2 de maio de 2018



PROJETO
FEIRA DAS CIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES

AUTOR:
MIGUEL CASSIANO DA SILVA SERRÃO


MELGAÇO/PARÁ 
2018.

1. Justificativa
   Realizar a FEIRA DAS CIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES, é muito importante para o desenvolvimento da educação, escola, professores, alunos e da comunidade participante. Nesses momentos interativos das disciplinas, onde todos os alunos participam juntamente com seus familiares e amigos, verificando na prática a aplicação de todas as disciplinas em um só tempo e lugar, torna algo maravilhoso, pois, são avistados vários assuntos estudados e a estudar, facilitando, o entendimento da matéria e do mundo envolvido por esses. Quando as ciências se encontram, realizam proezas de cortesias, que fazem reflexionar sobre o que é ensinar, estudar e aprender.
   “É na escola que o conhecimento é produzido e sistematizado pela humanidade, apresentando-se de forma organizada nas diversas áreas do conhecimento, como afirma Rubem Alves: A educação é sempre uma aventura coletiva de partilha: de afetos e sensibilidades, de conhecimentos e saberes, de expectativas e experiências, de atitudes e valores, de sentido de vida (RUBENS ALVES)”. E reza os incisos I, II, II e IV do Art. 32 da Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (LDBEN), que:

O ensino fundamental obrigatório [...], terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores, e; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

No processo de ensino e aprendizagem, professores e alunos harmoniosamente convivem no lar da educação, demonstrando capacidades, habilidades e competências no ensinar e aprender, e no aprender a ensinar. Nesse ínterim de tempo, um aprende com o outro, onde tudo é relativo. O objetivo principal deste, é a realização da FEIRA DAS CIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES, tendo por meta a alcançar, a participação de todos os professores das disciplinas, dedicação e envolvimento completo durante os momentos de apresentar o discorrer dos variados tipos de conhecimentos, citados nos objetivos gerais e específicos e, em consonância com as metodologias a serem aplicadas, fornecendo orientações com momentos interessantes de novas visões e descobertas aos alunos e participantes. Portanto, esses eventos acontecerão na ocasião da realização da I OFICINA DAS CIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES, que acontecerá no período de 24, 25 e 26 de maio do ano de 2018 na Escola Municipal de Educação Fundamental: FRANCISCO VIANA DE ARAÚJO, localizada no Rio Tajapuruzinho, Comunidade Nova Jerusalém, município de Melgaço, Estado do Pará.

