9 de fevereiro de 2013

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA 

 EXPERIMENTAL – FASE II:

AS CORES DOS SONS E OS 
SONS DAS CORES
LUTAR É VENCER O DESCONHECIDO, É VIVENCIAR O ABSTRATO! É RECONHECER SUAS FRAQUEZAS, E DESVENDAR O QUE ESTA ALÉM DOS SENTIMENTOS E PENSAMENTOS. É NOTABILIZAR OS FENÔMENOS, BUSCANDO-SE AS RESPOSTAS QUE NÃO ESTÃO FORA, E SIM DENTRO DE CADA UM DE NÓS.
(MICASISE -TAC - 2008, PAG.11).


PRÉ-PROJETO DE PESQUISA 

 EXPERIMENTAL – FASE II



TÍTULO:
AS CORES DOS SONS E OS SONS DAS CORES


IDENTIFICAÇÃO

MIGUEL CASSIANO DA SILVA SERRÃO



PERFIL DE MICASISE:

Especializando em Ensino de Matemática, pela UCAMPROMINAS - MG; Pós-Graduado nos cursos de Aperfeiçoamentos de: Abordagens e Tendências nas Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD), na área da Educação Especial, pelo IFPA, 2009 - (180h) e; Formação de Tutores na área da Educação à distância (EAD), pela UFF, 2009 - (180h); Licenciado Pleno em Matemática pelo CEFET/PA, atual IFPA, 2008; Concluído o curso de Capacitação para professores da UAB/EAD, pela NEAD/IFPA - (120h); Concluído o curso de capacitação e construção de disciplina na Plataforma Moodle, Capacitação na formação de Professores Pesquisadores da UAB/EAD, pela NEAD/IFPA, 2011 – (120h); Professor Tutor à Distância (AD) pela UAB/EAD/IFPA-CAPES/MEC, desde 2008 a 2012, tendo atendido os cursos de Pós-Graduação em Aperfeiçoamentos e de Licenciatura Plena em Matemática/EAD para a Capacitação e Formação de Professores da rede pública de ensino; Professor Pesquisador das Cores dos Sons e dos Sons das Cores, sendo autor da Pesquisa Experimental intitulada: A Demonstração das Cores dos Sons via RGB e o Efeito Colorimétrico, analogicamente; Ex-Membro da (o): CPA (Comissão Permanente de Avaliação do CEFET/PA), 2006 a 2008; Colegiado de Licenciatura Plena em Matemática do CEFET/PA, na condição discente, 2006 a 2008; Comissão Eleitoral/2008 (Na Escolha do Diretor Geral do CEFET/PA); Ex-Diretor Executivo do Diretório Central dos Estudantes - Educação - DCE/CEFET-PA, nos cargos de I Tesoureiro e Presidente nas Gestões: UNIDOS PARA LUTAR e ÁGUIAS EM AÇÃO!, 2006 a 2008; Ex-Bolsista da: Coordenação de Licenciatura Plena em Matemática do CEFET/PA, 2006 a 2007 e da; Diretoria de Relações Comerciais e Comunitária (DIREC/CEFET/PA) na função de Auxiliar Administrativo e Digitador, 2007 a 2008; Participação no processo de implementação da Lei Nº. 10.639/2003 no CEFET/PA, 2006; Participação em Vários Congressos e Seminários, incluindo alguns na área de Matemática e demais áreas do conhecimento; Congressos da UNE com elaborações de propostas que contribuíra na construção dos projetos de inclusões sociais, durante os debates e aprovações da: Reforma Universitária; PROUNE; COTAS; Elaborando, debatendo e aprovando na ocasião do I CONCEFET/MEC-DF: Normas concernentes a obrigação do Ensino Profissionalizante na Educação Básica Nacional e, da inclusão social em prol dos direitos e interesses estudantis e da coletividade em geral brasileira, já em atividade e uso pela nação brasileira, 2006; Participação no Processo de Retomada e Reintegração de Posse da Sede atual da UNE/UBES na Praia do Flamengo-132 - RJ, 2007, Sede essa, outrora destruída pela ditadura militar; Tido realizado vários cursos extracurriculares de: Mecânica Básica e Equipamentos Diesel (MEC-BED.); Eletricidade Veicular Etapa I e II; Eletrônica Básica TV Mono e Policromática; Contabilidade Prática; Noções Gerais de Direito; "Psiquiatria Forense"; Violão sem mestre (autodidaticamente); oficina de violino; informática básica e etc.; Ex-Servidor Público Municipal/SP; Ex-Membro da GNOSE a Ciência do Auto-Conhecimento tendo por base os quatro Torais da sabedoria: Ciência, Arte, Mística e Filosofia Transcendental, incluído a Psicologia Revolucionária...; Nadador; Autor e Compositor das músicas: O Cogumelo do Destino da Humanidade; o Submundo do Desempregado; Flor Marajoara; A Travessia da Laguna; Na Praia; Triste Tarde de Agosto; A Fada; Volta à Floresta, Sem dizer adeus e; etc.; Contribuidor voluntário da Justiça Eleitoral em época das Eleições Comuns e Gerais, atuando na função de Presidente de Mesa há mais de 12 anos, desde 2004; Inventariante do processo Judicial da Ação de Inventário por Arrolamento dos Bens e Direitos Hereditários com Causa Ganha na expedição do Formal de Partilha Amigável, 2006 a 2007; Professor particular na área das Exatas (ensino básico); Realizando o curso de EAD em Administração Financeira e Contábil; Informática na educação e; Dimensionamento de Sistemas Solares Fotovoltaicos; Servidor público municipal do município de Melgaço-Pará exercendo o cargo de Professor de Matemática - Educação Rural; Autor, idealizador e Coordenador do PROJETO LUZ PARA EDUCAR, tendo por objetivo, a inclusão científica e tecnológica através da implantação dos sistemas de iluminação elétrica (alternativa e renovável), comunicação (telefonia), informação (informática) e sinal de internet (rede de computadores), que atenderá 22 escolas polos da Educação Rural marajoara existentes no município de Melgaço-Pará; Autor dos projetos: COLAÇÃO DE GRAU DA INFÂNCIA E; ALEGRIA DAS CRIANÇAS; Administrador do Blog: MICASISE GENERAL e etc., etc., etc..

