2 de abril de 2020




RESGATE DA PERFEIÇÃO ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

A máquina mecânica motor de popa Yamaha 15hp-2t, apresentava os seguintes sintomas orgânicos: 
má circulação (funciona, acelera e desliga e/ou anda tossindo (falhando) e depois desliga); 
ataque Cardíaco (funciona e quando acelera, desliga) e
coma (sem funcionamento).
[...]
MANUTENÇÃO REALIZADA NOS CASOS DE:
1-  Ataque cardíaco (carburador mecânico comparado ao coração humano)
Defeito: funciona e quando acelera desliga.
Diagnóstico: bomba de combustível com ar comprimido; impurezas no combustível; agulha da baixa com sujeira; canaletas internas de passagem de ar do carburador entupida com sujeira; etc.;
Ordem de serviço: realizado limpeza completa do carburador desobstruindo com pressão de ar as canaletas de passagem de combustíveis; limpeza de todas agulhas do carburador, principalmente a de baixa; limpeza realizada nos reparos da bomba de combustível.

2-  Má circulação (bomba de gasolina comparada ao processo de Sístole e Diástole coronário)

Defeito: funciona, acelera e desliga e/ou anda falhando (tossindo) e depois desliga.
Diagnóstico: Bomba de combustível obstruída, impurezas no combustível, sujeira no carburador.
Ordem de serviço: realizada limpeza completa do carburador, verificado e lavado os reparos da bomba de gasolina.
3-  Coma (sem funcionamento algum)
Defeito: dificuldade para funcionar e/ou quando funciona não desenvolve velocidade e para instantaneamente).

Diagnóstico: vela suja, junta da colaça do cabeçote estourada (danificada), mola de ignição irregular, sujeira no carburador, cabo da bobina de vela quebrado; junta do cabeçote do motor estourada (danificada pelo excesso de calor) pela má circulação de água no interior do motor.
Ordem de serviço: Realizada a substituição da junta da colaça (cabeçote), limpeza das velas, substituição da mola de ignição danificada, substituição da bobina de alta tensão da vela, realizada limpeza completa do carburador, incluindo os reparos da bomba de gasolina, e assim sucessivamente...

Breve histórico deste motor:

Depois deste resgate, aconteceu o afundamento nº 42, onde o mesmo, permaneceu por mais de 30 dias embaixo da água do rio, no porto, sendo necessário realizar manutenção geral completa, interna e externa. Foram muitas peças substituídas e recuperadas, depois de 07 dias intensos de trabalho por três mecânicos, a máquina voltou a se restabelecer e agora está em perfeito estado de funcionamento normal.

Defeito: Sem funcionar nada.

Diagnóstico: Muita lama e oxidação. Requer limpeza e manutenção geral externa e interna.  

Ordem de Serviço:  

realizar limpeza geral externa e desmontar o motor por completo e realizar substituições das peças avariadas em geral e fazer funcionar o motor normalmente.


Reparos, Manutenções e substituições das peças avariadas:













Manutenção externa foi realizada: MICASISE realizara limpeza geral do carburador, filtro de combustível; Substituição das bobinas das velas de ignição, bobina de alta tensão, duas velas originais, CDI, mola de partida, cordão puxador; desoxidação do volante e, após montagem, nada de funcionar, porque tinha muita lama dentro do motor.

Decisão e solução: levar de reboque no dia seguinte para oficina de motor de popa em outra cidade, para abrir o motor e realizar manutenção completa internamente e substituir as peças avariadas. 

Partindo da cidade de Melgaço para cidade de Portel na ilha marajoara no estado do Pará.


 Porto da oficina em Portel.
 Realização da manutenção geral...














Ordem de Serviço: Substituição dos 3 rolamentos da árvore da manivela, Biela, pistão, Junta da colaça do cabeçote, jato de ar nas canaletas de ar-combustível internas do carburador e etc.

CONCLUSÃO

Portanto, os resgates foram realizados com sucesso e, após reparos e manutenções, a voadeira está com em seu pleno estado de funcionamento normal, como avistamos no vídeo.