PESQUISA DE CAMPO NA ÁREA DE MATEMÁTICA-RURAL
AUTOR: MICASISE
ATIVIDADE DE CAMPO NA ÁREA DE MATEMÁTICA, REALIZADA PELOS ALUNOS DA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, TURMA: F8M805, DA EMEF SÃO FRANCISCO, COMUNIDADE DURVAL, MELGAÇO, ORIENTADOS PELO PROFESSOR MIGUEL CASSIANO, TENDO POR OBJETIVO CALCULAR A LARGURA DO RIO FURO DO ITAMARATY NO TAJAPURU-GRANDE, ATRIBUINDO-SE DA MATEMÁTICA, MODALIDADE DESPORTIVA NATAÇÃO E FÓRMULA DA VELOCIDADE MÉDIA.
[1]MIGUEL CASSIANO DA SILVA SERRÃO
ALUNOS DA 8ª SÉRIE DA TURMA: F8M805
[1] Licenciado Pleno em Matemática; Professor Pesquisador das Cores dos Sons e dos Sons das Cores; Especializado em Ensino de Matemática pela UCAM-MG; Ex Professor Tutor à Distância da UAB/EAD/IFPA-CAPES/MEC; Ex Servidor Público Estadual SEDUC/PA; Servidor Público Municipal de Melgaço: Professor de Matemática da Educação Rural; Autor do Projeto Luz Para Educar; Nadador; Músico e Compositor, e etc.;
E-mail: micasisemat@yahoo.com.br
Blog: micasisegeneral.blogspot.com
NOVEMBRO/2014
MELGAÇO-PARÁ
RESUMO
A presente ATIVIDADE DE CAMPO NA ÁREA DE MATEMÁTICA fora realizada no dia 21/11/2014, pelos alunos da 8ª série do ensino fundamental, Turma: 8M805 da EMEF São Francisco, localizada na Comunidade Durval, Rio Tajapuru grande ou Furo do Itamaraty, tendo por orientador o professor de Matemática Miguel Cassiano, e tivera como objetivo, descobrir através de cálculos, a largura deste rio acima citado sem precisar medir, atribuindo-se da modalidade desportiva natação, fórmula da velocidade média e da Matemática. É óbvio que poderíamos calcular pela lei da semelhança de triângulos, no entanto, o espaço requerido para tal cálculo sói reduzido e insatisfatório, pois a área é de várzea. Por esse motivo o professor resolvera adotar um método sofisticado e interdisciplinar, pois, almejara encontrar respostas e resultados que satisfizessem os objetivos e as metas da atividade, e que, demonstrasse aos alunos dessa série, na prática, a aplicabilidade da disciplina de Matemática em seu diário viver, e que dessa acontecendo os alunos viessem obter nova visão sobre esta disciplina milenar, tão repujada pela maioria dos estudantes em nossa nação. Para tanto, os três grupos de alunos constituídos de setes componentes cada, utilizaram-se da metodologia constante no teor do texto, e seguira à risca, dando cumprimento cabal ao cronograma de atividades. Portanto, a atividade de campo na área de Matemática ocorrera conforme programação e cronograma de atividades e ocorrera a travessia a nado pelo professor nadador, filmara-se o evento, marcara e se registrara o tempo de travessia do nadador e sua velocidade média em metros por segundos. Os cálculos também foram efetuados com sucesso, obtendo-se como êxito, o resultado do valor aproximado da largura do Rio Tajapuru Grande ou Furo do Itamaraty, localidade da Escola São Francisco, na Comunidade Durval, município de Melgaço, estado do Pará.
Palavras chave: Atividade de campo na Matemática. Calculando largura de rio aplicando velocidade média. Educação rural. Melgaço-Pará.
