PROJETO
FEIRA DAS CIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES
AUTOR:
AUTOR:
MIGUEL CASSIANO DA SILVA SERRÃO
MELGAÇO/PARÁ
2018.
1. Justificativa
Realizar a FEIRA DAS
CIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES, é muito importante para o desenvolvimento da
educação, escola, professores, alunos e da comunidade participante. Nesses
momentos interativos das disciplinas, onde todos os alunos participam
juntamente com seus familiares e amigos, verificando na prática a aplicação de
todas as disciplinas em um só tempo e lugar, torna algo maravilhoso, pois, são
avistados vários assuntos estudados e a estudar, facilitando, o entendimento da
matéria e do mundo envolvido por esses. Quando as ciências se encontram,
realizam proezas de cortesias, que fazem reflexionar sobre o que é ensinar,
estudar e aprender.
“É na escola que o conhecimento é produzido e sistematizado pela humanidade, apresentando-se de forma organizada nas diversas áreas do conhecimento, como afirma Rubem Alves: A educação é sempre uma aventura coletiva de partilha: de afetos e sensibilidades, de conhecimentos e saberes, de expectativas e experiências, de atitudes e valores, de sentido de vida (RUBENS ALVES)”. E reza os incisos I, II, II e IV do Art. 32 da Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (LDBEN), que:
“É na escola que o conhecimento é produzido e sistematizado pela humanidade, apresentando-se de forma organizada nas diversas áreas do conhecimento, como afirma Rubem Alves: A educação é sempre uma aventura coletiva de partilha: de afetos e sensibilidades, de conhecimentos e saberes, de expectativas e experiências, de atitudes e valores, de sentido de vida (RUBENS ALVES)”. E reza os incisos I, II, II e IV do Art. 32 da Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (LDBEN), que:
O ensino fundamental obrigatório
[...], terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios
básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia,
das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; o
desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de
conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores, e; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de
solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
No processo de
ensino e aprendizagem, professores e alunos harmoniosamente convivem no lar da
educação, demonstrando capacidades, habilidades e competências no ensinar e
aprender, e no aprender a ensinar. Nesse ínterim de tempo, um aprende com o
outro, onde tudo é relativo. O objetivo principal deste, é a realização da FEIRA
DAS CIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES, tendo por meta a alcançar, a participação de todos
os professores das disciplinas, dedicação e envolvimento completo durante os
momentos de apresentar o discorrer dos variados tipos de conhecimentos, citados
nos objetivos gerais e específicos e, em consonância com as metodologias a
serem aplicadas, fornecendo orientações com momentos
interessantes de novas visões e
descobertas aos alunos e participantes. Portanto, esses eventos acontecerão na
ocasião da realização da I OFICINA DAS CIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES, que acontecerá no período de 24,
25 e 26 de maio do ano de 2018 na Escola Municipal de Educação Fundamental:
FRANCISCO VIANA DE ARAÚJO, localizada no Rio Tajapuruzinho, Comunidade Nova Jerusalém,
município de Melgaço, Estado do Pará.
2.
Referencial Teórico
A
metodologia de projetos vem sendo apontada, já há algum tempo, como instrumento
para a melhoria do processo educativo promovendo a aprendizagem significativa
contraponto à aprendizagem tradicional, teórica e descontextualizada.
Os projetos configuram-se como uma
possibilidade para a construção de conhecimento, por envolverem diversas ações
e áreas do saber. Além disso, propicia condições de se incorporar a dimensão
afetiva na formação dos alunos.
Segundo Nogueira os projetos são fontes de
investigação e criação, que passam por pesquisas, aprofundamento, análise e
criação de novas hipóteses, colocando as diferentes potencialidades e
limitações dos componentes do grupo. Na busca para obter mais informações,
materiais, detalhamentos, etc., os alunos acabam encontrando estímulos para o
desenvolvimento das suas competências.
A primeira versão dos projetos se apoiou
no fato de partir de uma situação problemática, levar adiante um processo de
aprendizagem vinculado ao mundo exterior à escola, e oferecer uma alternativa à
fragmentação das matérias.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCN) a metodologia de projetos surge como alternativa para a elaboração de uma
proposta curricular enfatizando a contextualização dos conteúdos, a interação
entre as áreas do conhecimento e a participação ativa dos professores no
desenvolvimento da metodologia de ensino. Tanto para o ensino de Ciências, no
fundamental, quanto das disciplinas da área de Ciências da Natureza, Matemática
e suas tecnologias o objetivo é desenvolver habilidades básicas e competências
específicas que capacitem os alunos a enfrentar as transformações próprias do
seu tempo, apresentando uma postura crítica perante a ciência, a sociedade e
suas próprias vidas. As recomendações feitas nos PCN têm incentivado a
elaboração e implementação de projetos didáticos em escolas brasileiras. Por
meio do trabalho com projetos, é possível desenvolver competências, propor
tarefas complexas e desafios que estimulem os alunos a mobilizar seus
conhecimentos e completá-los.
