[1]MIGUEL CASSIANO DA SILVA SERRÃO
MELGAÇO-PARÁ
2017
[1]Licenciado Pleno em Matemática - IFPA-CAMPUS BELÉM-PARÁ - E-mail: micasisemat@yahoo.com.br Especializando em ensino de Matemática – UCAM-RJ
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES - UCAM – RJ
MIGUEL CASSIANO DA SILVA SERRÃO
Artigo Científico Apresentado à
Universidade Candido Mendes – UCAM-RJ, como requisito parcial para a obtenção
do título de Especialista em Ensino de Matemática.
MELGAÇO-PARÁ
2017
RESUMO
O presente artigo tratará de
demonstrar a aplicação da Matemática no manejo de açaí, através dos cálculos
realizados durante a resolução de um problema contextualizado, apresentado pelo
Professor Miguel Cassiano, como atividade de classe aos alunos do 8º ano do
ensino fundamental da escola polo da educação rural Francisco Viana de Araújo,
município de Melgaço, estado do Pará, orientados pelo próprio Professor. O
objetivo foi testar a capacidade dos alunos na resolução de problema
contextualizado proposto; pôr em prática o ensino aprendizagem; aplicar metodologias
para realizar cálculos e demonstrar na prática a aplicação da Matemática no
manejo de açaí, desde sua implantação, até a colheita da safra, contribuindo-se
com a formação dos alunos, preservação do meio ambiente, subsistência familiar local
e rentabilidade. No
processo de ensino e aprendizagem, conceitos, ideais e métodos matemáticos
devem ser abordados mediante a exploração de problemas, ou seja, de situações
em que os alunos precisem desenvolver algum tipo de estratégia para resolvê-las
(PCN-Matemática- 5ª a 8ª série p. 40). Entretanto a possibilidade de ampliar a
rentabilidade dos açaizais, de forma racional e sustentável, melhorando a renda
dessas famílias e também a preservação ecológica da floresta é comprovada por
Oliveira (2005). Para tanto, requer-se-ar realizar
leitura do texto e usar metodologia requerida para resolver o problema e
realizar os cálculos demonstrativos. Sendo assim e somente assim, será realizada
pelos alunos do 8º ano da escola acima citada, a resolução de um problema
contextualizado e através dos cálculos se demonstrará a aplicação da Matemática
no manejo de açaí.
Palavras-chave: Educação rural. Problema contextualizado. Cálculo.
Matemática. Manejo de açaí.
INTRODUÇÃO
O
presente trabalho tem como tema a aplicação
da Matemática no manejo de açaí, que foi realizada e demonstrada pelos alunos do
8º ano do ensino fundamental da escola polo da educação rural Francisco Viana
de Araújo, município de Melgaço, estado do Pará, onde, orientados pelo professor Miguel Cassiano, resolveram o problema
contextualizado. Para tanto, tiveram
que formar grupos para ler, interpretar e extrair dados matemáticos contidos no
problema texto e se utilizaram das metodologias criteriosas contidas neste para
demonstrar através dos resultados e discussões, a aplicação da Matemática
no manejo de açaí. “A situação-problema é o ponto de partida
da atividade matemática e não a definição. No processo de ensino e
aprendizagem, conceitos, ideias e métodos matemáticos devem ser abordados
mediante a exploração de problemas, ou seja, de situações em que os alunos
precisem desenvolver algum tipo de estratégia para resolvê-las. Só há problema
se o aluno for levado a interpretar o enunciado da questão que lhe é posta e a
estruturar a situação que lhe é apresentada (PCN-Matemática-5ª a 8ª série p. 40
e 41). “O manejo
no plantio possibilita o aumento na produtividade dos cachos e a melhoria na
qualidade dos frutos. Isso permite avanços na rentabilidade da produção,
trazendo muitos benefícios para o desenvolvimento sociocultural e econômico da
região”. Entretanto a possibilidade de ampliar a rentabilidade dos açaizais, de
forma racional e sustentável, melhorando a renda dessas famílias e também a
preservação ecológica da floresta é comprovada por Oliveira (2005). “A
atividade matemática escolar não é olhar para coisas prontas e definitivas, mas
a construção e a apropriação de um conhecimento pelo aluno, que se servirá dele
para compreender e transformar sua realidade”. Portanto será demonstrado pelos
alunos do 8º ano do ensino fundamental da escola polo da educação rural
Francisco Viana de Araújo, município de Melgaço, estado do Pará, a aplicação da Matemática no manejo do açaí.
