5 de fevereiro de 2014

UTILIZANDO O MÉTODO DE

 SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS PARA

 CALCULAR A LARGURA 

DESCONHECIDA DE UM RIO QUALQUER.



PROBLEMA CONTEXTUALIZADO

MICASISE foi vender aula de Matemática na EMEF Jarbas Passarinho, no Porto Capinal, Município de Melgaço, Estado do Pará e, por ser nadador exímio resolvera atravessar o rio Tajapuru Grande, mas, antes disso, gostaria de saber qual a largura desse rio. Para calcular a distância da largura do rio, utilizara os seguintes procedimentos metodológicos: 04 unidades de pregos, um martelo, uma trena de 50m e um carretel com 100m de linha de nylon. Parou e se pôs a observar o outro lado da margem do rio. Após instantes, notara do outro lado o tronco de uma árvore alta que a utilizara como ponto de referência para o cálculo a ser realizado, chamando o mesmo de P. Do ponto avistado, traçara uma linha imaginária reta vertical, onde, após 2 m de distância do lado da margem em que se encontrava, pregara o primeiro prego, chamando o mesmo, de ponto A. Amarrara a linha de nylon em A e a esticara em linha horizontal até a distância de 5,4m, amarrando-a no 2º prego fincado, que fora chamado de B. Na mesma direção e sentido, continuara esticando a linha e amarrara a 2,7m, onde martelara o 3º prego, chamando de C. Observação: estando em B e observando P, traçara uma linha imaginária diagonal que iniciara em P, passara por B seguindo até o ponto de extremidade de C, sendo pregado o 4º prego, chamado de ponto D, e neste, amarrado a linha de nylon, contendo 4m de distância entre o 3º e 4º prego, ou seja, entre C e D. Com essas medidas criadas, formaram-se os triângulos semelhantes PAB = DCB, que, apesar de estarem invertidos e terem tamanhos diferentes, são semelhantes.

CÁLCULO:


CALCULANDO O VALOR DE X:


Com base na figura acima, temos que:

x / 4 = 5,4 / 2,7 = 4(5,4) / 2,7 = 21,6 / 2,7 = 8
x – d = 8m – 2m = 6m

Ampliando o valor da escala pela inversa, obtemos, 6m(100) = 600m.

SOLUÇÃO:

Portanto, a largura do rio é de 600m.


 EFETIVANDO O DESMEMBRAMENTO
DA FÓRMULA DO TEOREMA DE PITÁGORAS (a2 = b2 + c2):

d2 = x2 + z2 d = (x2 + z2)1/2
x2 = d2 - z2   x = (d2 - z2)1/2 
z2 = d2 - x2   z = (d2 - x2)1/2 


CALCULANDO O VALOR DE Y OU DIAGONAL (d):

Y = d d² = x² + z² d = (x² + z² )1/2 d = (6002 + 5402)1/2 = (360.000 + 291.600)1/2 = (651.600)1/2 d = 807.2174428 d = 807,217


TESTANDO FÓRMULAS DESMEMBRADAS

x2 = d2 – z2 x2 = (807,217)2 - 5402 = 651.5992851 - 291,600 x = (d2 - z2)1/2  =
= (359.999,285,1)1/2 x Ξ 599,9994042 x = 600

z2 = d2 – x2   z = (d2 - x2)1/2 =  z2 = (807,217)2 - 6002 = 651.5992851 - 360.000 = 291,5992851 z = (d2 - x2)1/2 = (291,5992851)1/2  z Ξ 539,999338 z = 540
C.Q.D.


NOTA 01 DO AUTOR:

A medição da largura fora realizada pelo GPS 
da Polícia Federal na localidade informada, e utilizada em forma de problema contextualizado pelo autor, calculado e solucionado pelo mesmo.

NOTA 02 DO AUTOR:

Havia uma suspeita sobre o uso da fórmula, onde aleatoriamente eram impostos valores para os pontos AB, BC e CD e, no entanto, não se chegava ao valor real da largura exata do Rio Tajapuru Grande na localidade do Porto Capinal, valor já sabido, conforme nota 01 do autor, acima. Informa o Professor Miguel Cassiano, que vários valores diferentes aleatórios foram utilizados pelo mesmo, porém sem êxitos, pois o que se pretendia era encontrar o valor exato da largura do rio, e não outro qualquer. Após vários dias de tentativas e análises frustradas, fora no dia 05/02/2014 que, utilizando régua de 50 cm e lapiseira 09, riscara-se em uma lajota quadrada, fazendo-se o desenho dos dois triângulos semelhantes com os mesmíssimos valores conservados, pois se constatara o resultado esperado e a eficiência da fórmula, bastando-se depois multiplicar por 100 os valores de cada medida, ou apenas o valor final, haja vista ter sido utilizada a escala de divisão por 100, e sua inversa ser a multiplicação. Portanto, ficara constatado através da observação que, para se obter um resultado fiel e exato, deve-se sempre realizar a medição no local do rio que se queira saber a largura desconhecida, através do cálculo por semelhança de triângulos, pois, se utilizada medidas aleatórias, os resultados serão exatos, mas, apenas em conformidade com os valores das medidas adotadas aleatoriamente, e não, de acordo com as medidas reais retiradas na localidade do rio. Por isso é importante saber que, para se obter a medida exata da largura real de um rio qualquer, é necessário também que se façam as medições corretas e com todos os rigores de detalhes e precisão, ao contrário, se obterá uma medida com resultado diferente, e não exatamente a que se propunha a encontrar matematicamente. 
Esse resultado veio a contribuir com o professor e com o ensino e aprendizado dos alunos da educação rural de Melgaço, onde na prática poderão realizar a medição e descobrir a largura de um rio qualquer, sem ter necessidade de atravessa-lo.

Autor: SERRÃO, M. C. S. - MICASISE