10 de novembro de 2024

 

CHAPA 2 – RENOVAÇÃO PELA BASE


A Chapa 2 – Renovação pela Base apresenta um grupo de candidatos professores altamente formados e capacitados, habilidosos e competentes, que se posicionaram como oposição dentro do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (SINTEPP). Eles defendem a renovação das lideranças sindicais, buscando romper com o que consideram uma "rotatividade estática" nas coordenações atuais, onde os mesmos grupos mantêm um ciclo vicioso de controle há muito tempo (quase 30 anos), rotando entre si. O objetivo principal da chapa é promover uma gestão sindical mais inclusiva, transparente e comprometida com os direitos dos trabalhadores da educação, tanto ativos quanto aposentados.

Entre os Pontos Principais Defendidos pela Chapa 2 estão:

  1. Igualdade de Direitos e Respeito ao Estatuto do SINTEPP Unificado. A Chapa 2 promete defender os direitos dos afiliados ao SINTEPP e promover o cumprimento das leis e do Estatuto do Sindicato de forma equitativa e justa. Para MICASISE, a igualdade de direitos e o respeito às normas internas são fundamentais para fortalecer a coesão e a confiança entre os membros do sindicato.

2.    Valorização e Defesa dos Profissionais da Educação. Buscam dialogar, e, denunciar e enfrentar os assédios e abusos do governo e gestores para garantir direitos adquiridos e benefícios para valorizar os profissionais da educação, sejam eles contratados ou concursados e/ou aposentados, exigindo-se aos gestores que os pagamentos estejam em dia e que mantenham condições adequadas para o exercício da profissão. Destaca MICASISE sobre a importância do diálogo e de ações legais para a melhoria das condições de trabalho, pagamento do salário em dia (efetivado, o mais tardar no último dia 5º dia útil do mês subsequente ao vencido - Art. 459/CLT), benefícios e valorização dos educadores.

Democracia nas Eleições do Sintepp.

A proposta de democracia nas eleições do SINTEPP, conforme sugerida pela Chapa 2 – Renovação pela Base, destaca a importância da igualdade de condições para todas as chapas e candidatos, buscando garantir que os afiliados possam conhecer e avaliar as propostas de forma justa e transparente. No contexto sindical, um processo eleitoral democrático requer que todos os concorrentes tenham acesso equitativo aos meios de comunicação interna do sindicato e oportunidades iguais de apresentar suas ideias, projetos e críticas à gestão atual.

Para isso, a Chapa 2 sugere que um sindicato verdadeiramente democrático deveria buscar uma liminar judicial exclusiva que permita que professores membros de chapas concorrentes tenham redução temporária em suas cargas de trabalho durante o período eleitoral. Essa medida permitiria a realização de uma campanha mais ampla e engajada, viabilizando o exercício do direito à participação democrática sem que o trabalho regular prejudique o alcance e a efetividade da campanha.

A proposta visa:

1.  Aumentar a transparência ao promover debates e apresentação de planos de ação, permitindo que os eleitores façam escolhas informadas.

  1. Estimular a participação ativa de todos os membros das chapas, ao garantir que tenham tempo e recursos para suas campanhas, alinhando com a defesa dos direitos de seus afiliados.
  2. Fortalecer o papel do sindicato como espaço democrático de representação e melhoria contínua, assegurando uma estrutura que realmente represente e responda às necessidades dos trabalhadores.

A inclusão de regras e mecanismos para assegurar a igualdade entre as chapas e uma campanha ampla é fundamental para que o SINTEPP avance na direção de um processo eleitoral realmente justo e inclusivo, promovendo a pluralidade e o fortalecimento da representatividade.

 

Uso e Aplicação da Democracia no Sintepp.

A democracia é um sistema de governo em que o poder é exercido pelo povo (afiliados), diretamente ou por meio de representantes eleitos (Coordenadores do SINTEPP). Na democracia, os cidadãos (afiliados) têm o direito de participar das decisões políticas, seja por meio do voto em eleições livres e justas, seja por meio de outros mecanismos de participação pública. A essência da democracia é garantir que todos tenham voz e influência nas questões que afetam a sociedade.

