NA RESOLUÇÃO DE DÚVIDAS SUSCITADAS A RESPEITO DE DESCONTO REALIZADO PELO BANCO ANTES DO PRAZO ESTIPULADO....
Bom dia Professores. A respeito dos descontos antes dos prazos...
O Art. 52 do Código de Defesa do Consumidor - Lei 8078/90 reza: § 1º. As multas de mora decorrentes do inadimplemento de obrigação no seu termo não poderão ser superiores a dez por cento do valor da prestação. § 2º. É assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos.
MATEMATICAMENTE PODE SER RESOLVIDA A QUESTÃO FINANCEIRA DO EMPRÉSTIMO EM TESE, VEJAMOS:
Hipoteticamente Antônio efetivou empréstimo sazonal do Banco Expert (BE) da importância supra de R$1.800,00 no dia 10/01/2021 para ser pago na data de 10/02/2021 com acréscimo de 3% ao mês, durante um mês. No entanto, houvera atrasos no pagamento decorrente do não repasse do percentual de 8% no final do ano de 2020, e após ocorrências de Assembleias, Reuniões, Acordos de Cavalheiros e repasse de verbas Federais do FUNDEB que caiu na hora exata, montante esse que dera para arcar com a 2a parte das propostas aprovadas. Antônio, vendo-se cercado de cobradores e diante da corda da dívida no pescoço, que apertava cada vez mais a cada segundo de sua existência, e inclusive o cinto, pois lhes afetara o bolo alimentar... resolvera ir ao Banco Expert e realizar o empréstimo sazonal, ciente de que tal desconto só ocorreria na data pré-determinada. Contudo, o BE, antes mesmo do prazo vencer, aproveitou-se de um valor depositado e bloqueou o valor correspondente ao débito, ou seja: ao ser bloqueado, significara que o cliente já estaria quitando a dívida, mesmo antecipadamente, e que, após 24h, o cliente ao já ter quitado a dívida arbitrariamente, o valor do limite do empréstimo sazonal estaria liberado novamente. Porém, há uma operação matemática a ser realizada, ou seja: o cliente tem direito ao desconto de redução da taxa embutida no empréstimo, ou seja, basta subtrair do índice os meses e/ou dos juros os dias antecipados, simplesmente. Não obstante, os bancos utilizam-se de juros compostos e não dos juros simples, considerando que são instituições financeiras e não sociais.
VAMOS AOS CÁLCULOS DEMONSTRATIVOS UTILIZANDO A FÓRMULA DOS JUROS COMPOSTOS.

Espero ter dirimido as suscitações das dúvidas.
A Matemática é a solução para todos os problemas cotidianos e está presente em tudo que avistamos, concreto e abstratamente (MICASISE).
Um forte abraço a todos.
Atenciosamente,
MIGUEL CASSIANO DA SILVA SERRÃO
Coordenador da Secretaria dos Assuntos Jurídicos do SINTEPP Subsede Melgaço-Pará-Brasil.
Membro do Conselho Municipal de Educação-Melgaço -CME.
Membro do CACS-FUNDEB-Melgaço
Mestre em Gestão e Auditorias Ambientais - UNINI Porto Rico.
Mestre em Energias Renováveis UEA - Espanha.
Especialista em Ensino de Matemática. UCM -RJ.
Especialista em Sistemas Fotovoltaicos Isolados e Conectados à Rede Elétrica - UFV-MG.
Licenciado Plena em Matemática - IFPA-Campus Belém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro cidadão é uma honra tê-lo como leitor. Agradeço a preferência e se sinta a vontade para fazer seu comentário e sugestões.
Cordialmente,
MICASISE - (SERRÃO, M. C. S.)