31 de janeiro de 2019



UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES - UCAM – RJ


A APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA NO MANEJO DE AÇAÍ


[1]MIGUEL CASSIANO DA SILVA SERRÃO



 

MELGAÇO-PARÁ

2017

[1]Licenciado Pleno em Matemática - IFPA-CAMPUS BELÉM-PARÁ - E-mail: micasisemat@yahoo.com.br Especializando em ensino de Matemática – UCAM-RJ 



UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES - UCAM – RJ

MIGUEL CASSIANO DA SILVA SERRÃO

 

 APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA NO MANEJO DE AÇAÍ


Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes – UCAM-RJ, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Ensino de Matemática.

  

MELGAÇO-PARÁ

2017


RESUMO

O presente artigo tratará de demonstrar a aplicação da Matemática no manejo de açaí, através dos cálculos realizados durante a resolução de um problema contextualizado, apresentado pelo Professor Miguel Cassiano, como atividade de classe aos alunos do 8º ano do ensino fundamental da escola polo da educação rural Francisco Viana de Araújo, município de Melgaço, estado do Pará, orientados pelo próprio Professor. O objetivo foi testar a capacidade dos alunos na resolução de problema contextualizado proposto; pôr em prática o ensino aprendizagem; aplicar metodologias para realizar cálculos e demonstrar na prática a aplicação da Matemática no manejo de açaí, desde sua implantação, até a colheita da safra, contribuindo-se com a formação dos alunos, preservação do meio ambiente, subsistência familiar local e rentabilidade. No processo de ensino e aprendizagem, conceitos, ideais e métodos matemáticos devem ser abordados mediante a exploração de problemas, ou seja, de situações em que os alunos precisem desenvolver algum tipo de estratégia para resolvê-las (PCN-Matemática- 5ª a 8ª série p. 40). Entretanto a possibilidade de ampliar a rentabilidade dos açaizais, de forma racional e sustentável, melhorando a renda dessas famílias e também a preservação ecológica da floresta é comprovada por Oliveira (2005). Para tanto, requer-se-ar realizar leitura do texto e usar metodologia requerida para resolver o problema e realizar os cálculos demonstrativos. Sendo assim e somente assim, será realizada pelos alunos do 8º ano da escola acima citada, a resolução de um problema contextualizado e através dos cálculos se demonstrará a aplicação da Matemática no manejo de açaí.

Palavras-chave: Educação rural. Problema contextualizado. Cálculo. Matemática. Manejo de açaí.


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema a aplicação da Matemática no manejo de açaí, que foi realizada e demonstrada pelos alunos do 8º ano do ensino fundamental da escola polo da educação rural Francisco Viana de Araújo, município de Melgaço, estado do Pará, onde, orientados pelo professor Miguel Cassiano, resolveram o problema contextualizado. Para tanto, tiveram que formar grupos para ler, interpretar e extrair dados matemáticos contidos no problema texto e se utilizaram das metodologias criteriosas contidas neste para demonstrar através dos resultados e discussões, a aplicação da Matemática no manejo de açaí. “A situação-problema é o ponto de partida da atividade matemática e não a definição. No processo de ensino e aprendizagem, conceitos, ideias e métodos matemáticos devem ser abordados mediante a exploração de problemas, ou seja, de situações em que os alunos precisem desenvolver algum tipo de estratégia para resolvê-las. Só há problema se o aluno for levado a interpretar o enunciado da questão que lhe é posta e a estruturar a situação que lhe é apresentada (PCN-Matemática-5ª a 8ª série p. 40 e 41). “O manejo no plantio possibilita o aumento na produtividade dos cachos e a melhoria na qualidade dos frutos. Isso permite avanços na rentabilidade da produção, trazendo muitos benefícios para o desenvolvimento sociocultural e econômico da região”. Entretanto a possibilidade de ampliar a rentabilidade dos açaizais, de forma racional e sustentável, melhorando a renda dessas famílias e também a preservação ecológica da floresta é comprovada por Oliveira (2005). “A atividade matemática escolar não é olhar para coisas prontas e definitivas, mas a construção e a apropriação de um conhecimento pelo aluno, que se servirá dele para compreender e transformar sua realidade”. Portanto será demonstrado pelos alunos do 8º ano do ensino fundamental da escola polo da educação rural Francisco Viana de Araújo, município de Melgaço, estado do Pará, a aplicação da Matemática no manejo do açaí.