O trabalho com projetos implica em ensino
globalizado. Não se pensa em disciplinas isoladas, mas em um problema real a
ser solucionado, no qual as relações entre conteúdos e áreas de conhecimento
serão utilizadas para resolver problemas apresentados pelo processo de
aprendizagem. Em busca da solução do problema o aluno irá atrás de informações
teóricas, de cálculos, desenvolverá o registro e expressão escrita, organizará
etapas a serem programadas e cumpridas e dessa forma promoverá a aprendizagem.
Hernández e Ventura, apresentam como
aspectos mais relevantes nos Projetos de Trabalho a escolha do tema a partir
das experiências anteriores dos alunos; a atividade do professor especificando
o fio condutor que fará com que o projeto ultrapasse a aquisição de informações
e se torne instrumento para a construção de novos conhecimentos; a atividade
dos alunos com a busca de informações, tratamento dessas informações, síntese e
novos questionamentos; a busca das fontes de informação onde o educador
assumirá o papel de facilitador desse processo transformando as referências
informativas em materiais de aprendizagem, com uma intenção crítica e
reflexiva, mas favorecendo a autonomia dos alunos.
A concretização da I FEIRA DAS CIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES necessitará da elaboração de projetos específicos por cada convidado e professor participante de forma interdisciplinar, que envolvem uma série de providências e atitudes antecipadamente programadas, como qualquer outra atividade de ensino-aprendizagem envolvendo criatividade, investigação, demonstração, orientação e realização. Além disso, envolverá todos os setores da comunidade escolar e convidados, incluindo a participação ativa interdisciplinar dos docentes desta escola. Nesse contexto, a I Feira das Ciências Interdisciplinares, constituir-se-á em palco para um trabalho baseado no ensino por projetos interdisciplinares repletas de demonstrações inovadoras.
A concretização da I FEIRA DAS CIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES necessitará da elaboração de projetos específicos por cada convidado e professor participante de forma interdisciplinar, que envolvem uma série de providências e atitudes antecipadamente programadas, como qualquer outra atividade de ensino-aprendizagem envolvendo criatividade, investigação, demonstração, orientação e realização. Além disso, envolverá todos os setores da comunidade escolar e convidados, incluindo a participação ativa interdisciplinar dos docentes desta escola. Nesse contexto, a I Feira das Ciências Interdisciplinares, constituir-se-á em palco para um trabalho baseado no ensino por projetos interdisciplinares repletas de demonstrações inovadoras.
Essa
será a 1ª Feira das Ciências Interdisciplinares, que acontecerá na Escola Francisco Viana de Araújo, localizada no Rio Tajapuruzinho, município de
Melgaço, estado do Pará, durante os três dias do mês de maio: 24, 25 e 26 do
ano de 2018.
Histórico
e diagnóstico da Escola Francisco Viana de Araújo
De acordo com informações obtidas oralmente
de antigos moradores da comunidade local, esta escola já existe há mais de 45
anos, tendo iniciado seu percurso educacional primeiramente em residências
particulares, até construírem a primeira escola, permanecendo no mesmo local em
que se encontra atualmente, localizada no Rio Tajapuruzinho, Comunidade Nova
Jerusalém, município de Melgaço, Estado do Pará, tempo gasto em média de 20 a 30 minutos
durante o traslado de voadeira da cidade de Melgaço até a mesma.
A escola Francisco Viana de Araújo, é uma
escola antiga e está iniciando o quarto ano de trabalho sob o "regime de
Educação Regular". Atende aproximadamente, um total de 360 alunos que perfazem a
demanda da educação infantil e fundamental, realizando atendimento educacional
pelos dois turnos: manhã e tarde. O traslado dos alunos é realizado por meio de
barcos contratados pela prefeitura de Melgaço, tendo por incumbência levar e
trazer os alunos de sua residência nos Rios Jangui, Irajú, Tajapuruzinho e Junã, à escola e vice-versa, utilizando-se durante o
roteiro, o tempo de aproximadamente 2h30min para ir e o mesmo tempo para voltar, fazendo o mesmo trajeto de segunda a sexta feira, durante todo o período
letivo anual.
