AS DROGAS:
O FLAGELO DA HUMANIDADE
ORIENTAÇÕES E REPREENSÃO QUANTO AO USO E ABUSO DAS DROGAS!
PREÂMBULO:
CLIQUE, AO FINAL, RETORNE E PROSSIGA... http://micasisegeneral.bl ogspot.com.br/2013/12/asdrogas-o-flagelo-da-humanidade.html
[...]
DIZENDO NÃO ÀS DROGAS E À AIDS, VOCÊ ESTARÁ DIZENDO SIM À VIDA!
Meu Amigo: Chama minha atenção a total desinformação de pais e filhos sobre os tóxicos. Buscando iniciar esse diálogo, apresento-lhes essa informação. Será preciso saber muito mais, porém o primeiro passo aqui está.
Prezado leitor, Leia com muita atenção.
AS DROGAS
O FLAGELO DA HUMANIDADE
O FLAGELO DA HUMANIDADE
MENSAGEM ESCLARECEDORA AO JOVEM E AO CIDADÃO
Jovem, a droga não resolve problema algum, apenas agrava os que já existem. Dentro de você está toda felicidade, está Deus por inteiro... não é só você que tem dificuldades. Todos os jovens passam por momentos de turbulências que, por fim, sempre se acalmam. Não se conhece ninguém no mundo que tenha obtido sucesso com as drogas.
QUEM OFERECE AS DROGAS
Saiba que quem oferece as drogas ao jovem, às vezes, pode ser até um "amigo", um conhecido, o namorado, a namorada, porque, ao traficar, ninguém se arrisca oferecendo para um desconhecido que poderá denunciá-lo.
AO OFERECER AS DROGAS DIZEM ESTAS MENTIRAS
Ao oferecer o tóxico, dizem sempre às mesmas mentiras: “isto não faz mal”, “está na moda”, “todo mundo está usando”, “experimente uma só vez”, “não seja careta”.
APRENDA A DIZER NÃO!!!
Nesta hora, você tem que dizer NÃO!!! O verdadeiro homem, a verdadeira mulher são aqueles que tem personalidade para NÃO ACEITAR, pois quando o jovem coloca um cigarro de maconha na boca está iniciando uma caminhada que, no final, terá: CADEIA, SANATÓRIO ou CEMITÉRIO!
O QUE É DROGA?
Droga é qualquer substância que, quando introduzida no organismo vivo, pode modificar uma ou mais funções. A droga pode ser o comprimido para emagrecer (a anfetamina), ou para dormir (o tranqüilizante), a maconha, a cocaína, o LSD 25, "o craque", o álcool ou até mesmo o cigarro comum. Obs: os dois últimos são considerados como drogas liberadas, pois prejudicam tanto a sociedade usuária e não usuária, como qualquer outro vício nocivo, embora lícito. É mais fácil dominar uma sociedade embriagada do que uma abstêmia, que consciente de seus atos, ativamente cobram as irregularidades e as injustiças do mundo.
O QUE É DEPENDÊNCIA
É a situação em que há sentimento de insatisfação e um impulso psíquico “pede” a droga; sem ela, há sensação de desconforto. A dependência nada mais é que a necessidade de se consumir determinada droga continuamente, onde o usuário passa a acreditar que para se sentir bem, ou mesmo sobreviver, precisa sempre da droga, o que é conhecido como DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA. Já a DEPENDÊNCIA FÍSICA é mais profunda, e atinge o metabolismo do indivíduo, sendo provocada geralmente pelo ópio e seus derivados, principalmente morfina e heroína, e pela atualmente DROGA DO SÉCULO XXI: O CRAQUE, que se alastra tão rapidamente tal qual "vulcão em plena erupção lançando lavas da destruição pelos arredores dos lares sociais"! Apesar de todas essas drogas, a que mais mata mesmo é a droga da ignorância e da negligência: a ausência do conhecimento e a cegueira da insensibilidade e falta de atitude da Sociedade e do Estado.
PERIGOS PARA USUÁRIOS
As drogas são sempre prejudiciais. A maconha pode ser o primeiro degrau para as drogas mais pesadas, como a cocaína e o LSD 25, o CRAQUE que são fabricadas de forma clandestina, podendo o usuário morrer por uma dose errada, a “over dose” (super dose), como morreram alguns artistas famosos e outros desconhecidos, inclusive em tenra idade e no apogeu da fama.
COCAÍNA
A cocaína é um tóxico que age no sistema nervoso central, exatamente nos órgãos que comandam os pensamentos e as ações das pessoas, produzindo dependência psicológica.
A DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA É MUITO FORTE
Ao terminar o efeito da droga, o dependente tem uma profunda inquietação, irritabilidade, estado de agonia e depressão, desconforto, tristeza e apatia. É nesse momento que a dependência psicológica leva a pessoa a buscar mais droga, e aí instala-se um verdadeiro inferno em vida, que é a situação do viciado. Nesta hora, aproveitando-se da inexperiência do jovem, o traficante propõe e induz ao vício, para depois afundá-lo no desespero e, finalmente, no crime, devido a fragilidade da Legislação defasada e as impunidades da idade penal, que favorece esses inescrupulosos traficantes e criminosos, criando os delinquentes juvenis, que só acabará com a redução da idade penal e a criação de nova Norma Penal (CPB e CPP), voltada para o século XXI. Esse é um remédio jurídico que se faz necessário e urgente!
OUTRO RISCOS DO USO DA COCAÍNA
Perda de peso devido a falta de apetite, nos que aspiram pó, pode aparecer sangramento no nariz, bem como ocorrer perfuração do septo nasal (cartilagem que separa as duas narinas). Podem apresentar marcas de injeção nos braços ou nas pernas.
MACONHA
A maconha é considerada um alucinógeno, isto é, faz o cérebro funcionar de forma desconcertante, e fora do normal, produzindo dependência psicológica. Seu princípio ativo é o TETRAHIDROCARNABINOL (THC).
A MACONHA É UMA DROGA TRAIÇOEIRA
O jovem precisa saber que a maconha é uma droga traiçoeira, pois ao iniciar o seu uso, jamais pode acreditar que aqueles simples cigarro iria um dia dominá-lo, pois ele julga-se indestrutível. Mas eu garanto, a maconha tem sido geralmente, o primeiro degrau para o viciado chegar a drogas mais pesadas como a cocaína, o LSD 25, o CRAQUE, etc...
ALGUMAS ALTERAÇÕES QUE A MACONHA PROVOCA
Congestão das conjuntivas, tornando os olhos avermelhados. Desejo de isolamento, em alguns casos. Secura na boca. Distorção no tempo e na distância, podendo provocar acidentes no trânsito se o usuário estiver no volante. Confusão mental, desorientação e, às vezes, aumento na freqüência cardíaca. Tagarelice, excitabilidade, risadas ou depressões, sonolência, aumento de apetite (doces) e alucinações. Deve-se estar atento para a presença de cigarros ou restos de cigarros (baganas), tendo dentro, uma pequena semente redonda (cânhamo). A maconha é parecida com alfafa seca.
LSD 25
É a dietilamida do ácido lisérgico. Sendo um dos alucinóginos mais potentes, toda a produção mundial é clandestina; sua potencialidade é medida em microgramas, daí o fato de muitas pessoas morrerem com seu uso. Produz dependência psicológica e física sendo seu uso, letal. Dizem alguns cientistas que o LSD 25 é a mais segura passagem para o inferno, aliada agora com o CRAQUE.
OS EFEITOS SÃO DESASTROSOS
Alucinações, delírios, confusão mental, atitudes impulsivas e irracionais, calafrios, tremores, suores intensos, fala incoerente, pupila dilatada, reações de pânico (como sensações de deformação do corpo e objetos), delírio de perseguição são alguns dos efeitos a que está sujeito o usuário desta droga, além das atitudes violentas e dos atos criminais.
COMO É VENDIDO O LSD 25
É traficado em papel como se fossem selos, em tabletes de açúcar, em tecidos, lençóis, gravatas ou ainda diluído em refrigerantes, café ou chá. Não tem cheiro, nem gosto, nem cor e é traficado também em forma de comprimido.
BOLINHAS
São conhecidos como “bolinhas”, “bola” ou “boletas”, anfitaminas, os comprimidos que atuam no cérebro, para diminuir o sono ou o apetite. Inicialmente, o viciado usa pela boca, mas depois começa com os “picos”, ou injeções na veia.
OS MALES PARA O CORPO SÃO ENORMES
Quem tomar comprimidos para emagrecer ou remédios para dormir por mais de três meses consecutivos, e sem controle médico, pode ficar dependente e até perecer. Algumas “bolinhas” representam um dos maiores perigos entre as toxicomanias modernas. O viciado em anfetaminas (comprimidos para emagrecer) não dorme, comendo pouco ou nada, vivendo em estado permanente de excitação física e psíquica, tornando-se magro e sem resistência orgânica à doenças. O viciado em barbitúricos (comprimidos para dormir) pode usá-lo junto com outras drogas, ou o álcool e com isso aumentará seus problemas.
