18 de março de 2012


O CAOS DA BR-316


...O CAOS DA BR-316 EM BELÉM-PARÁ E A PROPOSTA SOLUTIVA DE MICASISE PARA AMENIZAR...

 Valorizar é preciso. Solucionar, muito mais ainda.

 O CAOS DA BR-316


Belém e Ananindeua sofrem com o problema de escoamento de água e veículos automotivos. Nas Docas e Canais em Belém, falta-lhes volume espacial, e, no segmento com extremidades Avenida Almirante Barroso (Belém-Pará) e BR-316 (Ananindeua trajeto pouco antes da cidade de Marituba) deparamos com o excesso de volume veiculares e, nenhuma opção de artérias e/ou avenidas de emergências com metas de viabilizar o escoamento e o desengarrafar avistado,  nem algo solutivo que: tornasse esse segmento de trânsito livre e desimpedido; permitisse o fluxo e refluxo dos veículos, pessoas e mercadorias com mais agilidade; solucionasse enfim, o problema antigo do caos da BR-316, e se evitasse perder tempo, saúde e dinheiro, na espera


de tal solução amenizadora. (MICASISE/2012).

 A BR- 316


Quem a conhece sabe muito bem sobre 


o que falo. Diariamente trafegam por esta: ônibus circulares coletivos urbanos, interestaduais e intermunicipais; caçambas, carretas e caminhões em geral de carga e descargas; carros de passeio e de moradores dos centros e das periferias das cidades de Belém e Ananindeua; ambulâncias; carro da Polícia Rodoviária Federal e das Militares em geral; bicicletas; motocicletas; ambulantes e pedestres de toda índole e etc. Tudo e todos querendo ou não, passam por esta via de difícil trafegar e conhecem muito bem melhor que eu, os variados e não citados problemas por quais são e somos obrigados a passar e a enfrentar, durante este trajeto de caminhar aborrecível e torturável, onde, até já considero, como a VIA DA AGONIA devido o estado caótico em que se encontra e, pela tortura que se é obrigado a suportar durante a espera insuportável e caótica. E, por mais que se façam projetos e tentativas de reparos, ainda não se conseguira encontrar a solução. Os fatos falam por si e não eu. Apenas estudo e analiso o problema em busca de soluções definitivas e/ou formas de amenizar temporariamente. Para tanto deve existir o entendimento e a compreensão de todos e a impessoalidade.

 QUANDO EXISTE O PROCESSO DE 


INTERAÇÃO HÁ A RECÍPROCA 



Uma medida de amenizar e de rápida e 


eficácia solução. Não é preciso elaborar projetos faraônicos e sim, simplesmente usar o bom senso e a vontade de considerar e analisar a figura proposta-projeto abaixo e dar os complementos necessários e obrigatórios e executar a título de caráter de urgência a bem da população, do Estado, Municípios e da Nação. Dessa forma se contribuirá com a Ordem e Progresso usando o equilíbrio e a estabilidade no trânsito, ao amenizar o problema do caos da BR-316.
Esta é uma proposta possível de solucionar e objetiva amenizar o caos da BR-316, um problema desordenado de escoamento e tráfego no trânsito de veículos e pessoas, compreendido entre o trecho  da cidade de Belém e  Ananindeua-Pará. Simplesmente será necessário e bastará interligar a Avenida João Paulo II com a cidade de Marituba-Pará, de sobremaneira imperiosa e em linha reta ou contínua perpassando por locais de áreas antes ocupadas que, muito bem indenizadas contribuirão com a solução e o amenizar do caos da BR-316. Obrigatoriamente serão  construídos uma Micro Estação Rodoviária na Alça Viária e mais dois Terminais Rodoviários sendo, 01 na cidade de Ananindeua e outro na de Marituba, que será o ponto de encontro e fusão da BR-316, com a Avenida João Paulo II e Avenida Independência, atual Avenida Centenário, conforme figura proposta abaixo, onde daí por diante, o tráfego da BR-316 estará se reorganizando, bastando seguir em diante sem caos




A VISÃO DO PROGRESSO É UMA DECISÃO 


[...] Se existirem montanhas no caminho, as nivelaremos; se existirem rios, construiremos pontes; se houverem áreas ocupadas no caminho, que sejam altamente indenizadas  e após desinterditada  planificaremos e uma via direta construiremos [...].
Nada e absolutamente nada poderá impedir que os objetivos sejam realizados e concretizados e as metas alcançadas na construção dessa Via Ápia (via direta da Roma antiga: Spartacus) via esta que diretamente fará o elo entre a nova Avenida João Paulo II à cidade de Marituba-Pará, a bem do povo, do Estado e da Nação. Não se deve medir os esforços, nem as somas e sim ser firme e convicto, ter valor e continuidade de propósitos e aplicar formas incessantes de se alcançar o êxito nesta proposta solução de amenizar o caos da BR-316. (Howard Fast e MICASISE).
IDEIA DE PROJETO OBJETIVANDO O REPARO DO CAOS DA BR-316

Em consonância com a figura proposta acima, apenas esses veículos indicados abaixo trafegarão pelo trajeto da Nova Avenida João Paulo II:
·                     Ônibus intermunicipal e estadual;
·                     Carretas, caminhões comuns e baú em geral de carga e descarga, caçambas;
·                     Carros e ciclistas de passeio em geral (dirigindo-se às praias, subúrbios e etc.);
·                     Pedestres; carros militares...

