13 de agosto de 2010

PROFESSOR DEMONSTRA AS CORES DOS SONS


Entrevista exclusiva com MICASISE, por Gabriela N. Costa.



Professor pesquisador, Miguel Cassiano da Silva Serrão, explica que, após iniciar e concluir a fase II da pesquisa experimental e for construído tal equipamento digital com tecnologia avançada: “toda vez que tocar uma música qualquer, cada nota musical terá uma cor diferente correspondente à freqüência do som com a da luz e seu respectivo comprimento de onda”. Ele demonstrou através da pesquisa experimental na fase I utilizando equipamentos analógicos, as cores dos sons via RGB e o efeito colorimétrico, a fim de fazer aplicação  dos resultados  iniciais, na fase II à concretizar e, em todos os instrumentos musicais. Na prática, a pesquisa poderia apresentar uma inovação tecnológica no mundo da música: apresentaria o colorido do som e as cores das músicas, entre outras aplicações tecnológicas para a acessibilidade que o autor da pesquisa vislumbra.

Para demonstrar visualmente as cores dos sons  via RGB, o professor MICASISE acoplou três fontes de alimentação, três geradores de função, três osciloscópios e um teclado musical a um circuito conjugado usando o CI PLL 567 (detetor de tom) para gerar a frequência do som das notas F#, A# e C#, relativas às três cores primárias da luz (vermelho, verde e azul - RGB), partindo do princípio da colorimetria. O objetivo principal do projeto era demonstrar todas as cores das notas musicais existentes em um teclado musical. Contudo, segundo o professor pesquisador, esse objetivo ainda não foi alcançado em sua plenitude, em virtude da ausência de equipamentos sofisticados para o Século XXI e apoio técnico especializado no laboratório onde desenvolveu a pesquisa inicial.

As notas (Fa sustenido (F#), La sustenido (A#) e Dó sustenido) (C#)) foram escolhidas para o experimento, por não haver um circuito específico de alta seletividade que rejeitasse as altas e baixas freqüências, impedindo que o led ou lâmpada acendesse apenas nas freqüências do som e nas cores desejadas. Cassiano fez a correspondência do espectro visível da luz com a freqüência do som, com base na tabela publicada no artigo de Luiz Netto: “Ouvindo as cores, visualizando os sons”. O professor propôs uma abordagem prática, para o método figurativo citado em tal artigo e ampliou os cálculos das 41 oitavas que distanciam a nota dó médio do piano, em relação a uma das cores do espectro visível, até encontrar a primeira oitava. Além  disso, que: na fase II dessa pesquisa amplificará as cores limitadas do espectro visível (as sete cores do arco-íris), para as infinitas betas de cores ocasionadas pelo processo de colorimetria, sistema esse utilizado nos tubos de raios catódicos (TRC) em aparelhos de televisores policromáticos, onde através das  combinações das três cores primárias da luz (RGB), consegue-se as demais variações que são vistas quando assistimos a um filme colorido na televisão.

O estudo configurou como monografia do Curso de graduação em Licenciatura Plena em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), antigo Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará – CEFET-PA e demorou mais de dois anos para a conclusão da 1ª fase, iniciada em 2006. Na segunda fase ou fase II, pretende alcançar o objetivo inicial pretendido: realizar as cores dos sons e os sons das cores, em mestrado que aguarda oportunidade para ingresso, ou em doutorado.

Contato: Miguel Cassiano, e-mail: micasisemat@yahoo.com.br, blog: http://micasisegeneral.blogspot.com/

Contribuição textual e entrevista de: Gabriela N. Costa

Por: MICASISE - SERRÃO, M. C. S.