A JUVENTUDE E O CIDADÃO ESTÃO DESINFORMADOS DOS PERIGOS
As “bolinhas” também se constituem, em um dos primeiros degraus para sensações mais fortes com outras drogas. Quando termina o efeito da droga, o viciado fica muito ansioso e busca uma nova dose. "É aí que mora o perigo"!
COLA DE SAPATEIRO
Se a maconha é o primeiro degrau para o uso de outras drogas, a cola de sapateiro, em alguns casos é um pré-degrau. O cheirador de cola é possuidor de um desconforto psicológico, se sente rejeitado e deseja agredir aos outros e à si próprio com o seu comportamento. É magro, desnutrido, tem olhos avermelhados e o nariz sempre escorrendo e irritado, pelos vapores da substância da cola.
OS PAIS PRECISAM FICAR ATENTOS
Para chegar da cola de sapateiro à maconha, ao CRAQUE e as outras drogas mais pesadas é uma questão de tempo, oportunidade e companhia. Porém é um dos estágios mais fáceis de serem abordados e tratados, pois o viciado ainda está nos primeiros passos, e o seu envolvimento geralmente, não é muito grande.
AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES SÃO AS MAIORES VÍTIMAS E PODEM MORRER
Caso a intoxicação seja profunda, a criança e/ou o jovem pode até morrer por parada cardíaca ou respiratória, além de ter afetada a sua medula óssea. Inicialmente, o seu efeito é caracterizado pela euforia, excitação e certo estado de embriaguez, com vertigens e tonteiras. Se o uso continuar, pode acontecer perda da consciência e, em casos mais graves, anestesia geral e óbito.
ÁLCOOL
O álcool deriva da palavra árabe: algool, que significa a estrela da medusa. Há quem diz que o álcool é destilado nas infradimensões da natureza (infernus) e oferecida a seus adeptos, desde as taças de cabarás com pedras incrustadas, ao simples copo americano, tanto nos palácios, quanto nos bares e simples botecos da esquina qualquer. Para o dipsômano (termo psiquiátrico que significa compulsão mórbida e/ou desejo incontrolável de ingerir bebida alcoólica...), basta o primeiro gole (seu maior inimigo), para encarrilhar logo atrás todas as garrafas disponíveis e não disponíveis no mundo. A ESTES SE DEVE EVITAR ETERNAMENTE O PRIMEIRO GOLE! O alcoolismo é uma doença progressiva, incurável e antecipa a morte. Porém, o alcoólatra não aceita que bebe demais, e os que mais sofrem com ele são seus familiares, os que mais o amam, pais, esposa, filhos e familiares, os quais são agredidos fisicamente ou com palavras grosseiras. Se o seu pai ou mãe bebe, o filho pode iniciar no alcoolismo para imitá-los, e isto é um péssimo exemplo exemplo!
O QUE É SER ALCOÓLATRA?
Alcoólatra é aquele que bebe todos os dias, não consegue evitar o primeiro gole, não para no segundo, e não se lembra do último, porque ficou bêbado e adormeceu, tanto o físico, quanto a consciência. Alcoólatra é aquele que perde o controle diante da garrafa. Toda a sua vida está estruturada tendo como base a bebida. O álcool não escolhe classe social, nem sexo, nem grau cultural: todos podem ser vítimas dessa doença social, que deveria ser evitada legalmente. Porém, infelizmente, é uma droga considerada lícita...
O QUE FAZER COM UM ALCOÓLATRA?
Em primeiro lugar, entendê-lo como um doente, e não como um mau caráter. Geralmente está separado da família, ou o seu lar é um inferno, podendo estar desempregado ou em vias de ser mandado embora, pois com o uso frequente da bebida, torna-se um funcionário inconstante. No final desse trabalho analítico, você terá uma decisão a tomar, ou seja, parar de beber e aprender a evitar o seu mais terrível inimigo: O PRIMEIRO GOLE!
FUMO
Dizem que cada cigarro fumado, encurta-se a vida em 13 minutos para mais, além do câncer do pulmão, do qual o fumo é o maior causador; Ainda que produz bronquite crônica, enfisema pulmonar, doenças cardiovasculares como a língua, da faringe, do esôfago e da bexiga. Ademais, o Art. do 2º da Lei Federal nº. 9294/96 proíbe fumar em locais públicos, corredores, em praças de alimentações e locais de exposição pública, prevendo a Legislação que haja local específico para atender a necessidade psicológica e física dos fumantes, devendo haver aerefação aos mesmos..., e que tal espaço aos fumantes, seja distante dos não fumantes, respeitando-se assim, os direitos dos mesmos de se absterem da nicotina e demais elementos químicos prejudiciais existentes na confecção do cigarro (que são inúmeros), e de terem boa saúde e livre respiração.