2. Referencial Teórico
A metodologia de projetos vem sendo apontada, já há algum tempo, como instrumento para a melhoria do processo educativo promovendo a aprendizagem significativa contraponto à aprendizagem tradicional, teórica e descontextualizada.
Os projetos configuram-se como uma possibilidade para a construção de conhecimento, por envolverem diversas ações e áreas do saber. Além disso, propicia condições de se incorporar a dimensão afetiva na formação dos alunos.
Segundo Nogueira os projetos são fontes de investigação e criação, que passam por pesquisas, aprofundamento, análise e criação de novas hipóteses, colocando as diferentes potencialidades e limitações dos componentes do grupo. Na busca para obter mais informações, materiais, detalhamentos, etc., os alunos acabam encontrando estímulos para o desenvolvimento das suas competências.
A primeira versão dos projetos se apoiou no fato de partir de uma situação problemática, levar adiante um processo de aprendizagem vinculado ao mundo exterior à escola, e oferecer uma alternativa à fragmentação das matérias.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) a metodologia de projetos surge como alternativa para a elaboração de uma proposta curricular enfatizando a contextualização dos conteúdos, a interação entre as áreas do conhecimento e a participação ativa dos professores no desenvolvimento da metodologia de ensino. Tanto para o ensino de Ciências, no fundamental, quanto das disciplinas da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias o objetivo é desenvolver habilidades básicas e competências específicas que capacitem os alunos a enfrentar as transformações próprias do seu tempo, apresentando uma postura crítica perante a ciência, a sociedade e suas próprias vidas. As recomendações feitas nos PCN têm incentivado a elaboração e implementação de projetos didáticos em escolas brasileiras. Por meio do trabalho com projetos, é possível desenvolver competências, propor tarefas complexas e desafios que estimulem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e completá-los.
O trabalho com projetos implica em ensino globalizado. Não se pensa em disciplinas isoladas, mas em um problema real a ser solucionado, no qual as relações entre conteúdos e áreas de conhecimento serão utilizadas para resolver problemas apresentados pelo processo de aprendizagem. Em busca da solução do problema o aluno irá atrás de informações teóricas, de cálculos, desenvolverá o registro e expressão escrita, organizará etapas a serem programadas e cumpridas e dessa forma promoverá a aprendizagem.
Hernández e Ventura, apresentam como aspectos mais relevantes nos Projetos de Trabalho a escolha do tema a partir das experiências anteriores dos alunos; a atividade do professor especificando o fio condutor que fará com que o projeto ultrapasse a aquisição de informações e se torne instrumento para a construção de novos conhecimentos; a atividade dos alunos com a busca de informações, tratamento dessas informações, síntese e novos questionamentos; a busca das fontes de informação onde o educador assumirá o papel de facilitador desse processo transformando as referências informativas em materiais de aprendizagem, com uma intenção crítica e reflexiva, mas favorecendo a autonomia dos alunos.
 A concretização da I FEIRA DAS CIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES necessitará da elaboração de projetos específicos por cada convidado e professor participante de forma interdisciplinar, que envolvem uma série de providências e atitudes antecipadamente programadas, como qualquer outra atividade de ensino-aprendizagem envolvendo criatividade, investigação, demonstração, orientação e realização. Além disso, envolverá todos os setores da comunidade escolar e convidados, incluindo a participação ativa interdisciplinar dos docentes desta escola. Nesse contexto, a I Feira das Ciências Interdisciplinares, constituir-se-á em palco para um trabalho baseado no ensino por projetos interdisciplinares repletas de demonstrações inovadoras.
Essa será a 1ª Feira das Ciências Interdisciplinares, que acontecerá na Escola Francisco Viana de Araújo, localizada no Rio Tajapuruzinho, município de Melgaço, estado do Pará, durante os três dias do mês de maio: 24, 25 e 26 do ano de 2018.