Finalidade da Democracia

A democracia busca garantir a liberdade e os direitos fundamentais dos cidadãos (afiliados), incluindo a liberdade de expressão, de associação (sindicatos) e de participação política (eleição sindical). Alguns dos principais objetivos e finalidades da democracia são:

  1. Representação e Inclusão: Permitir que os interesses e as opiniões de toda a população (afiliados) sejam representados no governo (SINTEPP), promovendo a inclusão (direitos iguais) e garantindo que as decisões governamentais reflitam a vontade da maioria (assembleia geral e/ou processo eleitoral).
  2. Proteção dos Direitos Humanos: Estabelecer e proteger os direitos individuais e coletivos dos cidadãos, assegurando que todos tenham igualdade perante a lei e acesso a direitos fundamentais.
  3. Responsabilização e Transparência: A democracia facilita a responsabilização dos governantes, que precisam prestar contas aos eleitores (eleições justas e limpas). A transparência nas decisões públicas é fundamental para a integridade do sistema (ética).
  4. Promoção da Paz e da Justiça Social: Democracias estáveis tendem a promover a paz interna e a justiça social, reduzindo a desigualdade e garantindo que recursos e oportunidades sejam distribuídos de maneira mais equitativa (direitos iguais).
  5. Desenvolvimento e Progresso: A democracia contribui para o desenvolvimento social e econômico, promovendo políticas que refletem o bem-estar da população e respeitando as demandas por progresso e qualidade de vida (gestão transparente).

A democracia é, em última análise, uma ferramenta para assegurar a autonomia dos cidadãos (a livre escolha consensual) e promover uma sociedade justa e equilibrada, em que todos têm o direito de participar e de ser ouvidos (campanha equitativa).

 

A proposta da Chapa 2 – Renovação pela Base para a Reestruturação e Organização das Bases, foca em atender as necessidades dos profissionais da educação que trabalham em regiões remotas e interioranas do Pará, onde, segundo relatos dos afiliados locais, há carências e dificuldades específicas. Entre os problemas destacados estão:

 

1.    Atraso no Pagamento de Salários: Trabalhadores de áreas interioranas frequentemente enfrentam atrasos, que impactam diretamente seu sustento e planejamento financeiro.

2.    Práticas de Coação e Abusos Trabalhistas: Membros relataram coações e desrespeito às condições de trabalho, incluindo práticas autoritárias e abusivas.

3.    Descumprimento do Piso do Magistério e Quebra de Contratos Arbitrário: Salários abaixo do piso legal e a quebra de contratos sem justificativas adequadas são questões que, segundo a Chapa 2, precisam de uma presença sindical mais ativa e mecanismos de fiscalização.

4.    Dificuldade para Aposentadoria: Muitos profissionais encontram barreiras para acessar seus direitos de aposentadoria, em razão de ações de apropriações indébitas previdenciárias (Art.168-A CP) e por processos burocráticos lentos e falta de apoio institucional adequado.

 

A chapa defende que uma gestão sindical mais atuante e comprometida nessas regiões pode reduzir essas desigualdades, assegurando que os profissionais do interior tenham o mesmo acesso a apoio e a uma representação sindical efetiva. A implementação de mecanismos de fiscalização mais fortes visa garantir que os abusos sejam investigados e tratados, promovendo uma cultura de transparência e justiça. Além disso, a proposta busca criar uma rede de diálogo constante entre a base e a liderança sindical, permitindo que as demandas dos trabalhadores sejam rapidamente atendidas.

 

A inclusão e justiça no movimento sindical, reforçadas por esse compromisso de apoio às regiões afastadas, é essencial para combater as adversidades enfrentadas pelos profissionais da educação no interior do Pará. Segundo o representante da chapa, MICASISE, essa estratégia não apenas fortalece o sindicato, mas também é um dever moral e ético em prol dos direitos e da dignidade dos trabalhadores.

Perfil Político da Chapa 2 – Renovação pela Base:

  • Campo de Oposição: Compomos o campo de oposição da direção majoritária do SINTEPP estadual.
  • Posicionamento Governamental: Somos oposição ao governo Helder e seu secretário de educação Rossieli.
  • Autonomia e Democracia: Defendemos um sindicato independente, democrático, com participação da base, total independência de qualquer governo ou partido, conforme prescrito no Estatuto do SINTEPP.
  • Transparência e Combate ao Nepotismo: Defendemos a transparência com os recursos da entidade, somos contra o nepotismo no SINTEPP e promovemos maior rotatividade entre seus membros para evitar a perpetuação de um único grupo na direção.
  • Politização do Debate Sindical: Queremos, nessa eleição, politizar o debate diante de uma situação política para os direitos conquistados com muita luta difícil.
  • Combate aos Projetos Privatistas: Lutamos contra os projetos privatistas na educação brasileira, contra a BNCC e o Novo Ensino Médio (NEM), além da política de mercantilização imposta por diversos governos em nosso país.
  • Investimento em Educação: Lutamos pela aplicação dos 10% do PIB para educação e exigimos que os recursos públicos sejam investidos na educação pública e não no pagamento da dívida pública, que só faz enriquecer bancários e especuladores.