COMO PARAR DE FUMAR?
Primeiro, ter a firme convicção e vontade de trocar fumo por saúde, compreender o problema que causa, ter coragem de tomar a atitude de amassar o seu maço, e jogá-lo no lixo, onde é o seu lugar. Daí por diante, evitar a próxima tragada até morrer, sem tentar “maneirar” ou diminuir. Você vai sentir desejo do cigarro pela sua dependência psicológica, mas, se sua força de vontade for maior, você não vai mais fumar, pois: terá à base de compreensão conseguido eliminar de vez o defeito de caráter psicológico que te obrigava a fumar, mesmo sem o querer e/ou sabendo do prejuízo que causava a si e aos demais. Assim sendo, sua vida, sua saúde, sua família e a da sociedade em geral será vista como mais importante. Concorda?
POR QUE O JOVEM FUMA?
Por imitação dos colegas, dos artistas, ou por imitar os pais. Mas, basicamente é a auto-afirmação para se sentir mais maduro, e se mostrar mais homem. Tudo errado. A melhor forma de se auto-afirmar é ser melhor aluno da classe, ser um bom esportista, um bom filho, um bom amigo e ter fé e Deus no coração. O cigarro é o único caminho que não leva a sucesso nenhum.
O CIGARRO É UMA ARMA CARREGADA: O TEMPO APERTO O GATILHO NA SUA DIREÇÃO.
COMO EVITAR QUE O SEU FILHO SEJA UM VICIADO
Não basta dar comida, roupa e conselhos. São necessários exemplos concretos do seu maior amor e amizade. De nada vale muito dinheiro e muitos diplomas, em um lar onde o amor não entra. Não se esqueça que um jovem viciado pode ser o porta-voz da doença familiar. Criança não aprende com conselhos, e sim, com exemplos.
AS PRIMEIRAS DOSES SÃO DADAS DE
GRAÇA
Não há nenhum departamento que distribua drogas de graça, mas na roda dos viciados, para o amigo que chega, a primeira experiência pode ser de graça porque sabem que, mais tarde, quando se instalar a dependência, esta mesma pessoa vai roubar, e até matar para obter dinheiro para comprar droga.
AS MENTIRAS SÃO SEMPRE AS MESMAS
APOIO
Se o mundo lá fora não for muito compreensivo e o jovem se sentir perdido, ele nunca poderá se sentir rejeitado em seu ambiente familiar. Não tenha dúvida que na roda dos viciados será sempre aceito, sem restrições e, quanto mais antissocial for, mais líder será.
COMO CRIAR UM DELINQUENTE... NOVE MANEIRAS FÁCEIS:
O QUE SE DEVE DAR AOS FILHOS
Compreensão e carinho em toda a fase do crescimento. Disciplina consistente, porém JUSTA.
Estar sempre aberto ao diálogo para com os filhos, mas não para o monólogo, onde só o pai fala e faz sermões inúteis.
Faça do seu lar um ambiente feliz, não leve para lá os seus insucessos do dia, nem suas neuroses e desilusões. Não trate seu filho como um adulto em miniatura, nunca deixe faltar Deus no coração dele, caso contrário ele irá buscar um “deus químico” na maconha ou nos comprimidos. Oriente seu filho sobre as drogas.
A AMIZADE ENTRE PAIS E FILHOS É
IMPORTANTE
O pai não deve esquecer-se de sentar seu filho no joelho e deixá-lo sentir o seu coração batendo perto dele como amigo, companheiro e como pai, diminua a distância entre você e seu filho. Dê tempo a ele para que lhe pergunte:
“- Pai, um “cara” que eu não conheço me ofereceu maconha. O que eu faço?”
COMO OS PAIS DEVEM AGIR
Compreensão e carinho em toda a fase do crescimento. Disciplina consistente, porém JUSTA.
Estar sempre aberto ao diálogo para com os filhos, mas não para o monólogo, onde só o pai fala e faz sermões inúteis.
Faça do seu lar um ambiente feliz, não leve para lá os seus insucessos do dia, nem suas neuroses e desilusões. Não trate seu filho como um adulto em miniatura, nunca deixe faltar Deus no coração dele, caso contrário ele irá buscar um “deus químico” na maconha ou nos comprimidos. Oriente seu filho sobre as drogas.