DESENVOLVIMENTO

Resolver problema contextualizado, calcular e demonstrar resultados são atividades comuns realizadas nas escolas e em salas de aula. A prática mais frequente consiste em ensinar um conceito, procedimento ou técnica e depois apresentar um problema para avaliar se os alunos são capazes de empregar o que lhes foi ensinado. Para a grande maioria dos alunos, resolver um problema significa fazer cálculos com os números do enunciado ou aplicar algo que aprenderam nas aulas. Desse modo, o que o professor explora na atividade matemática não é mais a atividade, ela mesma, mas seus resultados, definições, técnicas e demonstrações (PCN-Matemática- 5ª a 8ª série p. 40). Diz o professor Miguel Cassiano, que, o problema contextualizado é muito importante porque demonstra na prática o cotidiano dos alunos, onde facilita sua resolução. E pôr em prática o ensino e aprendizagem, é de suma importância para o processo formativo e avaliativo dos alunos, pois, além de contribuir com a subsistência familiar, torna-se algo gratificante aos mesmos, pois veem uma forma prática matematicamente expressa de solucionar problemas e minimizar a vasta e crescente desestruturação social, e, principalmente, quando convivem com tal situação. “Para atender as demandas do trabalho contemporâneo é inegável que a Matemática pode dar uma grande contribuição à medida que explora a resolução de problemas e a construção de estratégias como um caminho para ensinar e aprender Matemática na sala de aula” (PCN-Matemática- 5ª a 8ª série p. 40). “O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é a palmeira nativa da Amazônia, que mais tem se destacado nos mercados nacional e internacional pela polpa produzida de seus frutos, o que tem estimulado muitos produtores no seu cultivo em escala comercial, inclusive em outros estados do Brasil, como também, o manejo de suas populações naturais. Ocorre em grandes extensões no estuário amazônico, onde recebe várias denominações como Açaí-do-Pará, açaí-do-Baixo Amazonas, açaí-de-touceira, açaí-de-planta e açaí-verdadeiro”. Segundo Oliveira e Neto (2005), o ideal é que após os transplantes e desbastes, haja uma população de aproximadamente 400 touceiras de açaí por hectare. O espaçamento indicado para a cultura é de 5 m x 5 m, com quatro plantas por touceira, o qual possibilita o estabelecimento de 1.600 plantas hectare”. Informa o professor Miguel Cassiano, que, um hectare mede 100m x 100m e equivale a 10.000m2 e, que, no problema proposto, a área a ser utilizada para o plantio será de 1000m x 1500m. Ainda, segundo Oliveira e Neto (2005), a maior produtividade do fruto do açaí ocorre no período de safra, entre os meses de agosto a dezembro, a entre safra ocorre no período de janeiro a junho. Nesse período de entre safra a produção de açaí se torna mais escassa na região, gerando com isso o aumento de preço na venda do fruto e consequentemente da polpa. Segundo o professor Miguel Cassiano, e de acordo com alguns moradores da região em Melgaço, no Pará, a força da safra se inicia nos dois meses de julho e agosto. “A colheita deve ser seguida de imediata seleção, com a remoção de produtos indesejáveis à comercialização e ao processamento”. Para isso necessitará contratar escaladores ou colhedores de açaí e também debulhadores para trabalharem na safra, informa o professor. “O colhedor (escalador) escala o estipe com auxílio de uma peconha e corta o cacho, na sua base, tendo o cuidado para que não se desprenda uma quantidade elevada de frutos das ráquilas”. Diz o professor Miguel Cassiano, que, no problema apresentado aos alunos, cada árvore fornecerá cinco cachos e que quatro cachos enchem uma lata de açaí equivalente a 15 kg. “Normalmente, um bom escalador é capaz de colher de 150 a 200 kg de frutos numa jornada de trabalho de 6 horas”. Relata o professor, que no problema contextualizado o escalador colherá 10 latas de açaí por hora. “A colheita, preferencialmente, deve ser realizada pela manhã, pois, as chuvas normalmente acompanhadas de ventos fortes, ocorrem com maior frequência no período vespertino e tornam mais difícil a escalada nos estipes, que ficam mais escorregadios.” Segundo Oliveira (2002), com as técnicas de manejo, a produtividade do açaizal cresce cerca de 75% em apenas três anos de operação do sistema. Os custos de implantação são recuperados já na primeira safra manejada. A palmeira do açaí é a base da economia de mais de 20 municípios paraenses, onde aproximadamente 25.000 famílias estão diretamente envolvidas em atividades de extração, transporte, comercialização e industrialização de seus frutos. Entretanto, a possibilidade de ampliar a rentabilidade dos açaizais, de forma racional e sustentável, melhorando a renda dessas famílias e a preservação ecológica da floresta é comprovada por Oliveira (2005).

