17 de outubro de 2021

 

FELIZ DIA DOS PROFESSORES (AS)!...


O VENDEDOR DE NÚMEROS E LETRAS...


certa vez um vendedor diferente chegara em uma cidade desconhecida para vender números e letras.





Em sua bagagem transportava relíquias valiosíssimas de ferramentas incrustadas com preciosas pedras numéricas e algébricas, mercadorias essas, raras e apreciadas por poucos.


Utilizando-se de um retângulo (quadro magnético) e um cilindro (marcador para quadro branco), expôs tais mercadorias, que, a muitos não tinha sentido algum, a outros o menor valor, a outroutros causavam ânsias, ódios e negligências, permanecendo robustos de arrogância e ignorância (ausência do conhecimento). Porém, àqueles que as apreciavam e buscavam assimilar, entender e compreender, o porquê dessa joia rara existir e emitir infinitos brilhos e reflexos com aspectos concretos e abstratos, científico e filosófico, conheciam seu fundamento... pedra essa, sustentada pelos quatro pilares da sabedoria milenar: Adição, diferença, quociente e produto, pilares esses, responsáveis pela construção e sustentação dos universos paralelos, mundos esses que não se unem, não se confundem e nem se compenetram, estando aqui e agora...


Explicou que, essas quatro operações são degraus dos ensinamentos com grau de um a três (1-fundamental, 2-médio e 3-superior), e que sempre caminharão ao lado da infância, adolescência, maturidade, velhice e ancianidade, causando a poucos, muitos e/ou a todos os interessados, vislumbres, anseios e sucessos e, eternos fracassos aos que desprezam tal joia algébrica numérica, cujo vislumbre está em tudo que se vê e nos rodeia... todavia, enfim, que joia é essa?...


O vendedor era insistente e persistente e nada ou ninguém o intimidava. Quer chovendo ou ensolarando, iluminado ou na escuridão, valorizado ou desvalorizado, doente ou são, o vendedor sempre se fazia presente, destemido e ávido a vender, há quem pudesse e se interessasse em possuir tal relíquia milenar de tão raro valor e poder.

 

O vendedor era diferente e sempre usava a joia para: desafiar; demonstrar; resolver; descobrir mistérios; comparar situações; solucionar problemas de toda índole; desenvolver nova forma de pensar e progredir; criar, inventar, modificar e transformar; formular; contextualizar; interdisciplinar; dimensionar sistemas fotovoltaicos isolados e conectados à rede elétrica; usar a chave secreta da sabedoria divina; pesquisar, etc. Era incansável, concentrado, calado, comedido e resoluto em tudo que dizia, fazia e realizava...



Certa vez, aproveitando da escuridão (ausência do conhecimento humano), abriu o mostruário e partindo de um ponto qualquer, demonstrou o uso de algumas ferramentas chaves compostas de números e letras, que brilhavam, para: calcular e medir a largura de um rio qualquer; descobrir as cores dos sons e o efeito colorimétrico; aplicar no manejo de açaí; usar no reflorestamento devastado; demonstrar seu uso nas engenharias, economia, contabilidade...; contribuir com o avanço das ciências e tecnologias...; servir para fraccionar o universo e o embutir em um átomo e vice versa; estimar constelações; visualizar o Ayocosmo, Protocosmo, Mesocosmo, Deuterocosmo, Macrocosmo, Microcosmo e Tritocosmo (os 7 raios da criação); reorganizar e equilibrar o mundo exterior com o interior; amenizar e/ou acabar com as misérias e desestruturas sociais; calcular o efeito dos gases de efeitos estufa (GEE) e outras ações nocivas ao meio ambiente e a vida em geral; gerar empregos; acabar com as corrupções; acabar com os desvios da merenda escolar; criar projetos dos mais simples ao mais complexo; demonstrar que o ser humano em relação ao universo é apenas um grão de areia; calcular o sagrado ofício (sacrifício) dos profissionais da educação em relação ao desenvolvimento de uma nação; demonstrar o processo Spartacus: hoje somos 1, amanhã seremos 1000.000..., etc. Enfim, demonstrou tantas coisas maravilhosas e percebeu no final, que, no momento das explicações, as atenções eram desviadas; as conversas paralelas eram intensas; os testes eram reprováveis; estavam presentes no local, porém, suas mentes voavam em vários locais e departamentos da natureza, sendo manipuladas por diversos eus pensadores invisíveis e difusos, etc. Contudo, nem por isso se deu por vencido, pois, dos tantos presentes, poucos se atribuíam das informações, levando consigo técnicas de usos adequados das ferramentas apresentadas e demonstradas, para serem utilizadas em certos instantes nas resoluções dos diversos problemas que a vida proporcionará como obstáculos em dados instantes, onde, sabiamente saberão aplicar e utilizar, para assim, transpor e superar tais dificuldades encontrando o equilíbrio do ponto denominador comum, enquanto, que, àqueles não possuintes de tal joia do conhecimento, o obstáculo natural ocorrente no tapete da existência (a vida) parecerá eterno, onde, aos possuintes de tal joia, parecerá apenas como algo amenos, apenas passageiro e compreensível...


 


Agradeceu aos neófitos e, antes de partir, o vendedor falou o nome da pedra preciosa:

 

MATEMÁTICA.


 


DEUS ERA MATEMÁTICO E QUERENDO CONTRIBUIR COM A HUMANIDADE, DEIXOU A MATEMÁTICA COMO SUA AUXILIAR... (MICASISE, TAC/2008).

 

Um forte abraço a todos.

 

Autor: SERRÃO, M. C. S. ou MICASISE/2019.

 

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