Histórico e diagnóstico da Escola Francisco Viana de Araújo

        De acordo com informações obtidas oralmente de antigos moradores da comunidade local, esta escola já existe há mais de 45 anos, tendo iniciado seu percurso educacional primeiramente em residências particulares, até construírem a primeira escola, permanecendo no mesmo local em que se encontra atualmente, localizada no Rio Tajapuruzinho, Comunidade Nova Jerusalém, município de Melgaço, Estado do Pará, tempo gasto em média de 20 a 30 minutos durante o traslado de voadeira da cidade de Melgaço até a mesma.
        A escola Francisco Viana de Araújo, é uma escola antiga e está iniciando o quarto ano de trabalho sob o "regime de Educação Regular". Atende aproximadamente, um total de 360 alunos que perfazem a demanda da educação infantil e fundamental, realizando atendimento educacional pelos dois turnos: manhã e tarde. O traslado dos alunos é realizado por meio de barcos contratados pela prefeitura de Melgaço, tendo por incumbência levar e trazer os alunos de sua residência nos Rios Jangui, Irajú, Tajapuruzinho e Junã, à escola e vice-versa, utilizando-se durante o roteiro, o tempo de aproximadamente 2h30min para ir e o mesmo tempo para voltar, fazendo o mesmo trajeto de segunda a sexta feira, durante todo o período letivo anual.
        Esta escola é construída toda em madeira e possui oito salas de aulas, sendo, quatro destinadas ao ensino fundamental e quatro ao ensino infantil. Tem um refeitório pequeno em relação a demanda escolar, e ainda não possui sala de informática, biblioteca e nem sala dos professores e/ou direção, necessitando: de ampliação do refeitório e cozinha; construções das salas de direção, professores e biblioteca; implantação e enquadramento das ciências e tecnologias aplicadas na educação básica, tais quais: iluminação elétrica; ventilação das salas de aulas; sala de informática interligada à internet para auxiliar durante as pesquisas e ensino aprendizagem; telefonia para comunicações administrativas, educacionais e sociais, onde, tais reformas e construções se fazem tangentes as necessidades, assim como tais equipamentos tecnológicos, que são imprescindíveis para o atendimento e qualidade da educação e do processo de ensino e aprendizagem desta escola acima citada.
         Nesta linha de pensamento, a Escola Francisco Viana de Araújo se propõe a realizar a I Feira das Ciências Interdisciplinares, na esperança de mobilizar a comunidade para os assuntos científicos das disciplinas interdisciplinares, sua aplicação em benefício do homem, bem como conscientizar que o desenvolvimento depende, em grande parte, do que está sendo feito nas escolas referente aos ensino das Ciências e demais disciplinas, e dessa forma promover interação entre a escola, comunidade e outros órgãos governamentais.
       A realização de uma feira que possa divulgar os conteúdos e projetos desenvolvidos entre as diversas disciplinas desta escola, em conjunto com a comunidade escolar e órgãos governamentais e não governamentais, e a tentativa de realizar este projeto, nos permite sonhar e dizer, que, esta seja apenas a primeira de uma série das Feiras das Ciências Interdisciplinares da Escola Francisco Viana de Araújo, localizada no Rio Tajapuruzinho, Comunidade Nova Jerusalém, município de Melgaço, Estado do Pará.
3. OBJETIVOS
3.1 Específicos:
3.1.2 Realizar a I Feira das Ciências Interdisciplinares da Escola Francisco Viana de Araújo.
3.2 Gerais:
3.2.1    Capacitar alunos e professores para trabalhar com projetos, oficinas e mini cursos, proporcionando um contato mais profundo com a metodologia e execução dos mesmos.
3.2.2    Demonstrar aos alunos e comunidades de forma prática, as atuações científicas de cada área específica em momentos oportunos;
3.2.3    Utilizar mecanismos para estimular professores e alunos a planejar e executar projetos próprios ou sugeridos, com os recursos de que dispõem.
3.2.4    Despertar vocações e o desejo de conquista no meio estudantil, desenvolvendo a confiança e a segurança no trato com os problemas reais.
3.2.5    Incentivar o conhecimento científico interdisciplinar e outras formas de conhecimento, de forma conjunta com outras instituições de ensino do município e/ou outros órgãos governamentais, aproximando as realidades das diferentes escolas e órgãos, iniciando programas científicos diversos interdisciplinares e governamentais de colaboração instrucional e orientativa.
3.2.5 Efetuar a avaliação da realização e dos resultados obtidos nas diversas atividades desenvolvidas nessa I Feira das Ciências Interdisciplinares da Escola Francisco Viana de Araújo.
3.2.6 Realizar apresentações difusas e reflexivas, através de demonstrações interdisciplinares envolvendo oficinas, experiências químicas e diversas outras atividades, orientações gerais, resultados de pesquisas e projetos, difundindo os variados tipos de conhecimentos;