DESENVOLVIMENTO
Resolver
problema contextualizado, calcular e demonstrar resultados são atividades
comuns realizadas nas escolas e em salas de aula. A prática mais frequente
consiste em ensinar um conceito, procedimento ou técnica e depois apresentar um
problema para avaliar se os alunos são capazes de empregar o que lhes foi
ensinado. Para a grande maioria dos alunos, resolver um problema significa
fazer cálculos com os números do enunciado ou aplicar algo que aprenderam nas
aulas. Desse modo, o que o professor explora na atividade matemática não é mais
a atividade, ela mesma, mas seus resultados, definições, técnicas e
demonstrações (PCN-Matemática- 5ª a 8ª série p. 40). Diz o professor Miguel
Cassiano, que, o problema contextualizado é muito importante porque demonstra
na prática o cotidiano dos alunos, onde facilita sua resolução. E pôr em
prática o ensino e aprendizagem, é de suma importância para o processo
formativo e avaliativo dos alunos, pois, além de contribuir com a subsistência
familiar, torna-se algo gratificante aos mesmos, pois veem uma forma prática
matematicamente expressa de solucionar problemas e minimizar a vasta e
crescente desestruturação social, e, principalmente, quando convivem com tal
situação. “Para atender as demandas do trabalho contemporâneo é inegável
que a Matemática pode dar uma grande contribuição à medida que explora a
resolução de problemas e a construção de estratégias como um caminho para
ensinar e aprender Matemática na sala de aula” (PCN-Matemática- 5ª a 8ª série
p. 40). “O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é a palmeira nativa da Amazônia,
que mais tem se destacado nos mercados nacional e internacional pela polpa
produzida de seus frutos, o que tem estimulado muitos produtores no seu cultivo
em escala comercial, inclusive em outros estados do Brasil, como também, o
manejo de suas populações naturais. Ocorre em grandes extensões no estuário
amazônico, onde recebe várias denominações como Açaí-do-Pará, açaí-do-Baixo
Amazonas, açaí-de-touceira, açaí-de-planta e açaí-verdadeiro”. Segundo Oliveira
e Neto (2005), o ideal é que após os transplantes e desbastes, haja uma
população de aproximadamente 400 touceiras de açaí por hectare. O espaçamento
indicado para a cultura é de 5 m x 5 m, com quatro plantas por touceira, o qual
possibilita o estabelecimento de 1.600 plantas hectare”. Informa o professor
Miguel Cassiano, que, um hectare mede 100m x 100m e equivale a 10.000m2 e,
que, no problema proposto, a área a ser utilizada para o plantio será de 1000m
x 1500m. Ainda, segundo Oliveira e Neto (2005), a maior produtividade do fruto
do açaí ocorre no período de safra, entre os meses de agosto a dezembro, a
entre safra ocorre no período de janeiro a junho. Nesse período de entre safra
a produção de açaí se torna mais escassa na região, gerando com isso o aumento
de preço na venda do fruto e consequentemente da polpa. Segundo o professor
Miguel Cassiano, e de acordo com alguns moradores da região em Melgaço, no
Pará, a força da safra se inicia nos dois meses de julho e agosto. “A
colheita deve ser seguida de imediata seleção, com a remoção de produtos
indesejáveis à comercialização e ao processamento”. Para isso necessitará
contratar escaladores ou colhedores de açaí e também debulhadores para