Esta escola é construída toda em madeira e
possui oito salas de aulas, sendo, quatro destinadas ao ensino fundamental e
quatro ao ensino infantil. Tem um refeitório pequeno em relação a demanda
escolar, e ainda não possui sala de informática, biblioteca e nem sala dos
professores e/ou direção, necessitando: de ampliação do refeitório e cozinha; construções das salas de direção, professores e biblioteca; implantação e enquadramento das
ciências e tecnologias aplicadas na educação básica, tais quais: iluminação
elétrica; ventilação das salas de aulas; sala de informática interligada à
internet para auxiliar durante as pesquisas e ensino aprendizagem; telefonia
para comunicações administrativas, educacionais e sociais, onde, tais reformas
e construções se fazem tangentes as necessidades, assim como tais equipamentos tecnológicos, que são
imprescindíveis para o atendimento e qualidade da educação e do processo de ensino e
aprendizagem desta escola acima citada.
Nesta linha de pensamento, a Escola
Francisco Viana de Araújo se propõe a realizar a I Feira das Ciências Interdisciplinares,
na esperança de mobilizar a comunidade para os assuntos científicos das
disciplinas interdisciplinares, sua aplicação em benefício do homem, bem como
conscientizar que o desenvolvimento depende, em grande parte, do que está sendo
feito nas escolas referente aos ensino das Ciências e demais disciplinas, e
dessa forma promover interação entre a escola, comunidade e outros órgãos
governamentais.
A realização de uma feira que possa
divulgar os conteúdos e projetos desenvolvidos entre as diversas disciplinas
desta escola, em conjunto com a comunidade escolar e órgãos governamentais e não
governamentais, e a tentativa de realizar este projeto, nos permite sonhar e
dizer, que, esta seja apenas a primeira de uma série das Feiras das Ciências Interdisciplinares
da Escola Francisco Viana de Araújo, localizada no Rio
Tajapuruzinho, Comunidade Nova Jerusalém, município de Melgaço, Estado do Pará.
3. OBJETIVOS
3.1 Específicos:
3.1.2 Realizar a I
Feira das Ciências Interdisciplinares da Escola Francisco Viana de Araújo.
3.2 Gerais:
3.2.1
Capacitar alunos e professores para trabalhar com projetos,
oficinas e mini cursos, proporcionando um contato mais profundo com a
metodologia e execução dos mesmos.
3.2.2
Demonstrar aos alunos e comunidades de forma prática, as
atuações científicas de cada área específica em momentos oportunos;
3.2.3
Utilizar mecanismos para estimular professores e alunos a
planejar e executar projetos próprios ou sugeridos, com os recursos de que
dispõem.
3.2.4
Despertar vocações e o desejo de conquista no meio
estudantil, desenvolvendo a confiança e a segurança no trato com os problemas
reais.
3.2.5
Incentivar o conhecimento científico interdisciplinar e
outras formas de conhecimento, de forma conjunta com outras instituições de
ensino do município e/ou outros órgãos governamentais, aproximando as
realidades das diferentes escolas e órgãos, iniciando programas científicos diversos
interdisciplinares e governamentais de colaboração instrucional e orientativa.
3.2.5 Efetuar a avaliação da realização e dos resultados obtidos
nas diversas atividades desenvolvidas nessa I Feira das Ciências Interdisciplinares
da Escola Francisco Viana de Araújo.
3.2.6 Realizar
apresentações difusas e reflexivas, através de demonstrações interdisciplinares
envolvendo oficinas, experiências químicas e diversas outras atividades, orientações
gerais, resultados de pesquisas e projetos, difundindo os variados tipos de
conhecimentos;
3.2.7 Realizar produções textuais interativos;
3.2.8
Assistir filmes educativos, orientadores e
esclarecedores, inovadores e reflexivos;
3.2.9 Confeccionar matapis e outros objetos e utensílios,
utilizando-se de materiais descartáveis e encontrados na natureza;
3.2.10
Informar, esclarecer, orientar, prevenir e reprimir
o trabalho infantil, o uso e abuso de drogas entorpecentes e, o abuso sexual de
crianças e adolescentes.