A AMIZADE ENTRE PAIS E FILHOS É
IMPORTANTE
O pai não deve esquecer-se de sentar seu filho no joelho e deixá-lo sentir o seu coração batendo perto dele como amigo, companheiro e como pai, diminua a distância entre você e seu filho. Dê tempo a ele para que lhe pergunte:
“- Pai, um “cara” que eu não conheço me ofereceu maconha. O que eu faço?”
COMO OS PAIS DEVEM AGIR
A adolescência é uma idade de risco com relação às drogas.
A importância dos pais e da família na prevenção às drogas é muito importante, pois os jovens podem buscar nas drogas os pais que sempre estiveram ausentes.
COMO OS PAIS DEVEM FALAR COM OS
JOVENS SOBRE AS DROGAS
Não basta só dizer “é feio usar drogas”, “Deus não quer”, “isto pode manchar o nome da família”.
Não minta para o seu filho!
Mostre-lhe como a vida é boa sem as drogas e que os tóxicos podem roubar das pessoas um mundo de felicidade e saúde.
OS PAIS DEVEM DAR BONS EXEMPLOS
AOS FILHOS
É bom saber que vale mais um grama de bons exemplos do que uma tonelada de conselhos vazios. Um pequeno exemplo vale mais que um grande grito.
Os pais têm algumas armas para combater as drogas, que são: AMOR, AMIZADE, COMPREENSÃO, CARINHO, DIÁLOGO e BONS EXEMPLOS.
Nunca se esqueça de elogiar as boas atitudes de seu filho para reforçar o comportamento positivo e, se possível, quando caminhar lado a lado, colocar a mão no seu ombro. Ele vai ficar feliz.
A PROPÓSITO: VOCÊ JÁ ABRAÇOU SEU FILHO HOJE?
A importância dos pais e da família na prevenção às drogas é muito importante, pois os jovens podem buscar nas drogas os pais que sempre estiveram ausentes.
COMO OS PAIS DEVEM FALAR COM OS
JOVENS SOBRE AS DROGAS
Não basta só dizer “é feio usar drogas”, “Deus não quer”, “isto pode manchar o nome da família”.
Não minta para o seu filho!
Mostre-lhe como a vida é boa sem as drogas e que os tóxicos podem roubar das pessoas um mundo de felicidade e saúde.
OS PAIS DEVEM DAR BONS EXEMPLOS
AOS FILHOS
É bom saber que vale mais um grama de bons exemplos do que uma tonelada de conselhos vazios. Um pequeno exemplo vale mais que um grande grito.
Os pais têm algumas armas para combater as drogas, que são: AMOR, AMIZADE, COMPREENSÃO, CARINHO, DIÁLOGO e BONS EXEMPLOS.
Nunca se esqueça de elogiar as boas atitudes de seu filho para reforçar o comportamento positivo e, se possível, quando caminhar lado a lado, colocar a mão no seu ombro. Ele vai ficar feliz.
A PROPÓSITO: VOCÊ JÁ ABRAÇOU SEU FILHO HOJE?
COMO AGEM OS TRAFICANTES
São malditos e sem escrúpulos, fazendo de tudo para viciar uma pessoa, pois precisam de seu dinheiro e do seu vício.
São malditos e sem escrúpulos, fazendo de tudo para viciar uma pessoa, pois precisam de seu dinheiro e do seu vício.
AS PRIMEIRAS DOSES SÃO DADAS DE
GRAÇA
Não há nenhum departamento que distribua drogas de graça, mas na roda dos viciados, para o amigo que chega, a primeira experiência pode ser de graça porque sabem que, mais tarde, quando se instalar a dependência, esta mesma pessoa vai roubar, e até matar para obter dinheiro para comprar droga.
ONDE ESTÃO OS TRAFICANTES
Na porta das escolas, nos clubes, nos bailes, nas discotecas, dentro das indústrias – em fim, onde está o jovem, lá está o traficante, sempre escondido e rastejando como um verme, querendo levar outras pessoas para acompanharem o seu infortúnio.
AS MENTIRAS SÃO SEMPRE AS MESMAS
Dizem que “estão numa boa”, com mentira do tipo: “a droga aumenta o vigor sexual”, “a droga desinibe”...
Mentem dizendo que as drogas não fazem mal.
É nesta hora que o jovem tem que estar preparado pra dizer: NÃO AS DROGAS!
Mentem dizendo que as drogas não fazem mal.