trabalharem na safra, informa o professor. “O colhedor (escalador) escala o
estipe com auxílio de uma peconha e corta o cacho, na sua base, tendo o cuidado
para que não se desprenda uma quantidade elevada de frutos das ráquilas”. Diz o
professor Miguel Cassiano, que, no problema apresentado aos alunos, cada árvore
fornecerá cinco cachos e que quatro cachos enchem uma lata de açaí equivalente
a 15 kg. “Normalmente, um bom escalador é capaz de colher de 150 a 200 kg de
frutos numa jornada de trabalho de 6 horas”. Relata o professor, que no
problema contextualizado o escalador colherá 10 latas de açaí por hora. “A
colheita, preferencialmente, deve ser realizada pela manhã, pois, as chuvas
normalmente acompanhadas de ventos fortes, ocorrem com maior frequência no
período vespertino e tornam mais difícil a escalada nos estipes, que ficam mais
escorregadios.” Segundo Oliveira (2002), com as técnicas de manejo, a
produtividade do açaizal cresce cerca de 75% em apenas três anos de operação do
sistema. Os custos de implantação são recuperados já na primeira safra
manejada. A palmeira do açaí é a base da economia de mais de 20 municípios
paraenses, onde aproximadamente 25.000 famílias estão diretamente envolvidas em
atividades de extração, transporte, comercialização e industrialização de seus
frutos. Entretanto, a possibilidade de ampliar a rentabilidade dos açaizais, de
forma racional e sustentável, melhorando a renda dessas famílias e a
preservação ecológica da floresta é comprovada por Oliveira (2005).
PROBLEMA CONTEXTUALIZADO APRESENTADO COMO ATIVIDADE AOS ALUNOS:
É previsto, a cada família ribeirinha residente por cinco ou mais anos no local de ilha ou beira de rios e várzeas da cidade de Melgaço, o direito à concessão de área local fornecida pela Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU) ou Secretaria do Patrimônio da União (SPU), em conformidade com a Lei nº 11.481/2007. O Sr. Zé Rado, tendo recebido da GRPU o documento do Termo de Concessão para uso da área com medida de 1000m x 1500m para fins de manejo de açaí e extração de palmitos, aproveitou e disponibilizou 100% do referido imóvel para manejo do açaí. Conforme orientação, em cada extremidade da área de 5m x 5m de vértice plantou 04 mudas ou touceiras de açaí, sendo o valor de cada muda de açaí R$ 1,00. Cada árvore fornecerá cinco cachos de açaí por safra e quatro cachos enchem uma lata de 15 kg. Sabe-se que a safra em Melgaço se concentra com maiores produções, apenas nos meses de julho e agosto, necessitando para tanto contratar escaladores e debulhadores de açaí para trabalharem na safra do açaí, durante dois meses, trabalhando seis horas por dia e cinco vezes por semana, apenas pela parte da manhã. Cada escalador contratado consegue colher 150 kg de frutos de açaí por hora, e o mesmo tempo é realizado pelo debulhador para debulhar os 150 kg de frutos por hora. No contrato reza que o pagamento do escalador de açaí será 1/5 de cada lata de açaí apanhada e, o pagamento do debulhador de açaí será
METODOLOGIA
Baseado nas informações inseridas neste e no problema contextualizado acima, os alunos foram orientados pelo professor Miguel Cassiano, a formar grupos de três dos quinze existentes para resolver o problema proposto e realizar os cálculos e demonstrar através dos resultados e discussões, a aplicação da Matemática no manejo do açaí.