- DELIMITAÇÃO DO TEMA
Fora realizada a atividade de campo na área de Matemática, pelos três grupos constituídos de sete estudantes cada, da 8ª série do ensino fundamental, Turma: 8M805, da EMEF São Francisco, Comunidade Durval, município de Melgaço, estado do Pará, sendo os mesmos orientados e acompanhados pelo professor de Matemática Miguel Cassiano, onde fora executada na íntegra toda a Metodologia constante no Cronograma de atividades, e que tivera como objetivo principal calcular a largura do Rio Tajapuru Grande ou Furo do Itamaraty, localidade desta escola, sem precisar medir, atribuindo-se apenas da modalidade desportiva natação, fórmula da velocidade média e uso de algumas ferramentas matemáticas.
- JUSTIFICATIVA
Geralmente os alunos de Matemática aprendem apenas a calcular, utilizando-se das quatro operações: soma, subtração, multiplicação e divisão, permanecendo-se como incógnita aos mesmos, o processo aplicativo, demonstrativo e utilitário dessa disciplina, no processo do diário viver e na obtenção de respostas reais a certos problemas de ordem Matemática, simples ou complexo. Partindo deste princípio, o professor de Matemática Miguel Cassiano, servidor público concursado que atende a educação rural do município de Melgaço, no estado do Pará, vendo a necessidade de se inovar o atendimento e tratamento desta disciplina e, precisando demonstrar a aplicabilidade prática da Matemática a seus alunos, aceitara a proposta de uma das alunas da 8ª série - Turma: F8M805 da EMEF São Francisco, na localidade Durval, propondo ao mesmo que atravessasse este rio acima citado, algo que aproveitara para idealizar e transformar em uma Atividade de Campo na área da Matemática. Planejara o evento com segurança, confiança e responsabilidade, onde mantivera a ordem e protegera a integridade física dos grupos de alunos participantes, ato que favorecera a realização e à obtenção do êxito. Todo o cronograma de atividades fora cumprido à risca pelos três grupos, o empenho fora total e buscara-se o resultado e o concretizar dos objetivos e se alcançara as metas, ao efetivar os cálculos da largura do Rio Furo do Itamaraty, de maneira interativa entre docente e discente e socialmente entre os grupos. Assim sendo, os alunos realizaram a atividade de campo na área de Matemática e obtiveram pleno êxito ao calcular a largura do Rio Furo do Itamaraty, na localidade da escola polo São Francisco, Comunidade Durval, município de Melgaço.
- OBJETIVOS
4.1.Gerais:
Demonstrar na prática o uso aplicativo das ferramentas matemática estudadas em sala de aula;
Incentivar os alunos a estudar e praticar Matemática;
Conceber novas possibilidades de uso aplicativo da Matemática em seu dia a dia;
Sentir prazer em estudar e praticar Matemática ao ver na prática sua utilidade e etc..
4.2. Específico:
Calcular a largura do Rio Tajapuru Grande ou Furo do Itamaraty, localizado na EMEF São Francisco, Comunidade Durval, município de Melgaço, estado do Pará, sem precisar medir, atribuindo-se da modalidade desportiva natação, fórmula da velocidade média e uso da Matemática.
9. REFERENCIAL TEÓRICO
SERRÃO, M. C. S. OU MICASISE, NADADOR de longa distância, que, completara com a travessia que contribuíra na atividade de campo na área de Matemática, a travessia de número 158, incluindo-se as demais outras travessias realizadas nos rios e baia de Melgaço, outrora desafiados, existentes no município de Melgaço, no estado do Pará. Portanto, apto para executar tal atividade física e incentivadora a essa modalidade desportiva de natação; PROFESSOR LICENCIADO PLENO EM MATEMÁTICA e servidor público concursado do município de Melgaço, atendendo a educação rural deste município desde 2012, contribuindo com a formação da sociedade ribeirinha; Autor do PROJETO LUZ PARA EDUCAR, que tem por objetivo a inclusão da ciência e tecnologia, através da implantação dos sistemas de iluminação elétrica renovável (placas solares) e alternativa (geradores), comunicação (telefonia fixa e de celular), informação (inclusão digital ou computadores) e sinal de internet (rede de computadores), em todos os polos da educação rural existentes no município de Melgaço, no estado do Pará; Professor PESQUISADOR DAS CORES DOS SONS E DOS SONS DAS CORES, tendo realizado uma pesquisa experimental, que tivera como resultado, a demonstração das Cores dos Sons de três notas musicais F#, G#, A# via RGB e o Efeito Colorimétrico, e etc....
- METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS
6.1. Procedimentos e atividades aos grupos:
6.1.1. Realizar a cobertura da filmagem de todo o evento durante a travessia do nadador, utilizando-se de barco motorizado para o traslado e proteção (rabeta);
6.1.2. Marcar e registrar o tempo decorrido da travessia do nadador, e informar o obtido aos demais participantes dos grupos;
6.1.3. Calcular a largura do rio Furo do Itamaraty, utilizando-se da fórmula da velocidade média e da Matemática.
6.1.4. Construir e elaborar o relatório final das atividades de campo na área de Matemática, onde cada grupo indicará a importância e relevância do resultado e ocorrido.
- PÚBLICO ALVO
O público alvo são os estudantes ribeirinhos do ensino fundamental da Turma: F8M805 da escola polo da educação rural São Francisco, localizada na comunidade Durval, no Rio Furo do Itamaraty, existente no município de Melgaço, estado do Pará, professor de Matemática Miguel Cassiano, e demais professores, pesquisadores, alunos e interessados no assunto e seu resultado.
7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Grupo
|
Data:
|
Local e Hora
|
Atividade
|
01
|
21/11/2014.
|
EMEF São Francisco - 14h49min
|
Filmar o evento da travessia do nadador e indicar a velocidade média executada.
|
02
|
21/11/2014.
|
EMEF São Francisco - 14h49min
|
Marcar e registrar o tempo de travessia do nadador e sua velocidade média executada.
|
03
|
21/11/2014.
|
EMEF São Francisco - 14h49min
|
Calcular a largura do rio Itamaraty, na localidade da escola São Francisco, utilizando-se da fórmula: S = vm.t(s) e de outras ferramentas matemáticas estudadas em sala de aula.
|
01,
02 e
03
|
24/11/2014.
|
EMEF São Francisco - 13h
|
Construir e elaborar o relatório final das atividades de campo na área de Matemática, e indicar nesta a importância e relevância do resultado e do fato ocorrido, e entregar na data estabelecida.
|
7.1. Cumprimento do cronograma de atividades pelos Grupos um, dois e três:
7.1.1. O Grupo um (01) filmara o evento da travessia do nadador e se utilizara do barco motorizado (rabeta) fornecido pelo representante da comunidade, Sr. Durval, das câmeras de celulares e entregara uma cópia da filmagem ao professor orientador em sala de aula, via bluetooth.
7.1.2. O Grupo dois (02) registrara o período da travessia do nadador, tendo iniciado às 14h49min e findado, às 14h54min, indicado o tempo de exatamente 5min58seg e da velocidade média do nadador, sendo 1m/s valores esses repassado aos demais grupos e ao professor orientador em sala de aula, como resultado da atividade realizada.
7.1.3. O Grupo três (03) efetivara os cálculos com base nos dados fornecidos pelo grupo dois, relativos ao tempo de travessia e da velocidade média do nadador durante o percurso natatório, conforme demonstrado a seguir e através das figuras:

![]() |
O Professor nadador |
![]() |
Escola polo rural-São Francisco |
![]() |
Professor Miguel Cassiano |
![]() |
Alunos realizando atividades em sala de aula. |
7.2. Cálculo
Orientados pelo professor Miguel Cassiano e com base nos dados fornecidos pelo grupo dois, o grupo três realizara os cálculos abaixos, utilizando a fórmula da velocidade média.
Dados fornecidos pelos grupos 1 e 2:
Vm = s/t
Vm = s/t
Vm = 1m/s
t = 5min58s
S = ?