É nesta hora que o jovem tem que estar preparado pra dizer: NÃO AS DROGAS!
O ADOLESCENTE E AS DROGAS
Inegavelmente, a família tem uma importância muito grande na formação de um jovem, pois adolescência é uma idade linda mais é uma fase de crises na escola, na família, na busca do amor, da profissão, da autoafirmação, etc.
A FAMÍLIA TEM QUE SER O PONTO DE
APOIO
Se o mundo lá fora não for muito compreensivo e o jovem se sentir perdido, ele nunca poderá se sentir rejeitado em seu ambiente familiar. Não tenha dúvida que na roda dos viciados será sempre aceito, sem restrições e, quanto mais antissocial for, mais líder será.
A ESCOLA DEVE AJUDAR
No mundo dos tóxicos, a desinformação do jovem é total e a dos pais muito grande. E o que é pior, as informações que possuem são distorcidas. Aqui é que entra o papel da escola, para ORIENTAR corretamente, porque se os pais e a escola não falarem com o jovem sobre as drogas, se ninguém falar, o primeiro a lhe dizer será a boca maldita do traficante, que só vai mentir por querer o seu dinheiro.
AIDS E DROGAS. AIDS NÃO TEM PRECONCEITO.
O vírus da AIDS não escolhe o parceiro.
Ele é transmissível através do esperma, da secreção vaginal ou do sangue contaminados;
Através do ato sexual ou da utilização de agulhas infectadas;
E pode ser contraído e transmitido por pessoas de todas as idades e sexos;
Por não saber disso, muitas pessoas foram parar na cama de um hospital. E morreram ou vão morrer.
AIDS ainda não tem cura.
As pessoas infectadas podem estar transmitindo o vírus para outras e outras pessoas. Isso é muito grave.
Mas o medo da AIDS não pode fazer você fugir de tudo e de todos.
Enquanto a cura da AIDS não vem, faça a sua parte.
Cuide-se, informe-se. Passe a diante todas as informações corretas.
Ele é transmissível através do esperma, da secreção vaginal ou do sangue contaminados;
Através do ato sexual ou da utilização de agulhas infectadas;
E pode ser contraído e transmitido por pessoas de todas as idades e sexos;
Por não saber disso, muitas pessoas foram parar na cama de um hospital. E morreram ou vão morrer.
AIDS ainda não tem cura.
As pessoas infectadas podem estar transmitindo o vírus para outras e outras pessoas. Isso é muito grave.
Mas o medo da AIDS não pode fazer você fugir de tudo e de todos.
Enquanto a cura da AIDS não vem, faça a sua parte.
Cuide-se, informe-se. Passe a diante todas as informações corretas.
AIDS E AS DROGAS INJETÁVEIS
Os viciados em drogas injetáveis, além da agressão a saúde, correm um grave risco.
Toda vez que uma seringa passa de uma pessoa para outra, existe troca de sangue, o que pode transmitir várias doenças, inclusive a AIDS, se alguém do grupo estiver contaminado.
A melhor coisa que um consumidor de drogas tem a fazer é largar o vício.
Mas enquanto isso não acontece, é muito importante usar somente agulhas e seringas do tipo descartável e novas. Ou então esterilizadas,
Essa recomendação é válida para qualquer tipo de injeção, inclusive medicamentos.
Os viciados precisam ter consciência de que fazem parte do grupo de alto risco de contaminação.
Além dos problemas trazidos pela droga, existe a possibilidade de contrair a AIDS. E essa é uma viagem da qual ninguém volta.
Toda vez que uma seringa passa de uma pessoa para outra, existe troca de sangue, o que pode transmitir várias doenças, inclusive a AIDS, se alguém do grupo estiver contaminado.
A melhor coisa que um consumidor de drogas tem a fazer é largar o vício.
Mas enquanto isso não acontece, é muito importante usar somente agulhas e seringas do tipo descartável e novas. Ou então esterilizadas,
Essa recomendação é válida para qualquer tipo de injeção, inclusive medicamentos.
Os viciados precisam ter consciência de que fazem parte do grupo de alto risco de contaminação.
Além dos problemas trazidos pela droga, existe a possibilidade de contrair a AIDS. E essa é uma viagem da qual ninguém volta.