Segue os cálculos para resolver o problema proposto:
Especializando em ensino de Matemática – UCAM-RJ
RESULTADOS
E DISCUSSÕES
Após
a resolução do problema contextualizado, os grupos chegaram a seguinte
conclusão, informando que:
A
área total do imóvel é de 1.500.000 m2 e, que existem 60.000
espaços de 25 m2 destinados ao plantio do açaí, onde foram
plantadas 16 mudas de árvores de açaí em cada extremidade do espaço de 25 m2,
sendo 960.000 o total de mudas de açaí e, de R$ 960.000,00 o valor inicial e
total das mudas de açaí. Que foi 4.800.000 o total de cachos extraídos durante
a safra, onde 1.200.000 latas de açaí foram apanhadas na safra. O resultado da
safra foi de 18.000T de açaí, sido necessário contratar 500 escaladores e 500
debulhadores de açaí para trabalhar na safra durante os dois meses. O pagamento
total dos escaladores de açaí durante a safra foi igual a R$ 1.800.000,00 e
cada escalador ganhou na safra R$ 7.200,00. Já, o pagamento total dos
debulhadores de açaí durante a safra foi de R$ 178.980,00 e cada debulhador
recebeu na safra o salário de R$ 3.600,00. Foram 10 latas de açaí apanhadas por
hora. O valor total das latas de açaí vendidas no verão foi R$ 18.000.000,00 e,
o valor das latas de açaí vendidas no inverno foi de R$ 72.000.000,00.
Descobriu-se que o valor do investimento inicial considerando apenas as mudas
de açaí, foi de R$ 960.000,00 e que, o valor do lucro final realizado com a
venda da safra do açaí no verão foi de R$ R$ 11.640.000,00 e, que a comparação
dos valores das vendas de latas de açaí efetivadas no verão e no inverno foi de
R$ 54.000.000,00. Concluímos, portanto, informando que foi gratificante a
resolução deste problema contextualizado, onde aprendemos muito e na prática, e
que, após comparar os valores de venda da safra de açaí efetivadas no verão e
no inverno, comprovou-se que é mais vantagem vender a safra do açaí no inverno,
do que no verão, haja vista, a grande perda monetária e o prejuízo de
exatamente R$ 54.000.000,00.
CONCLUSÃO
Desafiar
a capacidade dos alunos com um problema desta natureza foram formas de
demonstrar o processo da interação em grupos, onde aplicaram as metodologias do
ensino e aprendizagem. Os grupos de alunos se esforçaram ao máximo para
resolver e solucionar o problema proposto e fizeram uso das fórmulas
matemáticas elaboradas e realizaram cálculos diversos com responsabilidade,
competência e habilidade, desempenhando um trabalho magnífico, onde puderam
constatar na via prática, a aplicação da Matemática no manejo de açaí. E assim
sendo, encontraram solução ao problema e aprenderam fazer uso racional da área
de concessão da GRPU, além de se conscientizar sobre a necessidade de se
proteger e preservar o meio ambiente e sua biodiversidade, e também de
conseguir nova forma de subsistência familiar e obtenção do lucro, com o
empreendimento no manejo de açaí. Dessa forma, puderam ver o sentido real de
estudar Matemática, concretizando os objetivos e alcançando as metas através da
obtenção do êxito, que foi tido pelo Professor Miguel Cassiano, como producente
e excelente.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
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em: 03 de jan. de 2017.
Circuito do
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Circuito do
açaí. (2007). Debulha. Disponível em: http://circuitodoacai.blogspot.com.br/2007/08/debulha.html Acesso
em: 21 de jan. 2017.
Circuito do
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Lena Núbia
Bezerra Xavier1, Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira2, Adriana Leônidas
de Oliveira3. (s/d). EXTRATIVISMO E MANEJO DO AÇAÍ: atrativo amazônico
favorecendo a economia regional. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/0602_0406_01.pdf Acesso
em: 23 de jan. 2017.
Lei Nº 11.481 de, 31 de maio de 2007. Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
MEC.
(2008). PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (5ª A 8ª SÉRIES). Disponível
em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf Acesso
em: 28 de fev. 2017.
Auto: SERRÃO,M.C.S. ou MICASISE
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