 PROBLEMA CONTEXTUALIZADO APRESENTADO COMO ATIVIDADE AOS ALUNOS:

 É previsto, a cada família ribeirinha residente por cinco ou mais anos no local de ilha ou beira de rios e várzeas da cidade de Melgaço, o direito à concessão de área local fornecida pela Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU) ou Secretaria do Patrimônio da União (SPU), em conformidade com a Lei nº 11.481/2007. O Sr. Zé Rado, tendo recebido da GRPU o documento do Termo de Concessão para uso da área com medida de 1000m x 1500m para fins de manejo de açaí e extração de palmitos, aproveitou e disponibilizou 100% do referido imóvel para manejo do açaí. Conforme orientação, em cada extremidade da área de 5m x 5m de vértice plantou 04 mudas ou touceiras de açaí, sendo o valor de cada muda de açaí R$ 1,00. Cada árvore fornecerá cinco cachos de açaí por safra e quatro cachos enchem uma lata de 15 kg. Sabe-se que a safra em Melgaço se concentra com maiores produções, apenas nos meses de julho e agosto, necessitando para tanto contratar escaladores e debulhadores de açaí para trabalharem na safra do açaí, durante dois meses, trabalhando seis horas por dia e cinco vezes por semana, apenas pela parte da manhã. Cada escalador contratado consegue colher 150 kg de frutos de açaí por hora, e o mesmo tempo é realizado pelo debulhador para    debulhar os 150 kg de frutos por hora. No contrato reza que o pagamento do escalador de açaí será 1/5 de cada lata de açaí apanhada e, o pagamento do debulhador de açaí será (1/5) de cada lata de açaí debulhada. A safra será vendida toda no verão. O preço da venda da lata de açaí no verão é de R$ 15,00 e no inverno R$ 60,00. Agora, com base nas informações acima e neste, pede-se que seja calculado: a área total do imóvel; os espaços destinados ao plantio; quantidade total das mudas de açaí; valor total das mudas de açaí; total de cachos extraídos na safra; total de latas de açaí obtidas na safra; total de toneladas de açaí resultantes da safra; a quantidade de contratação dos escaladores e debulhadores de açaí para trabalhar na safra; o pagamento total e individual dos escaladores e debulhadores de açaí que trabalharão na safra; a quantidade de latas de açaí apanhadas pelo escalador por dia; o valor do investimento inicial, considerando apenas o gasto com as mudas de açaí; o preço da venda das latas de açaí no verão e no inverno; o valor do lucro final realizado com a venda da safra do açaí, apenas no verão, e; realizar a comparação dos valores das vendas de latas de açaí efetivadas no verão e inverno. Solicita-se que seja lido o problema com bastante atenção para interpretar, analisar e extrair os dados matemáticos inseridos no mesmo; utilizar as fórmulas matemáticas elaborada exclusivamente à solução do problema, contidas na metodologia e critérios metodológicos, e assim sendo realizar os cálculos e demonstrar através dos resultados e discussões, a aplicação da Matemática no manejo do açaí.

METODOLOGIA

Baseado nas informações inseridas neste e no problema contextualizado acima, os alunos foram orientados pelo professor Miguel Cassiano, a formar grupos de três dos quinze existentes para resolver o problema proposto e realizar os cálculos e demonstrar através dos resultados e discussões, a aplicação da Matemática no manejo do açaí.

Segue os cálculos para resolver o problema proposto:

[1]Licenciado Pleno em Matemática - IFPA-CAMPUS BELÉM-PARÁ - E-mail: micasisemat@yahoo.com.br

Especializando em ensino de Matemática – UCAM-RJ

 

      APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA NO MANEJO DO AÇAÍ

     Fórmulas matemáticas elaboradas exclusivamente para resolver o problema contextualizado.