ASSIM NÃO PEGA:
Ter relações sexuais com a utilização de preservativos (camisinha-de-vênus);
Ter relações sexuais com a utilização de preservativos (camisinha-de-vênus);
Receber sangue devidamente controlado;
Tomar injeção com material "esterilizado" descartável;
Doar sangue usando agulha descartável ou "esterilizada";
Abraçar, apertar a mão, fazer carícias;
Usar copos, talheres, lençóis, travesseiros, toalhas, roupas, observando os cuidados normais de higiene;
Utilizar pias, vasos sanitários, banheiros, piscinas, saunas;
Ter contato com o estetoscópio, termômetro, aparelho de pressão, etc..
Tomar injeção com material "esterilizado" descartável;
Doar sangue usando agulha descartável ou "esterilizada";
Abraçar, apertar a mão, fazer carícias;
Usar copos, talheres, lençóis, travesseiros, toalhas, roupas, observando os cuidados normais de higiene;
Utilizar pias, vasos sanitários, banheiros, piscinas, saunas;
Ter contato com o estetoscópio, termômetro, aparelho de pressão, etc..
O QUE LEVA O JOVEM ÀS DROGAS
A desinformação sobre os perigos das drogas é muito grande, e quase todos iniciaram sua caminhada com um “inocente” cigarro de maconha, sem saber que estavam iniciando a mais perigosa caminhada da sua vida.
ALERTA AOS PAIS
No lar, a incompreensão dos pais, o desajustamento entre marido e mulher, o fato de se sentir mal amado no seio da própria família pode levar o jovem ao desespero e apelo das drogas.
A falta de religiosidade, pelo freio e conforto espiritual que ela representa para os homens nas horas difíceis, pode levar as pessoas a se sentirem seguras.
A falta de religiosidade, pelo freio e conforto espiritual que ela representa para os homens nas horas difíceis, pode levar as pessoas a se sentirem seguras.
O QUE PODE LEVAR O JOVEM ÀS DROGAS:
l FALTA DE DIÁLOGO COM OS PAIS;
l FALTA DE BOM AMBIENTE FAMILIAR;
l FREQUÊNCIA DE MAUS AMBIENTES;
l MODISMO ENTRE JOVENS;
l INFLUÊNCIA DE "AMIGOS";
l PRAZER DE VIOLAR OU DESAFIAR CONVENÇÕES SOCIAIS E FAMILIARES;
l DESINFORMAÇÃO;
l AUTO-AFIRMAÇÃO;
l DESESPERO;
l FUGA DE PROBLEMAS;
l FALTA DE DESPORTOS (NATAÇÃO...;
l FALTA DE RELIGIOSIDADE, ETC..
COMO RECONHECER O VICIADO
Vou lhes dar alguns sintomas que caracterizam uma pessoa viciada, mas é necessário que haja a combinação de vários destes sinais para que se possa aumentar a observação.
Mas é bom que os pais saibam muito mais sobre as drogas, para poderem fazer avaliações mais satisfatórias, e não confundirem estes sintomas com a instabilidade normal da adolescência.
SINTOMAS PRINCIPAIS:
Vou lhes dar alguns sintomas que caracterizam uma pessoa viciada, mas é necessário que haja a combinação de vários destes sinais para que se possa aumentar a observação.
Mas é bom que os pais saibam muito mais sobre as drogas, para poderem fazer avaliações mais satisfatórias, e não confundirem estes sintomas com a instabilidade normal da adolescência.
SINTOMAS PRINCIPAIS:
- Mudança brusca no comportamento do jovem;
- Irritabilidade sem motivo aparente e explosões nervosas;
- Inquietação motora: o jovem se apresenta impaciente, inquieto, irritado, agressivo e violento;
- Depressões, estado de angústia sem motivo aparente;
- Queda do aproveitamento escolar ou desistência dos estudos;
- Insônia rebelde;
- Isolamento – o jovem se recusa a sair do seu quarto, evitando contato com amigos e familiares;
- Mudança de hábitos: o jovem passa a dormir de dia e ficar acordado à noite;
- Desaparecimentos de objetos de valor, de dinheiro, ou ainda, incessantes pedidos de dinheiro. O jovem precisa a cada dia mais, a fim de atender às exigências e exploração de traficantes para aquisição de produtos que lhe determinam a dependência;
- Más companhias. Os que o iniciaram no vício passam a fazer parte da vida do jovem, e etc..