Transformação da medida de tempo de minutos para segundos:
1 min = 60s
logo, 5 x 60 + 58 = 300 + 58 = 358s
logo, 5 x 60 + 58 = 300 + 58 = 358s
Aplicando a fórmula desmembrada do espaço, temos: S = vm.t(s)
S = vm.t(s) = 1m/s(358s) = 358ms/s = 358m.
Solução: a distância (S) em linha diagonal é igual a 358m.
Aplicação do Teorema de Pitágoras:
Solução: a distância (S) em linha diagonal é igual a 358m.
Aplicação do Teorema de Pitágoras:
Supondo-se que a figura da travessia em forma diagonal, seja a de um
quadrilátero quadrado, conforme demonstrado na figura abaixo, onde os lados são
iguais. Neste caso se aplicará o Teorema de Pitágoras para se encontrar o
valor da diagonal do quadrilátero e, se: a diagonal ao quadrado é igual a soma dos lados ao quadrado, resultando em L raiz de 2, então, basta dividir o valor da diagonal
pela raiz de dois, para se obter o valor de L, ou seja, de um dos lados, conforme
demonstrado abaixo.
Cálculo aplicando o teorema de Pitágoras:
Cálculo aplicando o teorema de Pitágoras:
Nota: A diferença em metros da largura deste rio de forma horizontal (H), em comparação com a
travessia (T) feita em forma diagonal (D) é de:
TD – TH = 358 – 253,90 = 104,10m.
Notamos que a hipotenusa (D) é 104,10m maior que os catetos que são iguais, pois são lados de um quadrilátero quadrado, onde todos os lados são iguais. Para comprovar, basta aplicar o teorema de Pitágoras, onde constataremos que a raiz quadrada de 253 ao quadrado + 253 ao quadrado será aproximadamente de 357,7960313
Notamos que a hipotenusa (D) é 104,10m maior que os catetos que são iguais, pois são lados de um quadrilátero quadrado, onde todos os lados são iguais. Para comprovar, basta aplicar o teorema de Pitágoras, onde constataremos que a raiz quadrada de 253 ao quadrado + 253 ao quadrado será aproximadamente de 357,7960313
10. RESULTADO
O resultado desta atividade de campo realizada pelos alunos da 8ª série do ensino fundamental, Turma: 8M805 da Escola São
Francisco, comunidade Durval, foi considerado pelo professor
Miguel Cassiano, como fator positivo e de alta relevância, tanto para o processo de ensino e aprendizagem, quanto à formação dos alunos nesta etapa culminante da educação rural fundamental, contribuindo imensamente com pesquisadores, professores, alunos e demais pessoas interessadas no tema. agradecera a direção da escola e ao representante da Comunidade local, Sr. Durval, e de forma muito carinhosa e especial, aos alunos que participaram efetivamente desta atividade, obtendo um resultado considerado magnífico, sendo os mesmos agraciados com ovação de honra ao mérito pelo êxito alcançado. Este resultado fora de grande importância aos alunos dessa série culminante do ensino fundamental, onde puderam ver e se emocionar ao sentir na prática a aplicação da Matemática, algo que os fez repensar sobre sua maneira de ver a matemática, antes desta atividade de campo na área deste conhecimento milenar. Notado ficara a necessidade de se estudar e praticar Matemática, tanto em sala de aula, quanto no processo do diário viver, e se percebera que a mesma esta presente em quase tudo que avistamos, e principalmente em nosso cotidiano e, que tem utilidade para muitas coisas que nem sequer imaginávamos, inclusive para se calcular a largura desconhecida de um rio qualquer, sem precisar de medição instrumental. Muitos ainda não tinham noção, sobre que a Matemática é responsável por grande parte dos avanços da ciência e da tecnologia em nossa nação e pelo mundo e etc.. Assim sendo, os alunos realizaram com pleno êxito a atividade de campo na área de Matemática, obtendo-se como resultado, o valor de 253,90m referente a largura do Rio Tajapuru grande ou Furo do Itamarati, na localidade desta Escola, na Comunidade Durval, município de Melgaço, estado do Pará.