 








RESULTADOS E DISCUSSÕES

 

Após a resolução do problema contextualizado, os grupos chegaram a seguinte conclusão, informando que:

A área total do imóvel é de 1.500.000 m2 e, que existem 60.000 espaços de 25 m2 destinados ao plantio do açaí, onde foram plantadas 16 mudas de árvores de açaí em cada extremidade do espaço de 25 m2, sendo 960.000 o total de mudas de açaí e, de R$ 960.000,00 o valor inicial e total das mudas de açaí. Que foi 4.800.000 o total de cachos extraídos durante a safra, onde 1.200.000 latas de açaí foram apanhadas na safra. O resultado da safra foi de 18.000T de açaí, sido necessário contratar 500 escaladores e 500 debulhadores de açaí para trabalhar na safra durante os dois meses. O pagamento total dos escaladores de açaí durante a safra foi igual a R$ 1.800.000,00 e cada escalador ganhou na safra R$ 7.200,00. Já, o pagamento total dos debulhadores de açaí durante a safra foi de R$ 178.980,00 e cada debulhador recebeu na safra o salário de R$ 3.600,00. Foram 10 latas de açaí apanhadas por hora. O valor total das latas de açaí vendidas no verão foi R$ 18.000.000,00 e, o valor das latas de açaí vendidas no inverno foi de R$ 72.000.000,00. Descobriu-se que o valor do investimento inicial considerando apenas as mudas de açaí, foi de R$ 960.000,00 e que, o valor do lucro final realizado com a venda da safra do açaí no verão foi de R$ R$ 11.640.000,00 e, que a comparação dos valores das vendas de latas de açaí efetivadas no verão e no inverno foi de R$ 54.000.000,00. Concluímos, portanto, informando que foi gratificante a resolução deste problema contextualizado, onde aprendemos muito e na prática, e que, após comparar os valores de venda da safra de açaí efetivadas no verão e no inverno, comprovou-se que é mais vantagem vender a safra do açaí no inverno, do que no verão, haja vista, a grande perda monetária e o prejuízo de exatamente R$ 54.000.000,00.

 

CONCLUSÃO

Desafiar a capacidade dos alunos com um problema desta natureza foram formas de demonstrar o processo da interação em grupos, onde aplicaram as metodologias do ensino e aprendizagem. Os grupos de alunos se esforçaram ao máximo para resolver e solucionar o problema proposto e fizeram uso das fórmulas matemáticas elaboradas e realizaram cálculos diversos com responsabilidade, competência e habilidade, desempenhando um trabalho magnífico, onde puderam constatar na via prática, a aplicação da Matemática no manejo de açaí. E assim sendo, encontraram solução ao problema e aprenderam fazer uso racional da área de concessão da GRPU, além de se conscientizar sobre a necessidade de se proteger e preservar o meio ambiente e sua biodiversidade, e também de conseguir nova forma de subsistência familiar e obtenção do lucro, com o empreendimento no manejo de açaí. Dessa forma, puderam ver o sentido real de estudar Matemática, concretizando os objetivos e alcançando as metas através da obtenção do êxito, que foi tido pelo Professor Miguel Cassiano, como producente e excelente.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

OLIVEIRA, M. do S. P. deFARIAS NETO, J. T. deQUEIROZ, J. A. L. de. (2014). Cultivo e manejo do açaizeiro para produção de frutos. Disponível em: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994953 Acesso em: 03 de jan. de 2017.

Circuito do açaí. (2007). Época de produção e produtividade. Disponível em: http://circuitodoacai.blogspot.com.br/2007/08/poca-de-produo-e-produtividade.html Acesso em: 21 de jan. 2017.

Circuito do açaí. (2007). Debulha. Disponível em: http://circuitodoacai.blogspot.com.br/2007/08/debulha.html Acesso em: 21 de jan. 2017.

Circuito do açaí. (2007). Colheita. Disponível em: http://circuitodoacai.blogspot.com.br/2007/08/colheita.html Acesso em: 21 de jan. 2017.

Lena Núbia Bezerra Xavier1, Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira2, Adriana Leônidas de Oliveira3. (s/d). EXTRATIVISMO E MANEJO DO AÇAÍ: atrativo amazônico favorecendo a economia regional. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/0602_0406_01.pdf Acesso em: 23 de jan. 2017.

Lei Nº 11.481 de, 31 de maio de 2007. Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. 

MEC. (2008). PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (5ª A 8ª SÉRIES). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf Acesso em: 28 de fev. 2017.

  Auto: SERRÃO,M.C.S. ou MICASISE

 




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