COMO CRIAR UM DELINQUENTE... NOVE MANEIRAS FÁCEIS:
1- Comece na infância a dar ao seu filho tudo o que ele quiser. Assim, quando crescer, ele acreditará que o mundo tem obrigação de lhe dar tudo o que deseja;
2- Quando ele disser nomes feios, ache graça. Isso o fará considerar-se interessante;
3- Nunca lhe dê orientação religiosa. Espere até que ele chegue aos Art. 2015 do CCB/2002 (18 anos - MAIOR E CAPAZ) e “decida por si mesmo”;
4- Apanhe tudo que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas. Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar sobre os outros, toda a responsabilidade;
5- Discuta com freqüência na presença dele. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde;
6- Dê-lhe todo o dinheiro que quiser. Nunca o deixe ganhar seu próprio dinheiro. Por que terá ele de passar pelas mesmas dificuldades por quais você passou?
7- Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. Negar pode acarretar frustrações prejudiciais;
8- Tome o partido dele contra os vizinhos, professores, policiais. (Todos têm má vontade para com o seu filho);
9- Quando se meter em alguma encrenca séria, dê esta desculpa: “Nunca consegui dominá-lo”.
ENTÃO... Prepare-se para uma vida de desgosto. É o seu merecido destino.
2- Quando ele disser nomes feios, ache graça. Isso o fará considerar-se interessante;
3- Nunca lhe dê orientação religiosa. Espere até que ele chegue aos Art. 2015 do CCB/2002 (18 anos - MAIOR E CAPAZ) e “decida por si mesmo”;
4- Apanhe tudo que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas. Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar sobre os outros, toda a responsabilidade;
5- Discuta com freqüência na presença dele. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde;
6- Dê-lhe todo o dinheiro que quiser. Nunca o deixe ganhar seu próprio dinheiro. Por que terá ele de passar pelas mesmas dificuldades por quais você passou?
7- Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. Negar pode acarretar frustrações prejudiciais;
8- Tome o partido dele contra os vizinhos, professores, policiais. (Todos têm má vontade para com o seu filho);
9- Quando se meter em alguma encrenca séria, dê esta desculpa: “Nunca consegui dominá-lo”.
ENTÃO... Prepare-se para uma vida de desgosto. É o seu merecido destino.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O que se deve dar aos filhos é Compreensão e Carinho em toda a fase do crescimento e da vida. Disciplina consistente, porém JUSTA. Estar sempre aberto ao diálogo para com os filhos, mas não para o monólogo, onde só o pai fala e faz sermões inúteis, nunca ouvindo as dificuldades e dúvidas do filho. Faça do seu lar um ambiente feliz, não leve para lá os seus insucessos do dia, nem suas neuroses e desilusões. Não trate seu filho como um adulto em miniatura e nunca deixe faltar Deus no coração dele, caso contrário, ele irá buscar um “deus químico”, na maconha ou nos comprimidos, ou em qualquer outra droga mais letal, inclusive o CRAQUE. Oriente seu filho sobre as drogas, seus alunos e a sociedade.
CUIDE DE SEU FILHO E EDUQUE-O EM CASA E NAS ESCOLAS, OU UM TRAFICANTE O ADOTARÁ E O EDUCARÁ PARA O ILÍCITO, INICIANDO-O A COMETER CRIMES, DESDE OS MAIS SIMPLES AOS MAIS COMPLEXOS, ATÉ CHEGAR AOS HEDIONDOS, "ONDE ESTARÁ DIPLOMADO" "E APTO PARA RESIDIR NAS PENITENCIÁRIAS OU NO PANTEÃO".
A PROPÓSITO: VOCÊ JÁ ABRAÇOU SEU FILHO HOJE?!...
Portanto crianças, jovens e humanos, não se iludam com as drogas ou se deixem levar pelas aparências. Sejam livres e vivam com a consciência superlativa do ser, sempre em ação e assim sendo, sentirão a felicidade e o prazer de viver naturalmente, e não sinteticamente pelas drogas.
REALIDADE É LIBERDADE, É ESTUDAR, É SE FORMAR E TER UMA VIDA BOA, SAUDÁVEL E SEM DROGAS!...
Portanto crianças, jovens e humanos, não se iludam com as drogas ou se deixem levar pelas aparências. Sejam livres e vivam com a consciência superlativa do ser, sempre em ação e assim sendo, sentirão a felicidade e o prazer de viver naturalmente, e não sinteticamente pelas drogas.
Um grande abraço!
Professor: Miguel Cassiano da Silva Serrão
Belém, 8 de março de 2009.
Apoio: Autor anônimo, Johnny Cássio Magno da Silva Serrão e MICASISE - SERRÃO, M. C. S. S.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro cidadão é uma honra tê-lo como leitor. Agradeço a preferência e se sinta a vontade para fazer seu comentário e sugestões.
Cordialmente,
MICASISE - (SERRÃO, M. C. S.)