VEÍCULOS QUE TRAFEGARÃO APENAS PELO TRAJETO DA BR-316:

·                         Ciclistas;
·                         Motocicletas;
·                         Ônibus coletivos urbanos;
·                        Automóveis de moradores desse perímetro;
·                        Ambulâncias em geral;
·                        Carros da Polícia Rodoviária Federal e Polícias em gerais e
·                        Pedestres...

·                     O CAOS DA BR-316 E O SOFRIMENTO POPULAR NO TRÁFEGO
 

Não é para menos a ocorrência do caos da BR-316. Quem a conhece sabe a que me refiro. Isso acontece decorrente do fluxo e refluxo de veículos e pessoas que trafegam e circulam por esta via. Isso sem falar dos ônibus superlotados e do empilhamento de pessoas que de forma sub humana, além de permanecerem em pé, mesmo pagando passagem por inteira, ainda tem que se submeter a ações de angústias pela espera do desinterditar do trânsito, que, na sua caoticidade, aflige a todos. Quando chove, as janelas dos ônibus superlotados são fechadas e não existe sequer recirculadores de ar internos para movimentar oxigênio aos contribuidores clientes respirar, e ocorrer à eliminação do excesso de gás carbônico que se formara no local existente por acúmulo de pessoas, que se esforçam para respirar. É lamentável essa tortura de permanecer no interior desses ônibus superlotados ou não, durante os momentos do caos da BR-316. Inexiste ou não é aplicada a lei que obrigue empresários a instalar e fazer funcionar os recirculadores de ar no interior dos ônibus coletivos urbanos, interurbanos, municipais e intermunicipais, no estado do Pará, e, que proíba o excesso de passageiros no interior dos ônibus coletivos urbanos, e que respeitem os usuários e lhes deem o conforto devido e exigido, necessário e obrigatório. 
Façam a ideia superficial imaginativa da quilometragem e toneladas de veículos que circulam e trafegam pela BR-316, onde, muitos destes são os fatores responsáveis e geradores dessa problemática aqui em questão, e que queremos por fim.

Ônibus circulares coletivos urbanos, interestaduais e intermunicipais; caçambas, carretas e caminhões comuns e baú de carga e descargas; carros de passeio que se dirigem às praias e/ou localidades suburbanas e também, de moradores dos centros e das periferias das cidades de Belém e de Ananindeua; ambulâncias em geral; carros da Polícia Rodoviária Federal e das militares em geral; bicicletas, motocicletas, vendedores ambulantes e pedestres de toda índole. Tudo e todos passam, querendo ou não, por esta via intrafegável, e a conhecem muito bem e até melhor do que eu, e, sobre os variados tipos de problemas existentes, dos quais somos obrigados a passar e enfrentar durante esse tráfego de caminhar aborrecível e torturável, onde esta, até já fora considerada como: BR-316 A VIA DA AGONIA, decorrente do estado caótico e lamentável em que se encontra ao longo do prazo, o tráfego de veículos e pessoas pela BR-316 e que, por mais incrível que pareça e apesar dos projetos e tentativas de reparos que fizeram, façam e refaçam nesta BR, ainda não conseguiram sequer encontrar uma solução? Essa resposta permanecerá no ar e a disposição de algum expert no assunto.

O caos da BR-316 é um problema bem antigo e solucionável, requerendo ser corrigido em tempo, no limiar do Século XXI para virar a página da história.

Dar solução a esse problema do trânsito de ordem técnica e geral é motivo, mais que suficiente, para constar na Pauta da Ordem do Dia de urgências, de nossos governantes e representantes políticos, sociais e administrativos e, que seja tratado com a mais extrema urgência e elevada eficiência e a curto prazo.

QUERER É PODER

Não é preciso realizar projetos faraônicos, para organizar o trânsito nas adjacências da BR-316 e sim, simplesmente usar a inteligência e o bom senso aliada a vontade de fazer e solucionar. Executar obras públicas de forma planejada e projetada, visando solucionar e demonstrar na prática os resultados concretos; utiliza-se de técnicas de reparos ao ambiente de trânsito e locomoções de veículos e pessoas; quando isso ocorre, não há necessidade da interferência popular. Portanto, esta figura e proposta permanecerá exclusivamente como forma de solicitação e a disposição do Excelentíssimo Sr. Governador e demais representantes do povo e da justiça popular do Estado do Pará, incluindo-se os Departamentos de Trânsito em geral Estadual, Municipal e Federal, proposta esta que objetiva solucionar e amenizar o caos da BR-316.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nada pode impedir o avanço do progresso e das soluções dos problemas sociais, científicos, tecnológicos, mecânicos ou de qualquer outra ordem, forma ou natureza. Deve-se antes estudar os problemas do trânsito de veículos e pessoas, para após  planejar e projetar as soluções viáveis e que na verassimilidade, faça-se ocorrer a diferença e realizar os objetivos e  alcançar as metas a curto prazo, ao se concretizar e solucionar O CAOS DA BR-316, mediante a proposta desenhada e explanada acima. (MICASISE/2012).  

Autor: SERRÃO, M. C. S. – MICASISE/2012.



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Cordialmente,

MICASISE - (SERRÃO, M. C. S.)