustentação dos universos paralelos, mundos esses que não se unem,
não se confundem e nem se compenetram, estando aqui e agora...
Explicou que, essas quatro operações são degraus dos ensinamentos com grau de
um a três (1-fundamental, 2-médio e 3-superior), e que sempre caminharão ao
lado da infância, adolescência, maturidade, velhice e ancianidade, causando a
poucos, muitos e/ou a todos os interessados, vislumbres, anseios e sucessos e,
eternos fracassos aos que desprezam tal joia algébrica numérica, cujo vislumbre
está em tudo que se vê e nos rodeia... todavia, enfim, que joia é essa?...
O vendedor era insistente e persistente e nada ou ninguém o intimidava. Quer
chovendo ou ensolarando, iluminado ou na escuridão, valorizado ou
desvalorizado, doente ou são, o vendedor sempre se fazia presente, destemido e
ávido a vender, há quem pudesse e se interessasse em possuir tal relíquia
milenar de tão raro valor e poder.
O vendedor era diferente e sempre usava a joia
para: desafiar; demonstrar; resolver; descobrir mistérios; comparar situações;
solucionar problemas de toda índole; desenvolver nova forma de pensar e
progredir; criar, inventar, modificar e transformar; formular; contextualizar;
interdisciplinar; dimensionar sistemas fotovoltaicos isolados e conectados à
rede elétrica; usar a chave secreta da sabedoria divina; pesquisar, etc. Era
incansável, concentrado, calado, comedido e resoluto em tudo que dizia, fazia e
realizava...
Certa vez, aproveitando da escuridão (ausência do conhecimento humano), abriu o
mostruário e partindo de um ponto qualquer, demonstrou o uso de algumas
ferramentas chaves compostas de números e letras, que brilhavam, para: calcular
e medir a largura de um rio qualquer; descobrir as cores dos sons e o efeito
colorimétrico; aplicar no manejo de açaí; usar no reflorestamento devastado;
demonstrar seu uso nas engenharias, economia, contabilidade...; contribuir com
o avanço das ciências e tecnologias...; servir para fraccionar o universo e o
embutir em um átomo e vice versa; estimar constelações; visualizar o Ayocosmo,
Protocosmo, Mesocosmo, Deuterocosmo, Macrocosmo, Microcosmo e Tritocosmo (os 7
raios da criação); reorganizar e equilibrar o mundo exterior com o interior;
amenizar e/ou acabar com as misérias e desestruturas sociais; calcular o efeito
dos gases de efeitos estufa (GEE) e outras ações nocivas ao meio ambiente e a
vida em geral; gerar empregos; acabar com as corrupções; acabar com os desvios
da merenda escolar; criar projetos dos mais simples ao mais complexo;
demonstrar que o ser humano em relação ao universo é apenas um grão de areia;
calcular o sagrado ofício (sacrifício) dos profissionais da educação em relação
ao desenvolvimento de uma nação; demonstrar o processo Spartacus: hoje somos 1,
amanhã seremos 1000.000..., etc. Enfim, demonstrou tantas coisas maravilhosas e
percebeu no final, que, no momento das explicações, as atenções eram desviadas;
as conversas paralelas eram intensas; os testes eram reprováveis; estavam
presentes no local, porém, suas mentes voavam em vários locais e departamentos
da natureza, sendo manipuladas por diversos eus pensadores invisíveis e difusos,
etc. Contudo, nem por isso se deu por vencido, pois, dos tantos presentes,
poucos se atribuíam das informações, levando consigo técnicas de usos adequados
das ferramentas apresentadas e demonstradas, para serem utilizadas em certos
instantes nas resoluções dos diversos problemas que a vida proporcionará como
obstáculos em dados instantes, onde, sabiamente saberão aplicar e utilizar,
para assim, transpor e superar tais dificuldades encontrando o equilíbrio do
ponto denominador comum, enquanto, que, àqueles não possuintes de tal joia do
conhecimento, o obstáculo natural ocorrente no tapete da existência (a vida)
parecerá eterno, onde, aos possuintes de tal joia, parecerá apenas como algo
amenos, apenas passageiro e compreensível...
Agradeceu aos neófitos e, antes de partir, o
vendedor falou o nome da pedra preciosa:
MATEMÁTICA.
DEUS ERA MATEMÁTICO E QUERENDO CONTRIBUIR COM A
HUMANIDADE, DEIXOU A MATEMÁTICA COMO SUA AUXILIAR... (MICASISE, TAC/2008).
Um forte abraço a todos.
Autor: SERRÃO, M. C. S. ou MICASISE/2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro cidadão é uma honra tê-lo como leitor. Agradeço a preferência e se sinta a vontade para fazer seu comentário e sugestões.
Cordialmente,
MICASISE - (SERRÃO, M. C. S.)