PROFESSOR DEMONSTRA AS CORES DOS SONS
Entrevista exclusiva com MICASISE, por Gabriela N. Costa.
Professor pesquisador, Miguel Cassiano da Silva Serrão, explica que, após iniciar e concluir a fase II da pesquisa experimental e for construído tal equipamento digital com tecnologia avançada: “toda vez que tocar uma música qualquer, cada nota musical terá uma cor diferente correspondente à freqüência do som com a da luz e seu respectivo comprimento de onda”. Ele demonstrou através da pesquisa experimental na fase I utilizando equipamentos analógicos, as cores dos sons via RGB e o efeito colorimétrico, a fim de fazer aplicação dos resultados iniciais, na fase II à concretizar e, em todos os instrumentos musicais. Na prática, a pesquisa poderia apresentar uma inovação tecnológica no mundo da música: apresentaria o colorido do som e as cores das músicas, entre outras aplicações tecnológicas para a acessibilidade que o autor da pesquisa vislumbra.
Para demonstrar visualmente as cores dos sons via RGB, o professor MICASISE acoplou três fontes de alimentação, três geradores de função, três osciloscópios e um teclado musical a um circuito conjugado usando o CI PLL 567 (detetor de tom) para gerar a frequência do som das notas F#, A# e C#, relativas às três cores primárias da luz (vermelho, verde e azul - RGB), partindo do princípio da colorimetria. O objetivo principal do projeto era demonstrar todas as cores das notas musicais existentes em um teclado musical. Contudo, segundo o professor pesquisador, esse objetivo ainda não foi alcançado em sua plenitude, em virtude da ausência de equipamentos sofisticados para o Século XXI e apoio técnico especializado no laboratório onde desenvolveu a pesquisa inicial.
As notas (Fa sustenido (F#), La sustenido (A#) e Dó sustenido) (C#)) foram escolhidas para o experimento, por não haver um circuito específico de alta seletividade que rejeitasse as altas e baixas freqüências, impedindo que o led ou lâmpada acendesse apenas nas freqüências do som e nas cores desejadas. Cassiano fez a correspondência do espectro visível da luz com a freqüência do som, com base na tabela publicada no artigo de Luiz Netto: “Ouvindo as cores, visualizando os sons”. O professor propôs uma abordagem prática, para o método figurativo citado em tal artigo e ampliou os cálculos das 41 oitavas que distanciam a nota dó médio do piano, em relação a uma das cores do espectro visível, até encontrar a primeira oitava. Além disso, que: na fase II dessa pesquisa amplificará as cores limitadas do espectro visível (as sete cores do arco-íris), para as infinitas betas de cores ocasionadas pelo processo de colorimetria, sistema esse utilizado nos tubos de raios catódicos (TRC) em aparelhos de televisores policromáticos, onde através das combinações das três cores primárias da luz (RGB), consegue-se as demais variações que são vistas quando assistimos a um filme colorido na televisão.
O estudo configurou como monografia do Curso de graduação em Licenciatura Plena em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), antigo Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará – CEFET-PA e demorou mais de dois anos para a conclusão da 1ª fase, iniciada em 2006. Na segunda fase ou fase II, pretende alcançar o objetivo inicial pretendido: realizar as cores dos sons e os sons das cores, em mestrado que aguarda oportunidade para ingresso, ou em doutorado.
Contato: Miguel Cassiano, e-mail: micasisemat@yahoo.com.br, blog: http://micasisegeneral.blogspot.com/
Contribuição textual e entrevista de: Gabriela N. Costa
Por: MICASISE - SERRÃO, M. C. S.
Professor será possível tocar um instrumento e ver os sons de cada nota musical? e as músicas serem coloridas mesmo? Isso será formidável! Fora de série e fenomenal. Quero estar vivo para conferir!
ResponderExcluirBoa sorte professor e sucesso! Vida longa!
Caro Senhor, Boa noite! Saiba que é possível sim, o mais difícil mesno foi comprovar as cores dos sons inicialmente de três notas musicais, com base no sistema RGB e no princípio da colorimetria, ou seja: No campo da Eletrônica fez-se testes com várias cores até encontrar três que possibilitassem o maior número de cores possíveis, que são as três cores primárias da luz o RGB (red, green e blue = vermelho, verde e azul). Este princípio é utilizado no interior do TRC nos televisores policromáticos. Partindo desse princípio colorimétrico que consegue fazer três cores gerarem infinitas cores-luzes coloridas, com base neste é possivel usar a analogia comparativa e ir mais além da imaginação e: se três notas musicais F#, A# e C# geraram as três cores primárias da luz, por que as demais não gerariam as infinitas cores-luzes existentes no espectro colorimétrico? Percebes a abstração e a ocorrência das ondas vibratórias e luminosas em ação? tudo é frequência, sim ou não? É um joguete dos fenômenos da natureza do ir e vir, com menor ou maior intensidade e velocidade de elétrons e partículas de ar que se possa imaginar. Existem outras dimensões da natureza. Não podemos ficar presos e isolados apenas na terceira dimensão de Euclides (comprimento, largura e altura). Já te mostrei uma molécula da informação. Agora só me resta concretizar. E por Estarmos na era tecnológica em que a ciência avança bruscamente, só falta dar o pontapé inicial da fase II desta pesquisa experimental. Que eu tenha vida longa para testar o equipamento ineditamente.