Miguel Cassiano, como fator positivo e de alta relevância, tanto para o processo de ensino e aprendizagem, quanto à formação dos alunos nesta etapa culminante da educação rural fundamental, contribuindo imensamente com pesquisadores, professores, alunos e demais pessoas interessadas no tema. agradecera a direção da escola e ao representante da Comunidade local, Sr. Durval, e de forma muito carinhosa e especial, aos alunos que participaram efetivamente desta atividade, obtendo um resultado considerado magnífico, sendo os mesmos agraciados com ovação de honra ao mérito pelo êxito alcançado. Este resultado fora de grande importância aos alunos dessa série culminante do ensino fundamental, onde puderam ver e se emocionar ao sentir na prática a aplicação da Matemática, algo que os fez repensar sobre sua maneira de ver a matemática, antes desta atividade de campo na área deste conhecimento milenar. Notado ficara a necessidade de se estudar e praticar Matemática, tanto em sala de aula, quanto no processo do diário viver, e se percebera que a mesma esta presente em quase tudo que avistamos, e principalmente em nosso cotidiano e, que tem utilidade para muitas coisas que nem sequer imaginávamos, inclusive para se calcular a largura desconhecida de um rio qualquer, sem precisar de medição instrumental. Muitos ainda não tinham noção, sobre que a Matemática é responsável por grande parte dos avanços da ciência e da tecnologia em nossa nação e pelo mundo e etc.. Assim sendo, os alunos realizaram com pleno êxito a atividade de campo na área de Matemática, obtendo-se como resultado, o valor de 253,90m referente a largura do Rio Tajapuru grande ou Furo do Itamarati, na localidade desta Escola, na Comunidade Durval, município de Melgaço, estado do Pará.
11. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Muitos alunos e pessoas que estudam a Ciência
das Exatas, nem sequer imaginavam que a Matemática tivesse ferramentas capazes
de descobrir através de cálculos e utilização de fórmula física, a largura de
um rio qualquer, sem ao menos precisar medir. Percebido também permanecera por
muitos, o ato de coragem, a força, resistência, técnica, determinação e
concentração do professor Cassiano, informando alguns alunos que: ainda não
tinham avistado uma ação dessa natureza em toda sua vida estudantil, algo que
fora considerado por alguns, de missão radical emocionante, ao avistar o
professor atravessar o Rio Furo do Itamaraty, na localidade da escola São
Francisco, não para mostrar que é forte, como pensavam alguns alunos, e sim,
para demonstrar que a natação é uma modalidade desportiva que pode ser adotada
como forma de exercitar o corpo físico e a mente com segurança, destemor, técnica
e equilíbrio, além de ter contribuído notoriamente com o resultado desta
atividade de campo e com a formação dos alunos da disciplina de Matemática. O
Professor Miguel Cassiano, agradecera a colaboração da Diretora da Escola São
Francisco, Sra. Rosilma Corrêa Rodrigues e do representante da Comunidade local,
Sr. Durval Corrêa Rodrigues, e de forma muito especial e carinhosa, aos alunos
da 8ª série do ensino fundamental, Turma: 8M805 da Escola São Francisco, que
participaram efetivamente em grupos de maneira interativa e social em conjunto
com o professor, ao realizar a atividade de campo que obtivera como resultado,
o cálculo do valor da largura do Rio Tajapuru grande ou Furo do Itamarati,
localizado na escola São Francisco, comunidade Durval, como sendo de 253,90m.
12. REFERÊNCIA
Constituição Federal Brasileira de 1988, Art.
208;
LDB/96. Art. 32.
Por: SERRÃO, M. C. S. - MICASISE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro cidadão é uma honra tê-lo como leitor. Agradeço a preferência e se sinta a vontade para fazer seu comentário e sugestões.
Cordialmente,
MICASISE - (SERRÃO, M. C. S.)