A EDUCAÇÃO NA PANDEMIA
A educação tem por missão educar e reeducar.
No mundo, não existe estática absoluta, de alguma forma haverá movimento, voluntário ou involuntário.
No retorno às aulas presenciais haverá reeducação no modo de ensino aprendizagem: higienização da escola e salas de aula e uso de máscara constante e outras alterações seguras, evitando-se dessa forma, contágios pelo corona vírus covid 19, pois, ainda estamos envolvidos pela natureza da pandemia.
Não obstante, a educação não pode parar, devendo continuar.
Por certo que muitas consequências advirão com essa retomada. No entanto, deve-se permanecer atento aos acontecimentos.
Para tudo na vida há uma resposta e solução.
O correto é que as aulas tivessem sido continuadas e continuassem no mundo virtual on line, fazendo a transição com acesso a ferramentas de aprendizagem remota, ou fossem por meio de radiodifusões, canais de "televisão pública da educação ou governamental", ou utilizando-se das tecnologias voltadas à educação conforme disponível em: https://www.somospar.com.br/blog/categoria/tecnologia-da-educacao/ Acessado em:14/07/202, e/ou, através do uso de ferramentas tecnológicas da Microsoft Office 365 para escolas & alunos/microsoft educação, disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/education/products/office https://www.microsoft.com/pt-br/education/products/office Acessado em: 14/07/2020, considerando que as aulas presenciais estão sujeitas as ações virais pelo covid 19, não sendo prudente ou producente, expor a comunidade escolar aos contágios suscetíveis durante a pandemia.
Por certo e obrigatoriamente que deverá haver apoio e subsídio financeiro por parte do governo federal, estadual e municipal, para que se alcance esses fins e propósitos educacionais, tão cogitado e exigido nos momentos circunstanciais, a questão do ensino remoto na educação durante a pandemia. É muito difícil e complicado conviver com a desestrutura da educação no Brasil, principalmente nas zonas rurais, onde a educação tem que ser ofertada a sociedade comunitária local.
Os fatos falam por si: povo na rua-contaminação. Povo na escola-contaminação. A máscara não protege 100%, impede transmissões, temporariamente, pois ao contrário, muitos profissionais da saúde não sofreriam óbitos pelo planeta, estando ainda, mais bem protegidos. O ser humano é frágil por natureza: sói mortal.
Fazer testes, somente em laboratórios e locais de treinamentos e pesquisas com cobaias, não humanas.
Com o avanço da Ciência e tecnologia houveram inovações de todos os tipos e formas, criando-se possibilidades e facilidades em prol das necessidades e confortos humanos, apesar de tudo isso, nota-se ainda que, em pleno Século XXI, muitos ainda não aderiram ou se inseriram a esse salto do conhecimento, permanecendo-se em eras remotas, do atraso científico e tecnológico. Não obstante, na época covidiana, a ciência pesquisa de um lado e a tecnologia ampara do outro, sempre em harmonia. Contudo, se observarmos claridianamente, verificaremos que a Ciência e a Tecnologia, são roupagens da Educação, que as revestiram de sabedoria com seus ensinamentos regados dos infinitos conhecimentos milenares cintilares, abstratos e concretos, em um processo de lapidação constante e brilhos interminantes...
Educar é ensinar e aprender é estudar. Já, reeducar é uma nova forma de ensinar e de estudar, é provocar mudanças corretivas com coordenadas positivas e desenvoltas.
Observamos exemplarmente nesses momentos de pandemia, que, mesmo com todos esses esforços dos avanços da ciência e da tecnologia, a educação ainda caminha de mãos dadas com a carência das Tecnologias de informação e Comunicação (TIC) voltadas para educação, ficando patente, que a retomada às aulas presencialmente, confirmam tal afirmação.
Pôr em risco a vida de pessoas, não é papel da educação.
Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas- Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JO_5x5kk1cc&list=PLtAfuZxRErwj085VJzV8T0nwT94p3WqnD https://www.youtube.com/watch?v=JO_5x5kk1cc&list=PLtAfuZxRErwj085VJzV8T0nwT94p3WqnD Acessado em: 14/07/2020.)
Portanto, resta agora sopesar sobre os efeitos que acontecerão com a retomada das aulas presencialmente, onde, o risco é acentuado, considerando estarmos ainda convivendo nos momentos de pandemia mundial, provocada por ações inesperadas e nefasta do covid 19.
"Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato".
Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade. (Buda)
O conflito não é entre o bem e o mal, mas entre o conhecimento e a ignorância. (Buda)
A educação é uma palavra espinhosa, com vários sentidos, onde, a alguns terá sentido curto, a outros médio e, a outroutos longo, dependendo da natureza da profundidade da perfuração do espinho nesse ser. (MICASISE)
Educação é conhecimento, ignorância é a ausência do conhecimento.
Cordialmente,
Autor: SERRÃO, M. C. S. ou MICASISE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro cidadão é uma honra tê-lo como leitor. Agradeço a preferência e se sinta a vontade para fazer seu comentário e sugestões.
Cordialmente,
MICASISE - (SERRÃO, M. C. S.)