REIVINDICAÇÕES, PROPOSTAS E
SOLICITAÇÃO DE GESTÃO DE SENTIDO PARA CONCRETIZAR A SÍNTESE DAS NECESSIDADES
PENDENTES DAS 22 ESCOLAS POLOS DA EDUCAÇÃO RURAL, EXISTENTES NO MUNICÍPIO DE
MELGAÇO, NO ESTADO DO PARÁ.
- Caros leitores e Cidadãos Melgacenses, reporto-me a Vossas Senhorias, informando que estes documentos abaixo relacionados e aprovados por votos da maioria dos colegas professores no GT 01 (grupo de trabalho) no dia 05/06/2013, realizado na escola Tancredo Neves, em Melgaço na ocasião da V Conferência Municipal de Educação (SME), documentos esses que já tramitam na Câmara Municipal de Melgaço para ser analisado e avaliado por essa repartição pública, onde fora entregue pessoalmente o Ofício sob Nº 001/2013 à pessoa do Excelentíssimo Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, o Sr. José Getúlio Viegas de Lima, sendo o mesmo apresentado e aprovado como forma de Moção, no grupo de trabalho específico, e entregue para ser anexado no relatório final da V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, realizada em Melgaço, conforme segue:
À: V
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, PARA SER INSERIDA COMO ANEXO DO RELATÓRIO
FINAL.
Melgaço-Pa, 04 de junho de 2013.
Melgaço-Pa, 04 de junho de 2013.
Assunto:
Reivindicações,
propostas e solicitação de gestão de sentido para concretizar a síntese das
necessidades pendentes das 22 escolas polos da educação rural, existentes no
município de Melgaço, no estado do Pará.
ESTE TRATA SOBRE A
SÍNTESE DAS NECESSIDADES PENDENTES DAS 22 ESCOLAS POLOS RURAIS, EXISTENTES NO
MUNICÍPIO DE MELGAÇO-PARÁ, EXTRAÍDAS DURANTE O ATENDIMENTO E ENCERRAMENTO DOS
MÓDULOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA RURAL, EM CINCO DENTRE AS 22 ESCOLAS POLOS,
NO DECORRER DO PERÍODO LETIVO DE ABRIL A DEZEMBRO DO EXERCÍCIO DE 2012, E DE
FEVEREIRO A ABRIL DE 2013, TENDO ESSA POR OBJETIVO SANAR AS NECESSIDADES
TANGENTES E PENDENTES DESSES POLOS, E POR META ALCANÇAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
RURAL MARAJOARA E A FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA DOS ALUNOS DESSA MODALIDADE DE
ENSINO.
ESCOLAS POLOS ATENDIDAS:
·
1-
ESCOLA: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
RIO
TAJAPURU-GRANDE, PORTO: VIÉGAS;
·
2
- ESCOLA: LUIZ TAVEIRA
LOCALIDADE:
DISTRITO DAS AREIAS, RIO AMAZONAS – PARÁ;
- 3 - ESCOLA:
OZÉIAS GUIMARÃES
LOCALIDADE:
CACUAJÓ - MELGAÇO – PARÁ;
- 4 - ESCOLA:
FRANCISCO VIANA DE ARAÚJO
LOCALIDADE:
RIO TAJAPURUZINHO - MELGAÇO – PARÁ;
- 5 - ESCOLA: FRANCISCO VIEGAS
LOCALIDADE:
RIO LAGUNA - MELGAÇO – PARÁ.
PERÍODO DE ATENDIMENTOS:
ABRIL/MAIO-2012; JUNHO/AGOSTO-2012; SETEMBRO/OUTUBRO-2012; NOVEMBRO/DEZEMBRO-2012; DE MARÇO A ABRIL DE 2013.
DIMOR (DIVISÃO MODULAR RURAL)
COORDENADOR: MANOEL MARQUES TENÓRIO,
PROFESSOR
(AUTOR): MIGUEL CASSIANO DA SILVA SERRÃO
MELGAÇO/PARÁ
JUNHO-2013.
SÍNTESE
DAS NECESSIDADES GERAIS DAS 22 ESCOLAS POLOS RURAIS, EXISTENTES NO MUNICÍPIO DE
MELGAÇO-PARÁ:
A educação rural possui características
peculiares e organizações padronizadas, portanto, as necessidades são as
mesmas. Analisado a situação dos fatos por esse ângulo de observação, ficara
confirmado que o processo da inclusão científica e tecnológica e a implantação
dos sistemas de energia elétrica (alternativa e renovável), comunicação
(telefones fixos e móveis), informações (informática) e sinal de internet (rede
de computadores) são vistas pelo autor como necessidades básicas fundamentais e
de extrema urgência para a educação rural, onde se requer tratamento sério e
atendimento urgente, pois propiciará elevar ao ápice a qualidade da educação
rural marajoara e o atendimento dos alunos dessa modalidade de ensino, que em
contrapartida terão formação de excelência.