· Manutenção e Conservação dos Bens e Patrimônios do SINTEPP:
A Chapa 2 destaca a importância de uma gestão responsável e transparente do patrimônio do SINTEPP. A manutenção e conservação dos bens sindicais, como edifícios e equipamentos, é fundamental para garantir a sustentabilidade financeira e esclarece que, os bens do SINTEPP são coletivos e devem ser geridos com responsabilidade para os beneficiários: todos os afiliados.

Críticas à Gestão Atual Governamental e Atuação do SINTEPP.

A Chapa 2 – Renovação pela Base, faz crítica a atual gestão governamental, especialmente em relação à administração das verbas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) no estado do Pará. Durante o governo de Helder Barbalho, as escolas estaduais inadimplentes com suas prestações de contas, perderam mais de R$ 122 milhões em repasses do PDDE, um programa federal essencial para a manutenção e melhorias nas instituições de ensino. Esse recurso poderia ser fundamental para enfrentar os desafios diários das escolas públicas, mas sua perda impacta diretamente na qualidade do ambiente escolar e nas condições de trabalho dos profissionais da educação.

 

Além disso, a Chapa 2 questiona a falta de ações efetivas e relevantes da direção do SINTEPP, que se mantém no controle há mais de duas décadas, para proteger os interesses da categoria frente a esses problemas de gestão. O longo tempo de permanência das mesmas lideranças, segundo a Chapa 2, gera um ciclo de inércia e falta de inovação, limitando a capacidade do sindicato de agir de forma proativa e eficaz contra problemas como a perda de recursos do PDDE.

Pontos de Crítica e Questionamento

1.    Falta de Ação Frente à Perda de Recursos Federais: A perda de R$ 122 milhões do PDDE por falta de prestação de contas é um prejuízo significativo para a educação estadual. A Chapa 2 questiona o que foi feito pela atual liderança do SINTEPP para cobrar do governo medidas que evitem essa inadimplência e, assim, garantam esses recursos para as escolas.

2.    Estagnação das Lideranças Sindicais: Com décadas de domínio de uma mesma liderança, a Chapa 2 argumenta que há um desgaste e uma acomodação que prejudicam a capacidade do sindicato de defesa de maneira eficaz os interesses dos trabalhadores da educação. Esse controle prolongado teria levado a uma "rotatividade estática", em que as mesmas pessoas ou grupos se alternassem no poder, sem oferecer soluções novas ou eficientes para os problemas enfrentados pela categoria.

3.    Insuficiência de Ações Efetivas em Defesa da Categoria: A Chapa 2 aponta que a direção atual do SINTEPP tem falhado em tomar medidas concretas e específicas para defender a categoria em questões como atrasos salariais, falta de infraestrutura adequada nas escolas, e a própria perda de repasses federais. Para eles, a falta de renovação da liderança contribui para a insuficiência de ações efetivas em favor dos trabalhadores da educação.

Conclusão

A crítica da Chapa 2 reflete uma demanda por mudanças profundas tanto na gestão governamental quanto na atuação do SINTEPP. Ao questionar a eficácia das lideranças sindicais e a responsabilidade do governo estadual, a Chapa 2 reforça a importância de uma renovação que traga uma gestão mais proativa e combativa, disposta a cobrar das autoridades e a lutar por melhores condições de trabalho para os profissionais da educação.

A democracia é um sistema de governo em que o poder é exercido pelo povo, diretamente ou por meio de representantes eleitos. Na democracia, os cidadãos têm o direito de participar das decisões políticas, seja por meio do voto em eleições livres e justas, seja por meio de outros mecanismos de participação pública. A essência da democracia é garantir que todos tenham voz e influência nas questões que afetam a sociedade.

Convocação para Votação:

Renovar pela Base é quebrar o ciclo vicioso e estático de coordenações rotativas, utilizando os direitos de todos os afiliados! Lutamos pelos direitos e deveres dos trabalhadores ativos e aposentados da educação, pelo direito de se aposentar em prazos hábeis legais, e exigimos que o Conselho de Ética cumpra seus compromissos com ações rápidas e eficazes.

Portanto, nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2024, para que haja mudança, vote na Chapa 2 – Renovação pela Base

Considerações Finais:

A Chapa 2 – Renovação pela Base busca transformar o SINTEPP em um sindicato mais combativo, coeso e alinhado com as necessidades reais dos trabalhadores da educação no Pará. Com uma gestão inclusiva, transparente e ética, a chapa pretende fortalecer as bases do sindicato, promover a igualdade de direitos e defender os profissionais da educação de maneira eficaz. Contamos com seu voto: Chapa 2 Renovação pela Base

 Por: MICASISE