 Nessa hipotética fase II do projeto experimental, intitulado: As cores dos sons e os sons das cores,  utilizaremos como base, o resultado da pesquisa experimental realizada na Fase I, por MICASISE: As cores dos sons via RGB, e o efeito colorimétrico, onde, demonstrara analogicamente, as cores dos sons de três notas musicais F# (R)A# (G)C# (B) (fá, lá e dó sustenidos) equivalentes as cores do RGB (red, green e blue) e o efeito colorimétrico, combinação dessas três cores...

OBJETIVOS


Gerais:
Iniciar à fase II desta pesquisa experimental voltada à área da música; 
Construir um equipamento capaz de realizar as cores dos sons e os sons das cores de todas as notas musicais, existentes em cada instrumento de música;
Usar como base, o resultado da pesquisa experimental concluída pelo autor em 2008, ora aqui chamada de fase I, onde, demonstrara as cores dos sons via RGB, e o efeito colorimétrico, e etc.

Específicos:
Demonstrar as cores dos sons e o som das cores de todas as notas musicais, existentes em cada instrumento de música.

JUSTIFICATIVA

Os fenômenos espectros audímetros visíveis, há tempos estão sendo estudados por pesquisadores, desde a época de Isaac Newton, até a era atual. Sua aplicação é de vital importância para a tecnologia e sua inovação, assim como ao desenvolvimento da ciência, que caminha a passos longos. Muitos outros intentaram a tal evento, acirrando cada vez mais a expectativa do êxito. Luiz Netto cita inclusive em seu Artigo: visualizando os sons ouvindo as cores, que é possível alguém através de algum equipamento realizar tal demonstração e acontecimento, no entanto para ele, Luiz Netto, ainda é considerado como algo figurativo. MICASISE fora além das expectativas e demonstrara a possibilidade real, acirrando cada vez mais ao Êxito, onde pretende alcançar como meta, o resultado dessa pesquisa experimental, ora chamada de fase II. Estender esses estudos e dar início a fase II dessa pesquisa experimental e dar novos rumos à tecnologia, é um dos objetivos e metas, propósitos esses, alcançáveis a longo ou médio prazo, e que terá como base,  o resultado da fase I, e a metodologia do cronograma das atividades constante para essa segunda etapa decisiva. 
Partindo do princípio da fase I dessa pesquisa, ficou determinado que é possível tal realização, bastando para isso apoio financeiro, técnico e institucional, e dar continuidade nessa pesquisa e início dessa fase II.

REFERENCIAIS TEÓRICOS


NEWTON ISAAC,
Poucos homens contribuíram tanto com o progresso da ciência como Isaac Newton, físico, astrônomo e matemático inglês. Suas descobertas no campo da astronomia, da física e da matemática foram de tal importância que se pode falar de uma “revolução newtoniana”. Seus trabalhos sobre a composição da luz branca conduziram à moderna física ótica; a formulação das três leis do movimento levou à lei da gravitação universal; na Matemática, ele lançou os fundamentos do cálculo infinitesimal.