Segue abaixo 44 (8 foram suprimidos) permanecendo apenas 36 itens, extraídos dos cinco
relatórios apresentados à DIMOR, resultados observados pelo autor, no decorrer
do atendimento da disciplina de Matemática nesses cinco polos da educação rural
marajoara, município de Melgaço, durante o exercício de 2012 e início de 2013.
REIVINDICAÇÕES, PROPOSTAS E SOLICITAÇÃO
DE GESTÃO DE SENTIDO PARA CONCRETIZAR A SÍNTESE DAS NECESSIDADES PENDENTES
DESSAS 22 ESCOLAS POLOS RURAIS, EXISTENTES NO MUNICÍPIO DE MELGAÇO-PARÁ:
- 1 - Caixa de primeiros socorros;
- 2- Balança para pesar os alunos cadastrados nos programas das bolsas escola e família...;
- 3- Gerador elétrico e/ou Conjugado de 20 KVA;
- 4- Aquisição de placas fotovoltaicas (placas solares), baterias estacionárias, de 12v, acumuladores de cargas, inversores de 12v para 110v de alta potência e; painéis automatizados e etc....
- 5- Instalação elétrica e hidráulica completa, por toda a escola e seus departamentos;
- 6- Ventiladores de teto e quadros magnéticos;
- 7- Freezeres para conservação dos perecíveis da merenda escolar e usos diversos da escola;
- 8- Aquisição de mídias: data show, computadores, notebook e etc., para contribuir com o processo de ensino aprendizagem em sala de aula;
- 9- Bombas de captação de água potável e devida instalação hidráulica, visando abastecimento dessas escolas polos rural;
- 10- Caixa de água com capacidade mínima de 3m3 (3000 litros)
- 11- Dar a devida manutenção e conservação dos equipamentos e bens patrimoniais público;
- 12- Construção e implantação de sala ampla de 7m x 8m, equipada, destinada e específica à informática;
- 13- Aquisição de 13 computadores ou note books modernos, no mínimo por polo e interligados ao sinal da internet;
- 14- Ampliação dessas escolas pólos com salas de biblioteca, direção, professores, mais a revitalização (pinturas) e conservação das mesmas, zelando pela devida manutenção permanente dessas;
- 15- Reformas e construção dos trapiches e/ou pontes e ancoradouros para embarque e desembarque, na direção frontal da escola Pólo;
- 16- Mapa fluvial das rotas de cada pólo rural de Melgaço, atualizado e em GPS disponibilizados nas escolas pólos, DIMOR e Prefeitura;
- 17- Dar apoio e contribuição ao PRÉ-PROJETO LUZ PARA EDUCAR, do autor professor Miguel Cassiano, que visa a inclusão científica e tecnológica, através da implantação dos sistemas de iluminação elétrica (energia elétrica alternativa e renovável), comunicação (telefonia fixa e móvel), informação (informática) e do sinal de internet (rede de computadores), em todas as 22 escolas pólos rurais existentes no município de Melgaço-Pará.