ResponderExcluirUm grande abraço e volte sempre!
OLÁ CARO AMIGO! PARABÉNS PELA CLASSIFICAÇÃO NO CONCURSO.
ResponderExcluirFORTE ABRAÇO!
AILSON NERY
Caro Ailson Nery, muito obrigado pela congratulação e desejo muito sucesso para você! Saiba que o esforço e a dedicação fora recompensada e que é uma satisfação ter você como amigo e leitor.
ResponderExcluirUm grande abraço!
MICASISE
OLÁ PROFESSOR! me conte as novidades
Excluirforte abraço!
AILSON NERY
Caro ilustre amigo Ailson Nery, boa noite!
ExcluirInformo que já estou empossado no cargo de professor de Matemática Rural, pelo Município de Melgaço-Pará, desde abril de 2012. Minha missão pela educação é levar o conhecimento da disciplina de Matemática aos alunos do ensino fundamental que fazem parte das comunidades locais ribeirinhas, situadas na jurisdição do município de Melgaço. Atualmente estou atendendo a segunda Escola Polo. A primeira fora no Porto Viegas, no Rio Tajapuru, e a segunda no Distrito de Areias, no rio Amazonas, próximo da cidade de Gurupá-Pa. Minha função é atender a educação no sistema de modalidade Módulo (durante o ano todo é designado um professor de disciplina diferente e durante os quarenta dias, os alunos estudam quatro horas por dia apenas essa disciplina e realizam as quatro provas avaliativas obtendo o resultado se aprovadas ou não) permaneço durante quarenta dias em cada escola polo atendendo os alunos, ministrando a disciplina de Matemática, as dificuldades dos alunos são alta, mas eu os ajudo ao máximo e comigo ninguém fica reprovado, pois, os ensino a aprender a ver a matemática na prática e de forma contextualizada, onde aprendem tabuada e observam que as quatro operações se resumem em apenas duas: multiplicação é divisão e divisão é subtração e etc.. Meu caro amigo, nessas Escolas Polos inexiste a presença da ciência e da tecnologia e as mesmas são desprovidas de iluminação elétrica, sistema de telefonia e sinal de internet.
E você, como está? Relate algo que eu não saiba da natureza jurídica. Estou procurando e precisando de colaborador e ajuda para concretizar e aprovar o projeto LUZ PARA EDUCAR, querdes contribuir e/ou ajudar? Se souberdes de alguém...
Um grande abraço!
MICASISE
BOM DIA CARO PROFESSOR!
ExcluirFICO MUITO FELIZ POR VOCÊ TER SIDO EMPOSSADO E ESTÁ EM EXERCÍCIO. O ENSINO PÚBLICO PRECISA DE PESSOAS COMO VOCÊ. EU TAMBÉM ESTOU DESENVOLVENDO MINHAS ATIVIDADES NO SETOR PÚBLICO.
FORTE ABRAÇO E TORÇO QUE VOCÊ REALIZE OS SEUS OBJETIVOS!
PROFESSOR, TENHO VONTADE DE REGRESSAR AO MUNICÍPIO DE MELGAÇO,SEMPRE ME RECORDO DAQUELA VIAGEM!
ExcluirFORTE ABRAÇO!
Caro Ilustre amigo Ailson Nery, boa tarde!
ExcluirMelgaço o espera. Mas a beleza esta nos recônditos dos rios um pouco distante da cidade: rios caudalosos, florestas várzicas, cânoro dos pássaros, passar horas pescando e saborear peixe fresquinho, contemplar um espaço todo escuro e estrelado e observar após horas de espera os asteroides que rastreiam a redoma terrestre, o nascer e por do sol entre as águas do rio amazonas e Tajapuru, nada entre jacarés e pirararas, permanecer com o corpo em forma sem academia, viajar de barco, navio, rabeta, bater fotos, filmar, conviver com as nuvens de maruins e carapanãs diariamente em três turnos, respirar ar puro, contato com pessoas diferentes e humildes, viver livre leve e solto (liberdade), fuga do trânsito terrestre e das filas, conviver com a natureza e etc. Há algo melhor que isso? Infelizmente na cidade não temos esse espaço paradisíaco, não é mesmo?
A propósito: escrevi uma matéria sobre a localidade onde estou atendendo e informo algumas situações. Acesse o site http://micasisegeneral.blogspot.com.br/2012/07/sos-micasise-ajuda-nacional-ausencia-da.html que é a página da informação recente do blog MICASISE GENERAL: EDUCAÇÃO E SAÚDE RURAL RESPONSABILIDADE SOCIAL, e fique a par das informações locais, resultado de dois meses de pesquisa na atividade pública docente.
Um grande abraço!
MICASISE