20 de julho de 2011

O SER OU NÃO SER DA MATEMÁTICA, EIS A QUESTÃO!


 Caros alunos, bom dia!

Em matéria de Matemática nem tudo se entende facilmente, porque, na medida em que vamos avançando no conhecimento desta área, muito mais é exigido o uso e aplicação do raciocínio. Muitas vezes ficamos horas e horas observando, sem entender nada, simplesmente. Por que isso acontece? Nosso cérebro é comparado a uma vasta biblioteca, onde existem diversos tipos de informações em quase todas as áreas. Ocorre que, se não tivermos livros abrangentes nessa biblioteca, na área de Matemática básica e/ou avançada, a informação que obteremos será apenas, aquela referente aos livros que possuímos nestas prateleiras, correto? ou as informações obtidas nos livros básicos ou o que até agora estudamos. Todavia existem partes de informações que não se encontram e nem dependem da memória do cérebro, porque se encontra na essência, na consciência, no campo abstrato onde se requer muita concentração e persistência para se alcançar e permanecer nesse nível ou além. Os grandes matemáticos do passado conseguiam, pois havia dedicação exclusiva, era uma profissão e se obrigavam aos estudos e a descobrir mistérios, porque gostavam e sabiam. Hoje em dia, raros são os estudiosos matemáticos e que sabem com fatos abstratos e concretos. Essa é a dívida abstrata da Exatas e alguém tem que pagar com a vida dedicada ao sacrifício nas investigações.

Tudo é difícil no começo. É como aprender a andar de bicicleta, dirigir carro, soltar de paraquedas, nadar e estudar Matemática desde o básico ao avançada no ensino superior. Tudo deve ter e depende de fundamentos elementares básicos e muita prática e força de vontade para se avançar nesses estudos exigentes e praticista. A Matemática não é difícil: o que não existem são livros didáticos práticos-metodológicos e fáceis de entender e que ensinem verdadeiramente a aprender, existem apenas os que complicam a vida do neófito da Exatas e raros são os que exprimem praticamente o saber. Mas enquanto esse livro não chega: basta ler, observar, analisar, repetir e praticar diariamente e insistir! A tecnologia está a nosso favor e tudo que procuramos achamos na internet, não é isso mesmo? Basta saber pesquisar, depois gerará hábitos.

Muitos quando estudam matemática sentem sono e má vontade em seguir adiante e aprender. Abrem um livro ou um caderno olham e, logo fecham sentindo mal-estar, agonia, pois é algo esgotativo que cansa a mente e exige uso do raciocínio lógico, concreto e abstrato. Mas, o que se deve fazer mesmo é lutar contra esses defeitos de caráter psicológico, que odeiam a Matemática e não querem estudar para aprender a se tornar práticos. Em vez de dormir ou abandonar o livro ou o caderno: deve-se relutar contra a má vontade, preguiça mental e o sono e começar a resolver os problemas e questões mais simples de matemática e depois ir avançando aos poucos nos difíceis. Aproveitem os exercícios já resolvidos e repitam até entender e aprender os caminhos usados e depois lutar para resolver os propostos e ainda não realizados. Comecem a resolver os exercícios cobrados as nos concursos públicos, pois são mais trabalhados e exige maior grau de conhecimento e técnica. Chegará o momento em que se começará a sentir prazer em estudar e resolver questões e problemas de matemática. Apliquem os PCN's e inventem problemas com questões envolvendo o cotidiano seu e dos alunos que tornará mais fácil a identificação dos dados expostos e aumentará o gosto por esta disciplina.  Depois se verá que: a Matemática não é um bicho de sete cabeças... é um bicho de milhões de cabeças!!! (brincadeira).

Portanto comecem hoje mesmo a usar este método de estudar e aprender Matemática e terão como resultado, a mudança de caráter e a vontade de estudar e aprender + Matemática.

OBS: quando for estudar matemática escolham um local agradável e silencioso iniciando com um tópico selecionado por você e se dedique aos estudos com vontade e bem concentrados. Se concentrar é ter apenas um único pensamento em ação, ou seja, poderão vir até milhares de informações, porém, apenas sobre tal questão ou tema escolhido, compreendido? Com o passar do tempo começarão a ver os caminhos e as formas de resoluções naturalmente e com maior facilidade. Quando aprenderem repassem e ensinem os colegas e aprenderão muito mais ainda.


NINGUÉM COMEÇA SENDO MESTRE, E SIM, NA CONDIÇÃO DE DISCÍPULO E/OU ALUNO.


QUANDO O DISCÍPULO ESTIVER PRONTO, O MESTRE VIRÁ. 

HAVERÁ UM DIA EM QUE A CLARIVIDÊNCIA MATEMÁTICA FLUIRÁ, E A PARTIR DESSE INSTANTE, EM DIANTE, TUDO SE TORNARÁ MAIS LÚCIDO, FÁCIL E VISÍVEL. (MICASISE/2011)

 

Autor: SERRÃO, M. C. S. - MICASISE