- 18- Disponibilizar as Lanchas da educação para levar e trazer os profissionais da educação rural ao destino das escolas polos, no início e fim de cada módulo desses polos, e que seja de caráter permanente e em conformidade com o cronograma anual completo a ser elaborado, construído e atendido pela administração pública de Melgaço, haja vista não configurar e/ou caracterizar desvio de função de uso esse procedimento, considerando-se que estará levando e trazendo os servidores públicos profissionais da educação rural do município de Melgaço: professores (as), diretores (as) e administradores (as) e etc.;
- 19- Estabelecer cotas de estoque médio anual e permanente de combustível: óleo diesel e/ou gasolina, para abastecer as lanchas escolares e os geradores elétricos das escolas pólos;
- 20- Acrescentar ao provento dos professores rurais, o valor destinado ao SALÁRIO DE INSALUBRIDADE, já ofertado aos professores do estado;
- 21- QUINTUPLICAR (multiplicar por cinco) o valor de 20% da FG ESCOLA DIFÍCIL ACESSO, destinado e pago aos profissionais da educação: professores rurais, proveniente ao difícil acesso e permanência nos pólos rurais existentes no município de Melgaço, e transformar o mesmo, em VALE REFEIÇÃO;
- 22- Aumentar o valor destinado ao docente que possua diploma de curso superior: ADICIONAL NÍVEL SUPERIOR de 80% para 100% equiparando esse, ao valor já pago pelo Estado e na cidade de Belém-Pa;
- 23- Incorporar os abonos do profissional da educação rural e urbano ao salário base, e não apenas agregar ao mesmo;
- 24- Preservar e ter o devido cuidado e fazer a manutenção permanente dos patrimônios públicos municipal e da educação rural;
- 25- Efetivar a construção de auditório central nas escolas pólos rurais, destinado às reuniões, conferências, seminários, apresentações de atividades educacionais, políticas, comunitárias, congressos e etc.;
- 26- Realizar a construção de quadras esportivas nos pólos para atender a educação física, os desportos e o lazer;
- 27- Construir todas as escolas pólos em alvenaria;
- 28- Realizar a construção do espaço reservado de moradia aos docentes rurais, com o devido conforto, tecnologia e isolamento privativo;
- 29- Criar o núcleo de informática de Melgaço com provedor de internet para atender também a zona rural;
- 30- Disponibilizar lancha escolar em cada localidade do pólo, haja vista a longa distância e difícil acesso;
- 31- Disponibilizar lancha escolar da educação para levar e trazer os alunos aos pólos rurais, considerando-se a distância e a morosidade dos barcos atualmente utilizados;
- 32- Valorizar o docente rural e ofertar curso de formação continuada de Latus e Strictus Sensus (Especialização e Mestrado), em cada área específica, por meio de convênios firmados com faculdades credenciadas pelo MEC;
- 33- Ofertar a educação rural marajoara com qualidade e com inclusão da ciência e tecnologia, visando-se obter o êxito na formação e capacitação dos alunos dessa modalidade de ensino público, considerando-se a globalização;
- 34- Efetivar o pagamento dos profissionais da educação rural, todo dia 5 útil de cada mês, impreterivelmente;
- 35- Estocar a merenda escolar para dois meses, e melhorar o cardápio (menu) da mesma, visando a qualidade de vida e do atendimento aos alunos da educação rural;
- 36- Utilizar e aplicar parte do dinheiro do FUNDEB e/ou do FNDE para custear os itens acima relacionados de 1 a 36, referentes às reivindicações e propostas.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
A Lei nº 9394/96 (LDB), em nenhum momento
sequer faz menção ou discrimina quanto à oferta da educação, seja esta urbana,
suburbana e/ou rural ribeirinha, permanecendo, portanto, a mesma com iguais
teores de deveres, direitos e obrigações. Notoriamente observamos que com a
ocorrência dos atendimentos das REIVINDICAÇÕES, PROPOSTAS E SOLICITAÇÃO DE
GESTÃO DE SENTIDO PARA CONCRETIZAR A SÍNTESE DAS NECESSIDADES PENDENTES DESSAS
22 ESCOLAS PÓLOS RURAIS, EXISTENTES NO MUNICÍPIO DE MELGAÇO-PARÁ, mais o fato
da INCLUSÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA através da IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE
ENERGIA ELÉTRICA (alternativa (gerador elétrico) e renovável (placas
fotovoltaicas ou solares), COMUNICAÇÃO (telefones fixos e móveis), INFORMAÇÃO (informática)
e SINAL DE INTERNET (rede de computadores), isso acontecendo, os objetivos
serão concretizados e as metas alcançadas, no que se refere à qualidade do
ensino ofertado nas escolas pólos da educação rural marajoara, existentes no
município de Melgaço-Pará, além da obtenção do êxito na formação e qualificação
dos alunos dessa modalidade de ensino público rural. Ressalta-se também que, ao
ser atendido as sínteses essas propostas de pendências dessas escolas pólos da
educação rural, existentes no município de Melgaço-Pará, ocorrerá com certeza
absoluta, à qualidade da educação rural marajoara e a formação de excelência
dos alunos dessa modalidade de ensino modular, que permanecerão desde já,
qualificados e aptos a ser inseridos no mercado de trabalho, considerando-se
que o processo da globalização exige a mão de obra qualificada, e profissional
gabaritado e dotados de competências (teorias) e habilidades (práticas).
NESTES
TERMOS PEDE DEFERIMENTO.
Atenciosamente, o autor,
Atenciosamente, o autor,
Professor de Matemática, Rural – Servidor
Público Efetivo de Melgaço
Autor: SERRÃO, M. C. S. - MICASISE
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MICASISE - (SERRÃO, M. C. S.)