3.2.7 Realizar produções textuais interativos;
3.2.8 Assistir filmes educativos, orientadores e esclarecedores, inovadores e reflexivos;
3.2.9 Confeccionar matapis e outros objetos e utensílios, utilizando-se de materiais descartáveis e encontrados na natureza;
3.2.10 Informar, esclarecer, orientar, prevenir e reprimir o trabalho infantil, o uso e abuso de drogas entorpecentes e, o abuso sexual de crianças e adolescentes.
4. METODOLOGIAS
4.1 Serão demonstradas produções interdisciplinares de amostras científicas abrangendo cada área específica;
4.2 Realizar-se-á orientações sobre técnicas e cultivo do manejo de açaí;
4.3 Será realizada oficina e minicursos, específicos de cada área;
4.4 Haverá mostra de vídeos selecionados interdisciplinarmente;
4.5 Será realizado produção de jogos;
4.6 Ocorrerá apresentações de projetos educacionais e textos científicos em banners;
4.7 Será realizada orientações e demonstrações relativo a cultivos e produções de hortas, visando a subsistência familiar e/ou lucro;
4.8 Expor-se-á trabalhos educativos e artísticos;
4.9 Haverá oficina de Redação, Literaturas e Artes, música e etc.;
4.10 Orientar-se-á sobre prevenções do uso e abuso de drogas entorpecentes;
4.11 Haverá informes sobre Segurança Pública;
4.12 Orientar-se-á sobre o combate ao trabalho escravo e infantil e, sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes, e gravidez na adolescência;
4.13 Explicações sobre o mundo, desde a antiguidade até os momentos atuais, suas transformações e relações com os mundos sociais, ambientais, planetário, hábitos, costumes, tradições, divisões geográficas e etc.;
4.14 Notar-se-á através da construção do Poliedro Convexo Regular Icosaedro, um dos 19 poliedros de Platão, os princípios da Geometria Plana e Espacial;
4.15 Acontecerá momentos interativos com filmes educacionais interdisciplinares: AMISTAD (sobre navio negreiro e a escravatura), MENTE INDOMÁVEL (sobre falta de oportunidades e a cura psicológica), UMA MENTE BRILHANTE (sobre insistência nos estudos matemáticos e as más companhias), AFTER DAY (relato sobre a bomba atômica) e etc.
4.16 Serão emitidos ofícios de convites aos órgãos externos convidados, para participarem e prestigiarem dessa I feira, assim como solicitar a presença da Polícia Militar para contribuir com a manutenção da ordem e segurança pública durante os três dias de apresentação desta I Feira das Ciências Interdisciplinares.
4.17 Será concedido certificado aos participantes e apresentadores desta I Feira;
5. RECURSOS METODOLÓGICOS
5.1  Utilização de computadores e note books;
5.2  Datas show, televisor de 40 polegadas, cabo HDMI, caixa de som;
5.3 Impressora multifuncional;
5.4  Gerador elétrico;
5.5  Combustível óleo diesel para os três dias do evento;
5.6  Extensões, tomadas e benjamins;
5.7  Sementes variadas de hortaliças;
5.8  Adubos orgânicos e substratos reativos;
5.9  Cola para papel, garrafas petes, cartolina, pincel, tecido tnt, tinta guache;
5.10      Madeira, pregos, martelo, serrote;
5.11      Caneta e tinta de reposição para quadro magnético e etc..
5.12 NOTA 1: Na realização de minicursos, seminários e oficinas e demonstrações de experiências envolvendo reações químicas e etc., serão necessários um computador pessoal e dois projetores multimídia data show, além de materiais e equipamentos de proteção individual (EPI) e pessoal para manusear elementos químicos experimentais: luvas e óculos de proteção etc. Serão utilizadas todas as oito salas da escola durante os três dias da I feira das ciências interdisciplinares, para as apresentações gerais dos projetos, oficinas, demonstrações e orientações, tanto pelos professores da escola, quanto aos convidados.
5.12.1 NOTA 2: As despesas com lanches, palestrantes e materiais diversos, e todo o material necessário para apresentação de atividades lúdicas e demonstrativas reativas (química, física, biologia, outros), todo material de apoio para a montagem da feira; lanches para professores expositores e órgãos convidados; camisas para identificação do pessoal que estiver trabalhando na realização da I feira; despesas com diárias e transporte dos convidados de órgãos externos e, elaborar um caderno de resumo dos trabalhos apresentados na I feira das ciências interdisciplinares, serão fornecidos e ofertados pela Escola Francisco Viana de Araújo em parceria e convêncios com a SEMED e Administração Pública de Melgaço-Pará.
6.    PÚBLICO ALVO
Serão todos os alunos da escola Francisco Viana de Araújo, comunidade local e circunvizinhas, e demais autoridades convidadas e participantes em geral.
7. LOCAL
Escola Francisco Viana de Araújo, localizada no Rio Tajapuruzinho, município de Melgaço, estado do Pará.
Coordenação e autor: Miguel Cassiano da Silva Serrão
Manoel Raimundo Lima Nogueira
Michelle Michiles de Almeida
Suzyane Correia Ramos
Edevandro Gomes Pantoja
Rosana Fonseca Peixoto
Clécio Ferreira Ramos
Edicélia Vilhena Brito
Maria Elisangela Gomes dos santos.
Adelilson Lopes Santana
Sandy Paula de Souza e Souza
Eliton Rodrigues Correia
Edina César Silva Freitas
Pâmela de Souza Feitosa
9. RESULTADOS ESPERADOS:
9.1 Descrição dos resultados esperados e dos segmentos beneficiados pelas atividades.
9.1.1 I Feira a nível local municipal realizada.
9.1.2 Participação efetiva da comunidade e órgãos convidados no evento.
9.1.3 Professores estimulados a desenvolver atividades de projetos exclusivos com demonstrações interdisciplinares notáveis de enriquecimento curricular.  
9.1.4 Alunos mais motivados pela nova experiência em participar desta I feira das Ciências interdisciplinares.
9.1.5 Preparação de Alunos com desenvoltura para futura execução e apresentação de trabalhos científicos e/ou culturais, nas próximas feiras de ciências.
10. REFERÊNCIAS
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 1995.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas,1991.
DESLANDES, S. F. O projeto de pesquisa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1995.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
PROJETO:
11. Orçamento
6     11.1 Orçamento detalhado com a discriminação dos gastos na divulgação das inscrições, materiais utilizados nos minicursos, oficinas, elementos químicos, cartazes, faixas, ofícios e outros necessários à realização da I Feira das Ciências Interdisciplinares. Todas as despesas mencionadas estão descriminadas na tabela 1, a seguir.
 Tabela 1 – Orçamento detalhado.