4. METODOLOGIAS
4.1 Serão demonstradas produções interdisciplinares de
amostras científicas abrangendo cada área específica;
4.2 Realizar-se-á orientações sobre técnicas e cultivo do
manejo de açaí;
4.3 Será realizada oficina e minicursos, específicos de
cada área;
4.4 Haverá mostra de vídeos selecionados
interdisciplinarmente;
4.5 Será realizado produção de jogos;
4.6 Ocorrerá apresentações de projetos educacionais e
textos científicos em banners;
4.7 Será realizada orientações e demonstrações relativo
a cultivos e produções de hortas, visando a subsistência familiar e/ou lucro;
4.8 Expor-se-á trabalhos educativos e artísticos;
4.9 Haverá
oficina de Redação, Literaturas e Artes, música e etc.;
4.10 Orientar-se-á sobre prevenções do uso e abuso de
drogas entorpecentes;
4.11 Haverá informes sobre Segurança Pública;
4.12 Orientar-se-á sobre o combate ao trabalho escravo e
infantil e, sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes, e gravidez na
adolescência;
4.13 Explicações sobre o mundo, desde a antiguidade até
os momentos atuais, suas transformações e relações com os mundos sociais,
ambientais, planetário, hábitos, costumes, tradições, divisões geográficas e
etc.;
4.14 Notar-se-á através da construção do Poliedro
Convexo Regular Icosaedro, um dos 19 poliedros de Platão, os princípios da
Geometria Plana e Espacial;
4.15 Acontecerá momentos interativos com filmes
educacionais interdisciplinares: AMISTAD (sobre navio negreiro e a
escravatura), MENTE INDOMÁVEL (sobre falta de oportunidades e a cura
psicológica), UMA MENTE BRILHANTE (sobre insistência nos estudos matemáticos e
as más companhias), AFTER DAY (relato sobre a bomba atômica) e etc.
4.16 Serão emitidos
ofícios de convites aos órgãos externos convidados, para participarem e
prestigiarem dessa I feira, assim como solicitar a presença da Polícia Militar
para contribuir com a manutenção da ordem e segurança pública durante os três
dias de apresentação desta I Feira das Ciências Interdisciplinares.
4.17 Será concedido
certificado aos participantes e
apresentadores desta I Feira;
5. RECURSOS
METODOLÓGICOS
5.1 Utilização
de computadores e note books;
5.2
Datas show, televisor de 40 polegadas, cabo
HDMI, caixa de som;
5.3
Impressora
multifuncional;
5.4
Gerador elétrico;
5.5
Combustível óleo diesel para os três dias do
evento;
5.6
Extensões, tomadas e benjamins;
5.7
Sementes variadas de hortaliças;
5.8
Adubos orgânicos e substratos reativos;
5.9
Cola para papel, garrafas petes, cartolina,
pincel, tecido tnt, tinta guache;
5.10
Madeira,
pregos, martelo, serrote;
5.11
Caneta e tinta
de reposição para quadro magnético e etc..
5.12 NOTA 1: Na
realização de minicursos, seminários e oficinas e demonstrações de experiências envolvendo reações
químicas e etc., serão necessários um computador pessoal e dois projetores multimídia
data show, além de materiais e equipamentos de proteção individual (EPI) e pessoal para manusear
elementos químicos experimentais: luvas e óculos de proteção etc. Serão utilizadas todas as
oito salas da escola durante os três dias da I feira das ciências
interdisciplinares, para as apresentações gerais dos projetos, oficinas,
demonstrações e orientações, tanto pelos professores da escola, quanto aos
convidados.
5.12.1 NOTA 2:
As
despesas com lanches, palestrantes e materiais diversos, e todo o material
necessário para apresentação de atividades lúdicas e demonstrativas reativas
(química, física, biologia, outros), todo material de apoio para a montagem da
feira; lanches para professores expositores e órgãos convidados; camisas para
identificação do pessoal que estiver trabalhando na realização da I feira;
despesas com diárias e transporte dos convidados de órgãos externos e, elaborar
um caderno de resumo dos trabalhos apresentados na I feira das ciências
interdisciplinares, serão fornecidos e ofertados pela Escola Francisco Viana de Araújo em parceria e convêncios com a SEMED e Administração Pública de Melgaço-Pará.
6.
PÚBLICO ALVO
Serão todos os alunos da escola Francisco Viana de Araújo, comunidade
local e circunvizinhas, e demais autoridades convidadas e participantes em
geral.
7. LOCAL
Escola
Francisco Viana de Araújo, localizada no Rio Tajapuruzinho, município de
Melgaço, estado do Pará.
Coordenação e autor: Miguel Cassiano da Silva Serrão
Manoel Raimundo Lima Nogueira
Michelle Michiles de Almeida
Suzyane Correia
Ramos
Edevandro Gomes
Pantoja
Rosana Fonseca
Peixoto
Clécio Ferreira
Ramos
Edicélia Vilhena
Brito
Maria
Elisangela Gomes dos santos.
