O CAOS DA BR-316
...O CAOS DA BR-316 EM BELÉM-PARÁ E
A PROPOSTA SOLUTIVA DE MICASISE PARA AMENIZAR...
Valorizar é preciso. Solucionar,
muito mais ainda.
O
CAOS DA BR-316
Belém e Ananindeua sofrem com o problema de escoamento de água e veículos
automotivos. Nas Docas e Canais em Belém, falta-lhes volume espacial, e, no segmento
com extremidades Avenida Almirante Barroso (Belém-Pará) e BR-316 (Ananindeua
trajeto pouco antes da cidade de Marituba) deparamos com o excesso de volume
veiculares e, nenhuma opção de artérias e/ou avenidas de emergências com metas
de viabilizar o escoamento e o desengarrafar avistado, nem algo solutivo que:
tornasse esse segmento de trânsito livre e desimpedido; permitisse o fluxo e
refluxo dos veículos, pessoas e mercadorias com mais agilidade; solucionasse
enfim, o problema antigo do caos da BR-316, e se evitasse perder tempo, saúde e
dinheiro, na espera
de tal solução amenizadora. (MICASISE/2012).
A BR- 316
Quem a conhece sabe muito bem sobre
o que falo. Diariamente trafegam por esta: ônibus circulares coletivos
urbanos, interestaduais e intermunicipais; caçambas, carretas e caminhões em
geral de carga e descargas; carros de passeio e de moradores dos centros e das
periferias das cidades de Belém e Ananindeua; ambulâncias; carro da Polícia
Rodoviária Federal e das Militares em geral; bicicletas; motocicletas;
ambulantes e pedestres de toda índole e etc. Tudo e todos querendo ou não,
passam por esta via de difícil trafegar e conhecem muito bem melhor que eu, os
variados e não citados problemas por quais são e somos obrigados a passar e a
enfrentar, durante este trajeto de caminhar aborrecível e torturável, onde, até
já considero, como a VIA DA AGONIA devido o estado caótico em que se encontra
e, pela tortura que se é obrigado a suportar durante a espera insuportável e
caótica. E, por mais que se façam projetos e tentativas de reparos, ainda não
se conseguira encontrar a solução. Os fatos falam por si e não eu. Apenas
estudo e analiso o problema em busca de soluções definitivas e/ou formas de
amenizar temporariamente. Para tanto deve existir o entendimento e a
compreensão de todos e a impessoalidade.
QUANDO EXISTE O PROCESSO DE
INTERAÇÃO HÁ A RECÍPROCA
Uma medida de amenizar e de rápida e
eficácia solução. Não é preciso elaborar projetos faraônicos e sim,
simplesmente usar o bom senso e a vontade de considerar e analisar a figura
proposta-projeto abaixo e dar os complementos necessários e obrigatórios e
executar a título de caráter de urgência a bem da população, do Estado,
Municípios e da Nação. Dessa forma se contribuirá com a Ordem e Progresso
usando o equilíbrio e a estabilidade no trânsito, ao amenizar o problema do
caos da BR-316.
Esta é uma proposta possível de
solucionar e objetiva amenizar o caos da BR-316, um problema
desordenado de escoamento e tráfego no trânsito de veículos e
pessoas, compreendido entre o trecho da cidade de Belém
e Ananindeua-Pará. Simplesmente será necessário e bastará interligar
a Avenida João Paulo II com a cidade de Marituba-Pará, de sobremaneira
imperiosa e em linha reta ou contínua perpassando por locais de áreas antes
ocupadas que, muito bem indenizadas contribuirão com a solução e o amenizar do
caos da BR-316. Obrigatoriamente serão construídos uma Micro
Estação Rodoviária na Alça Viária e mais dois Terminais Rodoviários sendo,
01 na cidade de Ananindeua e outro na de Marituba, que será o ponto de encontro
e fusão da BR-316, com a Avenida João Paulo II e Avenida Independência, atual
Avenida Centenário, conforme figura proposta abaixo, onde daí por diante, o
tráfego da BR-316 estará se reorganizando, bastando seguir em
diante sem caos.
A VISÃO DO PROGRESSO É UMA DECISÃO
[...] Se existirem montanhas no caminho, as nivelaremos; se existirem
rios, construiremos pontes; se houverem áreas ocupadas no caminho, que sejam altamente indenizadas
e após desinterditada planificaremos e uma via direta construiremos
[...].
Nada e absolutamente nada poderá
impedir que os objetivos sejam realizados e concretizados e as metas
alcançadas na construção dessa Via Ápia (via direta da Roma antiga: Spartacus)
via esta que diretamente fará o elo entre a nova Avenida João Paulo II à cidade
de Marituba-Pará, a bem do povo, do Estado e da Nação. Não se deve medir os
esforços, nem as somas e sim ser firme e convicto, ter valor e continuidade de
propósitos e aplicar formas incessantes de se alcançar o êxito nesta
proposta solução de amenizar o caos da BR-316. (Howard Fast e MICASISE).
IDEIA DE PROJETO OBJETIVANDO O
REPARO DO CAOS DA BR-316
Em consonância com a figura proposta
acima, apenas esses veículos indicados abaixo trafegarão pelo trajeto da Nova
Avenida João Paulo II:
·
Ônibus
intermunicipal e estadual;
·
Carretas, caminhões
comuns e baú em geral de carga e descarga, caçambas;
·
Carros e ciclistas
de passeio em geral (dirigindo-se às praias, subúrbios e etc.);
·
Pedestres; carros
militares...