ITENS
QTD
UND
CUSTO UNITÁRIO
(R$)
CUSTO TOTAL
(R$)
01
Faixas
01
unds
25,00
25,00
02
Culminância do projeto de leitura e artes



250,00
03
Cabo HDMI
01
und
70,00
70,00
04
Fio elétrico 6mm flexível-100 m
100
m
150,00
150,00
05
Certificados
02
pcts
50,00
100,00
06
Tnt
20
m
3,00
60,00
07
Óleo diesel
60
lts
4,50
270,00
08
Benjamim
05
unds
5,00
25,00
09
Canetas para quadro magnético
20
unds
5,00
100,00
10
Cabo da impressora multifuncional
01
unds
50,00
50,00
11
Tinta para abastecer caneta magnética
10
unds
3,00
30,00
12
Tela plástica cor preta
20
m
5,00
100,00
13
Camisas padronizada da I Feira das Disciplinas interdisciplinares



230,00
14
Tomadas
10
unds
3,00
30,00
15
Sementes diversas de hortaliças
30
env
2,50
75,00
16
Alimentação



165,00
17
Elementos químicos experimentais diversos
09
tbs
30,00
270,00
18
Sub total



2.000,00
19
Total



2.000,00






12. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Atividades desenvolvidas
Mar
Abr     
Mai    
Elaboração do projeto
Início: 09/03/2918
27/04/2018

Contato com as pessoas envolvidas e envio de ofícios
12/03/2018.
27/03/2018

Execução do projeto


26, 27, 28
Organização do ambiente
A critério da escola

25/05/2018
Inscrições das atividades gerais:
No primeiro dia da I Feira



Melgaço-Pará - Rio Tajapuruzinho, 27/04/2018.

Nota do autor: o projeto não foi posto em prática, pela falta de interesse e apoio financeiro por parte da secretaria Municipal de Educação de Melgaço, e por não haver realização de convênio. Contudo, realizável, a quem interessar e possa!

Autor: SERRÃO, M. C. S. OU MICASISE

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Cordialmente,

MICASISE - (SERRÃO, M. C. S.)