Adelilson Lopes Santana
Sandy Paula de
Souza e Souza
Eliton
Rodrigues Correia
Edina César
Silva Freitas
Pâmela de
Souza Feitosa
9. RESULTADOS ESPERADOS:
9.1 Descrição dos
resultados esperados e dos segmentos beneficiados pelas atividades.
9.1.1 I Feira a nível local municipal
realizada.
9.1.2 Participação efetiva da
comunidade e órgãos convidados no evento.
9.1.3 Professores estimulados
a desenvolver atividades de projetos exclusivos com demonstrações
interdisciplinares notáveis de enriquecimento curricular.
9.1.4 Alunos mais motivados pela
nova experiência em participar desta I feira das Ciências interdisciplinares.
9.1.5 Preparação de Alunos com desenvoltura para futura
execução e apresentação de trabalhos científicos e/ou culturais, nas próximas
feiras de ciências.
10. REFERÊNCIAS
CHIZZOTTI,
Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 1995.
GIL,
Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas,1991.
DESLANDES,
S. F. O projeto de pesquisa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa
social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1995.
LAVILLE,
Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da
pesquisa em Ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri.
Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
11.
Orçamento
6 11.1
Orçamento detalhado com a discriminação dos gastos na divulgação das
inscrições, materiais utilizados nos minicursos, oficinas, elementos químicos,
cartazes, faixas, ofícios e outros necessários à realização da I Feira das
Ciências Interdisciplinares. Todas as despesas mencionadas estão descriminadas
na tabela 1, a seguir.
Tabela 1 – Orçamento detalhado.
ITENS
|
QTD
|
UND
|
CUSTO UNITÁRIO
(R$)
|
CUSTO TOTAL
(R$)
|
|
01
|
Faixas
|
01
|
unds
|
25,00
|
25,00
|
02
|
Culminância do projeto de leitura e artes
|
250,00
|
|||
03
|
Cabo HDMI
|
01
|
und
|
70,00
|
70,00
|
04
|
Fio elétrico 6mm flexível-100 m
|
100
|
m
|
150,00
|
150,00
|
05
|
Certificados
|
02
|
pcts
|
50,00
|
100,00
|
06
|
Tnt
|
20
|
m
|
3,00
|
60,00
|
07
|
Óleo diesel
|
60
|
lts
|
4,50
|
270,00
|
08
|
Benjamim
|
05
|
unds
|
5,00
|
25,00
|
09
|
Canetas para quadro magnético
|
20
|
unds
|
5,00
|
100,00
|
10
|
Cabo da impressora multifuncional
|
01
|
unds
|
50,00
|
50,00
|
11
|
Tinta para abastecer caneta magnética
|
10
|
unds
|
3,00
|
30,00
|
12
|
Tela plástica cor preta
|
20
|
m
|
5,00
|
100,00
|
13
|
Camisas padronizada da I Feira das Disciplinas interdisciplinares
|
230,00
|
|||
14
|
Tomadas
|
10
|
unds
|
3,00
|
30,00
|
15
|
Sementes diversas de hortaliças
|
30
|
env
|
2,50
|
75,00
|
16
|
Alimentação
|
165,00
|
|||
17
|
Elementos químicos experimentais diversos
|
09
|
tbs
|
30,00
|
270,00
|
18
|
Sub total
|
2.000,00
|
|||
19
|
Total
|
2.000,00
|
12. CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
Atividades
desenvolvidas
|
Mar
|
Abr
|
Mai
|
Elaboração
do projeto
|
Início:
09/03/2918
|
27/04/2018
|
|
Contato com
as pessoas envolvidas e envio de ofícios
|
12/03/2018.
|
27/03/2018
|
|
Execução do
projeto
|
26, 27, 28
|
||
Organização
do ambiente
|
A critério
da escola
|
25/05/2018
|
|
Inscrições
das atividades gerais:
|
No primeiro
dia da I Feira
|
Melgaço-Pará - Rio Tajapuruzinho, 27/04/2018.
Nota do autor: o projeto não foi posto em prática, pela falta de interesse e apoio financeiro por parte da secretaria Municipal de Educação de Melgaço, e por não haver realização de convênio. Contudo, realizável, a quem interessar e possa!
Nota do autor: o projeto não foi posto em prática, pela falta de interesse e apoio financeiro por parte da secretaria Municipal de Educação de Melgaço, e por não haver realização de convênio. Contudo, realizável, a quem interessar e possa!
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Caro cidadão é uma honra tê-lo como leitor. Agradeço a preferência e se sinta a vontade para fazer seu comentário e sugestões.
Cordialmente,
MICASISE - (SERRÃO, M. C. S.)