VEÍCULOS QUE TRAFEGARÃO APENAS PELO
TRAJETO DA BR-316:
·
Ciclistas;
·
Motocicletas;
·
Ônibus coletivos urbanos;
·
Automóveis de moradores desse perímetro;
·
Ambulâncias em geral;
·
Carros
da Polícia Rodoviária Federal e Polícias em gerais e
·
Pedestres...
·
O CAOS DA BR-316 E O
SOFRIMENTO POPULAR NO TRÁFEGO
Não é para menos a ocorrência do caos
da BR-316. Quem a conhece sabe a que me refiro. Isso acontece
decorrente do fluxo e refluxo de veículos e pessoas que trafegam e circulam por
esta via. Isso sem falar dos ônibus superlotados e do empilhamento de pessoas
que de forma sub humana, além de permanecerem em pé, mesmo pagando passagem por
inteira, ainda tem que se submeter a ações de angústias pela espera do
desinterditar do trânsito, que, na sua caoticidade, aflige a todos. Quando
chove, as janelas dos ônibus superlotados são fechadas e não existe sequer recirculadores
de ar internos para movimentar oxigênio aos contribuidores clientes respirar, e
ocorrer à eliminação do excesso de gás carbônico que se formara no local
existente por acúmulo de pessoas, que se esforçam para respirar. É lamentável
essa tortura de permanecer no interior desses ônibus superlotados ou não,
durante os momentos do caos da BR-316. Inexiste ou não é aplicada a lei que
obrigue empresários a instalar e fazer funcionar os recirculadores de ar no
interior dos ônibus coletivos urbanos, interurbanos, municipais e intermunicipais,
no estado do Pará, e, que proíba o excesso de passageiros no interior
dos ônibus coletivos urbanos, e que respeitem os usuários e lhes deem o
conforto devido e exigido, necessário e obrigatório.
Façam a ideia superficial
imaginativa da quilometragem e toneladas de veículos que circulam e
trafegam pela BR-316, onde, muitos destes são os fatores responsáveis e geradores dessa problemática
aqui em questão, e que queremos por fim.
Ônibus circulares coletivos
urbanos, interestaduais e intermunicipais; caçambas, carretas e caminhões
comuns e baú de carga e descargas; carros de passeio que se dirigem às praias
e/ou localidades suburbanas e também, de moradores dos centros e das periferias
das cidades de Belém e de Ananindeua; ambulâncias em geral; carros da Polícia
Rodoviária Federal e das militares em geral; bicicletas, motocicletas,
vendedores ambulantes e pedestres de toda índole. Tudo e todos passam, querendo
ou não, por esta via intrafegável, e a conhecem muito bem e até melhor do que
eu, e, sobre os variados tipos de problemas existentes, dos quais somos
obrigados a passar e enfrentar durante esse tráfego de caminhar aborrecível e
torturável, onde esta, até já fora considerada como: BR-316 A VIA DA AGONIA,
decorrente do estado caótico e lamentável em que se encontra ao longo do prazo, o tráfego de veículos e pessoas
pela BR-316 e que, por mais incrível que pareça e apesar dos projetos e
tentativas de reparos que fizeram, façam e refaçam nesta BR, ainda não
conseguiram sequer encontrar uma solução? Essa resposta permanecerá no ar e a
disposição de algum expert no assunto.
O caos da BR-316 é um problema bem
antigo e solucionável, requerendo ser corrigido em tempo, no limiar do Século
XXI para virar a página da história.
Dar solução a esse problema do
trânsito de ordem técnica e geral é motivo, mais que suficiente, para constar
na Pauta da Ordem do Dia de urgências, de nossos governantes e representantes
políticos, sociais e administrativos e, que seja tratado com a
mais extrema urgência e elevada eficiência e a curto prazo.
QUERER É PODER
Não é preciso realizar projetos
faraônicos, para organizar o trânsito nas adjacências da BR-316 e sim,
simplesmente usar a inteligência e o bom senso aliada a vontade de fazer e
solucionar. Executar obras públicas de forma planejada e projetada, visando solucionar
e demonstrar na prática os resultados concretos; utiliza-se de técnicas de
reparos ao ambiente de trânsito e locomoções de veículos e pessoas; quando isso
ocorre, não há necessidade da interferência popular. Portanto, esta figura
e proposta permanecerá exclusivamente como forma de solicitação e a
disposição do Excelentíssimo Sr. Governador e demais representantes do
povo e da justiça popular do Estado do Pará, incluindo-se os Departamentos de
Trânsito em geral Estadual, Municipal e Federal, proposta esta que objetiva
solucionar e amenizar o caos da BR-316.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nada pode impedir o avanço do
progresso e das soluções dos problemas sociais, científicos, tecnológicos,
mecânicos ou de qualquer outra ordem, forma ou natureza. Deve-se antes estudar
os problemas do trânsito de veículos e pessoas, para após planejar e
projetar as soluções viáveis e que na verassimilidade, faça-se ocorrer a
diferença e realizar os objetivos e alcançar as metas a curto prazo,
ao se concretizar e solucionar O CAOS DA BR-316, mediante a proposta
desenhada e explanada acima. (MICASISE/2012).
Autor: SERRÃO, M. C. S. –
MICASISE/2012.
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MICASISE - (SERRÃO, M. C. S.)