MICASISE, 
Ser inquieto, Professor Especialista em ensino de Matemática. Servidor público: professor de Matemática da educação rural de Melgaço-Pará. Professor Pesquisador das Cores dos Sons e dos Sons das Cores, onde demonstrara as cores dos sons via RGB e o efeito colorimétrico. e etc...


IMPORTÂNCIA

O autor informa que o projeto experimental é versátil e que abrange largamente outras áreas do conhecimento, podendo sua aplicação ser estendida e utilizada com sucesso nos campos da indústria, comércio, educação, sistemas de alarmes e automação, informação, investigação, robótica, mecânica, eletricidade, eletrônica, trânsito, medicina eletrônica avançada, pesquisas diversas, ciência e tecnologias avançadas e, etc., beneficiando, principalmente, a área da música. Como vimos, tal ideia desse invento é versátil, e seu raio de aplicação e uso nos  campos dos conhecimentos é vasto. O autor n
ão sabe informar ao certo, sobre a relação tempo e valor monetário necessário para a concretização dessa pesquisa que se pretende iniciar, informa apenas, que poderá ser de médio a longo prazo, contudo, realizável.

METODOLOGIA

Será necessário para a concretização da pesquisa experimental, o uso do laboratório de Eletrônica analógica e digital, além de pessoal técnico qualificado nas áreas das Engenharias Eletrônica e Elétrica, Automação e Robótica e área das Ciências Exatas, assim como efetivar o cronograma completo, que, provavelmente sofrerá e adotará mudanças necessárias à concretização desse equipamento eletrônico de alta tecnologia.


Cronograma das atividades da fase II:

1-     Serão estudadas e aplicadas, novas técnicas científicas e inovações das tecnologias;
2-      Far-se-á o estudo e aplicação do processo de colorimetria para aplicar as combinações das betas de cores e nuances, partindo-se do princípio RGB, sistema este usado no tubo de raios catódicos (TRC) da televisão policromática;
3-      Será feita pesquisa de estudo em todos os instrumentos musicais, objetivando-se conhecer a quantidade de oitavas e de notas musicais existentes em cada um desses equipamentos, objetivando-se calcular a quantidade de cores, matizes e nuances necessárias e possíveis de ser efetivadas, através das sucessivas combinações colorimétrica, ou usar Geradores de Barras, Osciloscópios e/ou violão, e aplicar os seguintes procedimentos: Acoplar um violão por meio de um captador de som ao Gerador de barras e este ao osciloscópio, e ir anotando o resultado das cores geradas na emissão de cada nota musical existente nas casas do braço do violão; ler e calcular as medidas exibidas na tela do osciloscópio, e anotar as frequências relativas às emissões de cores geradas pelo intermédio dos emitidos pelas notas musicais.  O resultado será utilizado na construção de uma tabela específica, contendo todas as notas musicais de cada instrumento específico e os respectivos valores das frequências dos sons e da luz, com seus correspondentes comprimentos de onda, ou seja, vai-se calcular as cores determinadas de cada som emitido, em cada nota musical distinta. Cada nota musical emitirá uma luz com cor diferente, que será padronizada conforme tabela a ser concretizada, conforme indicada anteriormente. Exemplo: Se tivermos uma música que contenha 85 notas musicais diferentes, incluindo-se os bemóis, naturais e os sustenidos, automaticamente teremos 85 cores de sons diferentes, eficazmente. Que isso fique compreendido, e que repercuta da mesma forma, em cada instrumento musical. Tenhamos o violão agora como exemplo: Características: Instrumento musical que usa seis (06) cordas de aço ou nylon; possui 19 casas com seis notas musicais diferentes em cada casa, onde, após calcular o produto 19(6) resultará em 114 notas musicais diferentes, com suas respectivas cores distintas e padronizadas, estando em consonância com o resultado dos cálculos das frequências efetivadas. Tal instrumento, no caso desse violão, terá capacidade de emissão de 114 cores com sons desiguais, e possui 9,5 oitavas (114 / 12 = 9,5) e assim sucessivamente. Atenção: No campo musical temos uma variedade imensa de instrumentos musicais, tais quais: Violão, violino, violoncelo, contrabaixo, saxofone, piano, teclado, sanfona, flauta, guitarra e etc.. O equipamento almejado atenderá e se estenderá, a todos os instrumentos musicais, bastando para isso, o usuário indicar digitalmente na chave seletora, o instrumento requerido que se queira utilisar ou tocar;
4-      Far-se-á estudo e aplicação dos circuitos integrados, sua formulação, construção, fabricação, e sobre a constituição interna de seus componentes eletrônicos, e entre esses, será analisado e usado ou amplificado o CI PLL 567 ,usado na fase I (detetor de tom), e da mesma forma, outros que se fizerem necessários;
5- Serão estudadas, calculadas e criadas fórmulas equacionais, para a construção dos circuitos integrados avançados “inteligentes” e/ou ships multiprocessadores (da era megatecnolosapiens na linguagem do autor), que contenha alta capacidade de calcular e combinar cores, tensões e frequências instantaneamente, para:
a) Todas as cores dos sons de cada uma das notas musicais emitidas e existentes em todos os equipamentos musicais;
b) Os valores de tensões variáveis exigidas para todas as frequências das ondas vibratórias (áudio - som) e ondulatórias (luz e cor) utilizadas, gerando-se por conseguinte, os comprimentos de ondas com seus respectivos valores cromáticos, inerente a cada uma das notas musicais emitidas pelo instrumento musical selecionado;
c) Acionar o circuito de alta seletividade (DIAL) que amarrará as frequências das notas musicais selecionadas, impedindo-se que as altas e baixas frequências e/ou harmônicos, interfiram no acendimento e apagamento da luz (led ou lâmpada), com a cor do som de determinada nota musical, quando emitida por qualquer instrumento musical selecionado;
6- Será estudado e realizado todo o cronograma do roteiro de serviço elaborado para a fase II desta Pesquisa experimental, concluindo-se com a construção e os testes desse equipamento que se pretende construir, perfazendo o uso de alta tecnologia e eficiência com suas especificações e características requeridas para seu funcionamento normal;
7-      Esse equipamento será sintetizado e fará uso das mais altas tecnologias digitais e dos circuitos avançados, à base de chips multiprocessadores e megalosapiens;
8- Tal equipamento será acoplado aos instrumentos musicais e sonoros, por pessoal técnico especializado e qualificado, que farão uso do diagrama esquemático elétrico na instalação e reparo, sendo os únicos responsáveis pela manutenção e reparo de tal equipamento;
9- Sua utilização e aplicação poderá ser em diversas modalidades aplicativas, inclusive nos shows musicais, bandas musicais gerais, e em festas  de pequeno, médio e grande porte, atendendo a demanda a nível local, nacional e internacional;
10-  O equipamento deverá ter alta resistência mecânica, reduzida massa em gramas, consumo elétrico econômico, dimensão reduzida e etc.;
11-   A manutenção será efetivada e realizada por pessoal técnico autorizado, via substituição das placas dos circuitos internos, onde, os CIS (circuito integrados ou chips) terão soquetes de fixação modernizada, com circuito interno de programação diagnóstica e identificador do defeito indicando com perfeição a parte afetada, agilizando o reparo do mesmo;
12-   Vários testes de defeitos serão provocados intencionalmente e realizados em laboratório, objetivando-se a obtenção de auto-diagnóstico e indicadores eletrônicos de auto reparos, nos casos de emergências e etc.;
13-   Dependendo do grau de luminância dos feixes de luzes requerido, poderá esse equipamento ter potência de luminância baixa, média e alta, e etc, etc, etc..

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como podemos observar, a ideia deste pré-projeto tratará de algo extraordinário e muito avançado, e sua pretensão é honrosa, científica e tecnológica, onde muitos não entenderão a linguagem técnica que o autor faz questão de mante-la. Demonstrar as cores dos sons e os sons das cores é algo complexo e requer muito estudo e dedicação, além de uma equipe técnica e de engenharia constituída pelos melhores e mais qualificados profissionais nessa área do conhecimento avançado, tendo como mentor, o próprio autor que fará os testes finais e a defesa desse simples invento. Portanto, seu início e conclusão, seria mais um dos tantos desafios realizados e a realizar pelo autor: MICASISE.


PODEMOS NÃO SER PERFEITO, MAS SEREMOS PERFEITO EM TUDO AQUILO QUE REALIZARMOS. (MICASISE/2011).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1- SERRÃO, M. C. S., A demonstração das cores dos sons via RGB, CEFET/PA, TAC/2008, disponível na Biblioteca do IFPA - Campus Belém-Pará-Brasil;
2-  Disponível em Blog: MICASISE GENERAL
3- Ideias do autor...

Autor: SERRÃO, M. C. S. ou MICASISE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro cidadão é uma honra tê-lo como leitor. Agradeço a preferência e se sinta a vontade para fazer seu comentário e sugestões.
Cordialmente,

MICASISE - (SERRÃO, M. C. S.)